Rali-Dakar: Sylvio Barros e Carlos Ambrósio prontos para a etapa de abertura

Integrantes da equipe ASW Brasil, que conta também com o piloto Dimas Mattos, esperam um dia difÁ­cil em terras portuguesas.

A primeira experiência dos estreantes Sylvio Barros e Carlos Ambrósio, da equipe ASW Brasil, no Rally Lisboa-Dakar acontece na manhã deste sábado (06/01), quando os competidores inscritos largam para a etapa de abertura da 29ª edição da competição, entre Lisboa e Portimão, cidade localizada na região do Algarve, no litoral sul de Portugal.

Com inÁ­cio programado para as 4h30 (horário de BrasÁ­lia), os pilotos partem da capital portuguesa para 115 quilÁ´metros de deslocamento até o ponto da largada da especial, que deve acontecer por volta das 6h30. O trecho cronometrado terá a extensão total de 117 quilÁ´metros e cerca de uma hora e vinte minutos de duração. Em seguida, os competidores fazem o deslocamento final de 232 quilÁ´metros até Portimão, fechando o percurso total de 464 quilÁ´metros da primeira etapa.

Após o briefing promovido na noite desta sexta-feira (05/01), o piloto Sylvio Barros tomou conhecimento do grau de dificuldade oferecido pelo rali já em sua primeira etapa: “Embora seja uma especial de curta extensão, fomos informados de que a prova será extremamente difÁ­cil devido Á  areia pesada e Á s diversas mudanças de direção”, explicou. “Acabou sendo uma surpresa para nós, mas viemos para cá cientes das dificuldades e esse é apenas mais um obstáculo a ser superado”, concluiu Barros, que compete na categoria Marathon.

Apontada pela organização como uma antecipação do que os pilotos encontrarão pela frente em território africano, a primeira especial promete disputas bastante equilibradas entre os pilotos, com pequena diferença de tempo entre os competidores.

Se a etapa de abertura se transformou em motivo de preocupação, a mudança do roteiro anunciada pelos organizadores, que cancelaram a passagem do rali por Mali, foi bem aceita pelos pilotos da equipe ASW Brasil.

“A entrada em Mali seria um dos pontos mais complicados da competição, portanto acredito que a alteração na rota acabou sendo benéfica para nós, que temos o objetivo traçado de concluir a prova”, disse o piloto Carlos Ambrósio, inscrito na categoria Super Production.

A mudança no percurso do Rally Lisboa-Dakar 2007 ocorreu a partir de uma solicitação do Ministério das Relações Internacionais de Mali, que alegou não ter condições de garantir a segurança dos competidores, organizadores e espectadores. Com isso, a extensão total da prova foi reduzida em quase 800 quilÁ´metros, passando dos 8.696 quilÁ´metros inicialmente previstos para 7.915 quilÁ´metros distribuÁ­dos em 15 etapas.

Confira a programação do Rally Lisboa-Dakar 2007:

06/01: Lisboa (POR) – Portimão (POR) DI: 115 E: 117 DF: 232 T: 464
07/01: Portimão (POR) Málaga (ESP) DI: 15 E: 67 DF: 463 T: 545
08/01: Nador (MAR) – Er Rachidia (MAR) DI: 205 E: 252 DF: 191 T: 648
09/01: Er Rachidia (MAR) – Ouarzazate (MAR) DI: 96 E: 405 DF: 178 T: 679
10/01: Ouarzazate (MAR) – Tan Tan (MAR) DI: 164 E: 325 DF: 279 T: 768
11/01: Tan Tan (MAR) – Zouérat (MAU) DI: 414 E: 394 DF: 9 T: 817
12/01: Zouérat (MAU) – Atâr (MAU) DI: 4 E: 542 DF: 34 T: 580
13/01: DESCANSO
14/01: Atâr (MAU) – Tichit (MAU) DI: 35 E: 589 DF: 2 T: 626
15/01: Tichit (MAU) – Néma (MAU) E: 494 DF: 3 T: 497
16/01: Néma (MAU) – Néma (MAU) DI: 10 E: 366 DF: 24 T: 400
17/01: Néma (MAU) – Ayoun-el-Atrous (MAU) DI: 280 T: 280
18/01: Ayoun-el-Atrous (MAU) – Kayes (SEN) DI: 110 E: 257 DF: 117 T: 484
19/01: Kayes (SEN) – Tambacounda (SEN) DI: 180 E: 260 DF: 18 T: 458
20/01: Tambacounda (SEN) – Dakar (SEN) DI: 124 E: 225 DF: 227 T: 576
21/01: Grand Prix du Lac Rose (SEN) DI: 36 E: 16 DF: 41 T: 93

TOTAL: DI: 1788 E: 4309 DF: 1818 T:7915

DI – Deslocamento Inicial (em km)
E – Especial (em km)
DF – Deslocamento Final (em km)
T – Total (em km)