Rally: Começa contagem regressiva para o maior enduro-rally de regularidade da América Latina

Evento terá um percurso total de 1300 Km entre os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco com a participação de mais de 500 inscritos.

Trinta dias! Daqui a um mês a cidade de Fortaleza, capital do Ceará, receberá competidores, jornalistas, mecânicos, equipes de apoio e aficionados pelas emoções fora de estrada de todo o Brasil, além de representantes de outros países, como Inglaterra e Suíça. Será mais de mil pessoas que estarão participando da 21ª edição do maior enduro-rally de regularidade da América Latina, o Cerapió 2008 (www.cerapio.com.br). Os mais de 500 inscritos irão percorrer 1.300 quilômetros pelos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. A largada está confirmada para o dia 23 de janeiro, mas uma semana antes, a cidade já começa a receber os participantes e toda a estrutura do evento. Após passar por Mossoró/RN, Natal/RN e João Pessoa-PB, a caravana do Cerapió chegará a Recife e Jaboatão dos Guararapes para o encerramento e premiação.

“Essa edição será histórica para nós. Chegaremos à maioridade, 21 anos, e estamos partindo para um roteiro inédito, o que será muito importante para dar visibilidade ao evento e oportunidade para muitos competidores participarem”, disse o diretor geral da Radical Produções, organizadora do evento, Ehrlich Cordão. Os competidores serão divididos nas modalidades moto, quadriciclos, bike, carros (regularidade e cross country) e caminhões. As inscrições podem ser feitas através do e-mail: cerapio@cerapio.com.br ou no site: www.cerapio.com.br .

Os dois primeiros dias do evento valerão pelo Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade, pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM). A decisão partiu da própria entidade, e vem ressaltar a importância da prova, maior enduro-rally de regularidade do país. A organização comemora a decisão e espera um número ainda maior de participantes.

O Campeonato Brasileiro de Enduro é realizado em 14 etapas ao longo do ano, em várias partes do país, sendo duas etapas por prova. “Como dirigente da CBM e como nordestino é um orgulho ter o Cerapió como prova do campeonato nacional. Essa é uma competição importante, diferente das demais e mais do que nunca deve permanecer no nosso calendário”, ressaltou o vice-presidente da CBM, Assis Aquino, que também responde como presidente da Federação de Motociclismo do RN – Femorn.

Para o diretor geral do Cerapió, Ehrlich Cordão, a participação do Cerapió no calendário oficial da Confederação Brasileira é muito importante e mostra o respeito que as entidades desportivas têm com o Cerapió. “Estamos muito felizes com esse anúncio, que mostra a força do Cerapió e comprova a nossa seriedade como organizadores da prova”, destacou.

A última conferência do percurso está sendo realizada nesta semana. A organização, sob o comando de Ehrlich Cordão, está utilizando seis motos, três carros 4×4 e 10 pessoas. E a equipe de bike está levantando todo o percurso, que será diferenciado das demais categorias.

ENDURO E RALLY DE REGULARIDADE – No rally ou enduro de regularidade, o competidor precisa obedecer à velocidade estabelecida para cada trecho da planilha (livro de bordo com as direções a serem seguidas durante a prova), e cumprir os seus horários durante o trajeto. No roteiro, a organização coloca Postos de Controle, chamados PC’s, que registram a passagem dos competidores. Nenhum piloto ou navegador (co-piloto para os competidores de carro) sabe onde o PC ficará durante a prova. Então, numa competição de regularidade é preciso estar sempre no tempo ideal e na velocidade certa. Vence quem acumular o menor número de pontos e for o mais regular e preciso possível. A prova terá a apuração da empresa Prisma (www.ce60.com.br) que utilizará os coletores de informações da Totem (www.totemonline.com.br).

VELOCERAPIÓ (categoria rally cross country) – Cross Country confirmado no Cerapió 2008! Os competidores de carros 4×4 que gostam de acelerar pelas especiais de velocidade de um bom rally cross country em trilhas exclusivas do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, já tem um grande motivo para disputar o Cerapió 2008. A organização do Enduro-rally, que estará completando 21 anos, se reuniu com os organizadores do Velobrasil, Fernando e Guilherme Holanda, e confirmaram a realização do Velocerapió em 2008. “As pernoites serão nas mesmas cidades do Cerapió. Estamos definindo o regulamento e os últimos detalhes, mas os interessados já podem fazer a sua inscrição e garantir sua vaga pelo site”, disse Guilherme Holanda.

O piloto cearense atual campeão do Velobrasil e da Mitsubishi Cup Nordeste, na categoria Protótipo, e vencedor do Rally Internacional dos Sertões, Riamburgo Ximenes, já confirmou presença e aguarda participação de pilotos de todo o Brasil na categoria. “Espero que pilotos de todo o Brasil compareçam ao evento que promete ser bastante disputado e competitivo”, disse Riamburgo, confirmando a sua participação e convocando os amigos e concorrentes.

A categoria cross country, ou Velocerapió 2008, vai contar com a participação de duplas baianas, alagoanas, pernambucanas, potiguares, cearenses, paraibanas entre outras equipes que já demonstraram interesse de outras regiões do País. Entre os competidores inscritos e interessados, tem equipes com Troller T4, L200RS, L200 R, TR4 R, S-10, entre outros. Deverão ser realizadas cerca de quatro especiais de velocidade durante o Velocerapió 2008, uma em cada dia de rally.

