Rally: Curitiba entra no calendário do Intercontinental Rally Challenge com etapa em março

Capital paranaense receberá evento no mesmo fim de semana do WTCC, o que promete movimentar amantes da velocidade.

Depois do sucesso entre os curitibanos do Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC), a cidade agora receberá mais um certame internacional, o Intercontinental Rally Challenge (IRC), categoria que coloca o Brasil no mapa do rali mundial. A etapa na capital paranaense acontece nos dias 5, 6 e 7 de março, na região metropolitana de Curitiba, próxima à Estrada da Graciosa. Por também ser organizado pela Eurosport, o IRC vai dividir espaço com o WTCC, que corre na cidade no dia 8 de março.

Para quem não conhece, o IRC só está abaixo do Campeonato Mundial de Rali (WRC) em termos de importância, já que os modelos dos carros já são muito próximos e serão iguais a partir de 2010, com a diferença de que os carros do IRC correm com motores aspirados, enquanto os propulsores turbo são utilizados no WRC. A vinda da competição para Curitiba atende aos esforços do prefeito Beto Richa, do empresário e piloto Marcos Marcola e do arquiteto e organizador do tradicional Rally da Graciosa, Anderson Nobre.

Participam do IRC as equipes Peugeot, Volkswagen, Honda, Fiat e Mitsubishi. Apesar de não contar com pilotos brasileiros, a categoria deve atrair a atenção do público curitibano, que gosta de automobilismo no asfalto, na terra ou no off-road. A etapa vai valer também pelos Campeonatos Paranaense, Brasileiro e Sul-Americano de Rali, o que deve trazer competidores do Brasil e da América do Sul para a prova.

A abertura da temporada 2009 do IRC acontece no próximo fim de semana, em Monte Carlo. Curitiba será a segunda de um total de 12 etapas durante o ano ao redor do mundo. O percurso do IRC na capital paranaense terá um total de 699 quilômetros, incluindo as especiais e o deslocamento. Caberá aos franceses Nicolas Vouilloz e Nicolas Klinger (Peugeot 207) defender o título conquistado na temporada passada.

Fonte: Jornal de Londrina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *