Rally Dakar: Amarok Logbuch 20

Carlos Sainz e Lucas Cruz, de VW Race Touareg 2, vencem o Dakar 2010.

Bem que a dupla Nasser Al-Attiyah/Timo Gottschalk, em outro VW Race Touareg, tentou até o final, mas a dupla Sainz/Cruz resistiu e manteve a calma mesmo vendo a sua vantagem de mais de 10min ir diminuindo, diminuindo, até chegar aos 2min12seg finais. A menor margem de vitória em uma prova do Dakar até hoje, pelo menos de que se tenha notÁ­cia ou de que tenham registro.

Hoje de San Rafael até Buenos Aires (ou quase, na verdade até BolÁ­var, 335km de Buenos Aires) uma reta sem fim de 202 km com uma média de 152,70 km/h (a mais alta deste Dakar 2010) em um Pampa infinito, não foi suficiente para incomodar Sainz. A dupla espanhola Sainz/Cruz vence assim a terceira de três provas que participaram desde que começaram a correr juntos no Rally dos Sertões 2009. Uma conquista para Sainz que junta aos seus dois tÁ­tulos mundias de Rally de Velocidade um triunfo no Dakar, “Me tirou um peso enorme dos ombros depois dessa vitória tão dura, tanto fÁ­sica quanto emocionalmente, a primeira vitória da Espanha em carros em um Dakar”, declarou no final. Seu navegador Lucas Cruz ainda acrescentou, “Depois de tanta pressão é bom ter vencido não só adversários tão fortes quanto um Dakar tão difÁ­cil, Carlos é um grande Campeão, paciente, concentrado e muito tenaz, é fantástico vencer com ele.”

VW Race Touareg 2: A fase azul do Dakar

Primeiro e segundo colocados em 2009. Primeiro, segundo e terceiro colocados neste 2010. O Dakar está vivendo definitivamente a sua fase azul. Azul dos Race Touareg 2 que, além das qualidades mostradas nos terrenos acidentados e nas dunas, é capaz de sair rasgando os Pampas sem cerimÁ´nia em velocidades hipnotizantes. Quando a Direção da Equipe VW não interferiu no resultado e deixou que as duplas decidissem tudo nas especiais, tomou uma decisão de altÁ­ssimo respeito ao esporte a Motor, uma decisão que merece entrar também para a história. No último dia do Dakar a Equipe Oficial Volkswagen ficou assim: 1º (#306 Al-Attiyah/Gpttschalk), 2º (#303 Sainz/Cruz), 5º (#305 Miller/Pitchford) e 7º (#300 DeVilliers/Von Zitzevitz). A disputa entre Sainz e Al-Attiyah, que ontem chegou a um alto Á­ndice de discórdia, terminou em paz com a certeza do dever cumprido. Mesmo não sendo o favorito do público, Sainz mostrou que um Campeão, como ele mesmo diz, “Precisa mandar uma mensagem de vez em quando”. E foi isso que ele fez, uma mensagem sem margem de contestação.

O Duelo nos Pampas

Por muitos anos vai ser lembrado e contado. Nas crÁ´nicas, nas imagens de TV e nas palavras dos envolvidos:

” Por um lado é duro ter perdido a chance por pouco de vencer o Dakar. Por outro lado porém, tive a oportunidade da minha vida com a Volkswagen de viver o meu sonho de Dakar até a linha de chegada. Obrigado a eles, eu me sinto totalmente em casa nesta equipe e todos os dias quero estar com eles. Carlos Sainz é um vencedor que merece esta conquista. Um verdadeiro Campeão. Ser segundo atrás dele é um resultado especial. Agora não posso esperar para desafiá-lo no próximo Dakar”, Nasser Al-Attiyah

“Como navegador do Nasser esses foram os 15 dias mais difÁ­ceis mentalmente para mim. Estou extremamante contente com o resultado, demonstramos que estamos prontos para vencer o Dakar. Perder para um piloto excepcional como o Carlos Sainz em uma batalha tão apertada é, eu acho, no mÁ­nimo respeitável”, Timo Gottschalk

Amarok – De volta para o berço

Missão cumprida e as Amarok usadas pela Imprensa retornam para a fábrica em General Pacheco de onde saÁ­ram para se cobrir de poeira, glória, aplausos e para deixar saudades, vontade e expectativas. Elas vão estar nas lojas em breve, trazendo tatuada essa fase azul do Dakar, prometendo sonhos e garantindo emoções.

Por Carlos Lua Cintra Mauro – Buenos Aires hoje é pequena para todos os que completaram o Dakar. Menor ainda para os vencedores que são tantos e tão especiais. O ano mal começou e já deixa no ar uma vontade de mais. Mais Dakar, mais disputas de qualidade, mais competições como essa que em um tempo de quase duas 24 Horas de Le Mans, deixou a todos de pé até os últimos minutos. Obrigado.Â