DESAFIO DAS BIKES – Eles já passaram dos 35 anos. Tem esposa, filhos, vida profissional estável e venceram alguns dos principais obstáculos da vida.. Ao invés de aproveitar esse momento para frear as atividades, fazem justamente o contrário, lançam novos desafios em busca de mais saúde e satisfação pessoal. São os atletas da meia-idade. Muitos deles vão enfrentar em janeiro a maior prova de enduro-rally de regularidade da América Latina: o Cerapió 2008 (www.cerapio.com.br), que acontece de 23 a 26 de Janeiro – com largada em Fortaleza e chegada em Recife – num percurso inédito. Entre os principais objetivos desses competidores, estão à vontade de superar os próprios limites, conhecer novos lugares e fazer amigos. Como motor para cumprir o roteiro, somente o próprio corpo.

Aos 55 anos, o recifense Cesário Ferreira é um bom exemplo de atleta amador que busca no esporte uma forma manter corpo e mente mais saudável. Bancário Aposentado, ele pedala cerca de 200 quilômetros semanalmente para manter a forma. “Sempre gostei de andar de bicicleta. Depois de aposentado, aproveito meu tempo livre para cultivar as amizades que faço nesse esporte. Pedalar para mim significa mais saúde. Eu me encontrei nesse esporte”, comentou.

Essa será a primeira participação de Cesário no Cerapió. Como treino, ele simplesmente mantém a rotina de boa alimentação e atividades físicas diárias. O trajeto off-road, ao que tudo indica, não será um problema. Para ele, os melhores caminhos são os que saem do asfalto, como o próprio nome do grupo que faz parte denuncia: “Escaladores”. “Além de pedalar, também corro oito quilômetros por semana para manter o ritmo. Sei dos meus limites e não pretendo trazer títulos. Só quero participar e aproveitar essa prova”, explica.

Ao todo, serão oito sub-categorias na modalidade bike: O Feminino, categoria única; Masculino Elite; Sub-20, para atletas com menos de 20 anos; Sub-30; Sub-40; Over-50, para atletas acima dos 50 anos e Eco-Turismo, categoria light para os que desejam conhecer o roteiro em um ritmo mais “tranqüilo”.

E é exatamente a tranqüilidade da categoria Eco-Turismo o que busca o carioca José Ricardo. Aos 38 anos, o empresário utiliza o esporte como uma válvula de escape para o stress: “Nesse ritmo frenético do dia a dia, saio para pedalar como uma forma de esquecer um pouco o trabalho, e relaxar”, disse. “Já participei de algumas provas grandes. A família vai junto sempre que dá. Para o Cerapió, já estamos providenciando hospedagem. Eles querem estar sempre perto, e isso ajuda bastante”.

HISTÓRIA – O Cerapió surgiu em 1987, em um bate-papo informal entre amigos, que pretendiam unir pilotos dos estados do Ceará e Piauí. Ao longo de 21 anos de história o evento cresceu, se consolidando como uma das maiores provas de regularidade do país. Os números mostram que o evento, além de diversão para os amantes do off-road, também é responsável por um incremento na economia das cidades por onde passa, não só para o setor turístico, como também para os setores de serviços, alimentação e comércio. O Enduro-Rally Cerapió também realiza ações sociais nos municípios. É a união do esporte radical com o social, levando alimentos que vão ser distribuídos para a população carente.

Na edição 2008 do Cerapió, serão sete categorias: motos, bikes, carros 4×2, carros 4×4 regularidade e cross country (Velocerapió), caminhões 4×4 e quadriciclos. As inscrições podem ser feitas com preço promocional pelo site: www.cerapio.com.br. O Enduro-Rally Cerapió 2008 será supervisionado pela Confederação Brasileira de Automobilismo, Confederação Brasileira de Motociclismo, Federação de Motociclismo do Ceará e Federação Cearense de Ciclismo. O evento conta com a parceria das revistas 4X4&Cia, Moto!, site webventure.com.br, e da empresa Houston Bike. O Patrocínio é da Petrobras e Honda Motos. Outras informações no site: www.cerapio.com.br .

PROGRAMAÇÃO DO CERAPIÓ 2008:

Dias 21 e 22 de Janeiro
9h às 12h/ 14h às 17h – Vistoria técnica e médica:
Local: Marina Park Hotel – Fortaleza/CE

Dia 22 de Janeiro
18h – Briefing
20h – Largada promocional

Dia 23 de Janeiro
Largada: Marina Park Hotel – Fortaleza/CE
Chegada: Estação das Artes – Mossoró/RN

Dia 24 de Janeiro
Largada: Estação das Artes – Mossoró/RN
Chegada: A definir – Natal/RN

Dia 25 de Janeiro
Largada: A definir – Natal/RN
Chegada: Parque Solón de Lucena – João Pessoa/PB

Dia 26 de Janeiro
Largada: Farol da Ponta do Cabo Branco – João Pessoa/PB
Chegada: Praia de Boa Viagem, 2º jardim – Recife/PE

Festa de Premiação:
20h – Hotel Golden Beach – Jaboatão dos Guararapes/PE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *