Rali-Dakar: Kolber é 21º e Palmeirinha 22º no primeiro dia de competição

O dia foi marcado pelo domÁ­nio da Volkswagen, com o português Carlos Sousa sendo o mais rápido entre os carros.


Teve inÁ­cio neste sábado, em Portugal, a maior prova off-road do mundo, o Rally Lisboa-Dakar, com a disputa de uma especial (trecho cronometrado) de 117 km entre as cidades de Lisboa e Portimao. E o dia foi de festa para o público português, que viu dois pilotos locais liderarem as ações entre as motos e os carros. Em duas rodas, Ruben Faria foi o mais veloz, enquanto que em quatro rodas Carlos Sousa comandou a esquadra da Volkswagem nas cinco primeiras posições.

O brasileiro Paulo Nobre, o Palmeirinha (Itaú Private Bank), ficou na 22º colocação entre os carros a bordo de sua BMW X5cc da equipe New Dimension X-Raid, uma posição atrás da dupla brasileira Klever Kolberg/Eduardo Bampi. “Até que enfim começou o Dakar. Hoje tivemos uma especial 100% de areia, que lembrou muito a especial dos 10 anos do Rally dos Sertões, com areia bem fofa e complicada, além de contar com muitos ganchos e área de escape cheia de tocos de árvore que podiam complicar a prova. Ficamos em 22º lugar, o que não foi considerado um mau resultado pela equipe, que não quer nem que eu olhe os tempos até chegarmos a Dakar, pois isso é uma maratona e o que vale é chegar lá”, explicou Nobre, que tem exatos 12min55s de desvantagem para o lÁ­der Carlos Sousa.

Outro detalhe observado pelo piloto brasileiro, que corre ao lado do navegador português Filipe Palmeiro, foi o domÁ­nio dos carros diesel entre os dez primeiros colocados no dia de hoje. “Tinham sete carros com motor turbo diesel entre os 10 mais velozes. Para nós foi bom ver o Guerlain Chicherit colocar a BMW em 6º lugar, logo atrás dos carros da Volkswagen e provando ser a promessa que todos apontam”, falou Palmeirinha, que foi o terceiro carro da New Dimension X-Raid a aparecer na classificação da 1ª etapa, já que o espanhol José LuÁ­s Monterde apareceu na 24ª posição e a alemã Jutta Kleinschmidt ficou apenas na 48ª colocação devido a um problema elétrico em sua BMW X3.

Entre os brasileiros nas motos, Jean Azevedo foi o melhor com o 29ª posição obtida neste sábado. Dimas Mattos foi o 48º, Sylvio Barros o 88º e Carlos Ambrósio o 172º colocado. Riamburgo Ximenez/Lourival Roldan aparece em 128º lugar entre os carros, enquanto que nos caminhões, André Azevedo/Maykel Justo/Jaromir Martinec ficou na 10º colocação na especial vencida pelo holandês Gerard de Rooy.

Neste domingo os competidores deixam a cidade portuguesa de Portimao com destino a Málaga na Espanha. Serão percorridos 545 km, mas somente 67 serão de trechos cronometrados nesta despedida da prova em continente europeu.

Resultados da 1ª etapa do Rali Lisboa Dakar

Carros

1º Carlos Sousa/Andreas Schulz (Portugal – Volkswagen), 1h20min38s
2º Giniel De Villiers/Dirk Von Zitzewirtz (África do Sul – Volkswagen), a 2min31s
3º Carlos Sainz/Michel Perin (Espanha – Volkswagen), a 2min38s
4º Ari Vatanen/Fabrizia Pons (Finlândia – Volkswagen), a 2min38s
5º Mark Miller/Ralph Pitchford (EUA – Volkswagen), a 3min56s
6º Guerlain Chicherit/Matthieu Baumel (França – BMW), a 4min52s
7º Nani Roma/Lucas Senra (Espanha – Mitsubishi), a 4min53s
8º Stephane Peterhansel/ Jean Paul Cottret (França – Mitsubishi), a 5min17s
9º Nasser Al Attiyah/Alain Guehennec (Catar – BMW), a 6min00s
10º Hiroshi Masuoka/Pascal Maimon (Japão – Mitsubishi), a 7min16s
21º Klever Kolber/Eduardo Bampi (Brasil – Mitsubishi), a 12min40s
22º Paulo Nobre/Filipe Palmeiro (Brasil – BMW), a 12min55s
128º Riamburgo Ximenez/Lourival Roldan (Brasil – Mitsubishi), a 1h31min56s

Motos

1º Ruben Faria (POR – Yamaha), 1h22min07s
29º Jean Azevedo (BRA – KTM), a 13min19s
48º Dimas Mattos (BRA – KTM), a 17min56s
88º Sylvio Barros (BRA – KTM), a 31min45s
172º Carlos Ambrósio (BRA – KTM), a 1h02min02s


Caminhão

1º Gerard de Rooy/Tom Colsoul/Arno Slaats (Holanda – Ginaf) 1h40mins00
10º André Azevedo/Maykel Justo/Jaromir Martinec (Brasil – Tatra), a 15min33s