Rally Dakar:: Bruno Varela, filho do campeão dos UTVs, estreia no Rally Dakar​

Jovem piloto é o atual vencedor da categoria no Rally Merzouga e também competirá com o Can-Am Maverick X3 no principal desafio do calendário off-road

Atual campeão dos UTVs no Rally Merzouga, Bruno Varela está em contagem regressiva para encarar o desafio mais importante da carreira, novamente a bordo do veÁ­culo Can-Am Maverick X3. O piloto paulista de 22 anos irá estrear no Rally Dakar entre os dias 6 e 17 de janeiro de 2019, ao lado do navegador Maykel Justo. Além do alto nÁ­vel técnico da prova, Bruno Varela tem pela frente adversários de peso na categoria para UTVs. Entre eles, seu pai, o piloto paulista Reinaldo Varela, e o navegador catarinense Gustavo Gugelmin – os atuais campeões da categoria no Rally Dakar e representantes da equipe oficial Monster Energy/Can-Am.

“O Dakar é o maior rally do mundo. É uma honra, a realização de um sonho para qualquer piloto, poder disputar essa prova. É minha primeira vez, então estou bastante ansioso para o inÁ­cio da competição”, disse Bruno Varela. A edição 2019 será realizada em um percurso 100% em solo peruano e reserva 5.603 quilÁ´metros de desafios, sendo 2.961 de especiais (trechos cronometrados).

Apesar de muito jovem, o caçula da conhecida “FamÁ­lia da Poeira” possui bastante experiência na categoria para UTVs – chamada no Rally Dakar de SxS. A vitória no Rally Merzouga representou o primeiro tÁ­tulo do Brasil na prova no Marrocos, considerada um “mini Dakar”. Bruno Varela ainda tem no currÁ­culo os tÁ­tulos do Rally dos Sertões e do Campeonato Brasileiro de Rally Baja em 2017. Seu navegador, o paulista Maykel Justo, irá participar do Rally Dakar pela nona vez.Â

O fato de enfrentar o pai na categoria para UTVs não preocupa Bruno Varela – pelo contrário. “Se ele precisar de alguma coisa, alguma ajuda, estarei lá”, frisou. O piloto se sente bem preparado para a largada. “Fiz alguns treinos muito bons no Nordeste e nas dunas da África. Vai ser um rally duro, as dunas do Peru são difÁ­ceis de andar. Será preciso ter muita atenção, pois qualquer distração pode custar caro”, afirmou Bruno Varela.Â

O histórico de sucesso do Can-Am Maverick X3 em terrenos semelhantes, no entanto, traz mais confiança. “O UTV Can-Am Maverick X3 é perfeito para as dunas, é muito difÁ­cil de atolar e é praticamente inquebrável. Ele tem um histórico incrÁ­vel, já que o meu pai é o atual campeão do Rally Dakar e eu venci o Rally Merzouga 2018 com o mesmo modelo. É o melhor UTV do mundo”, garantiu Bruno Varela, lembrando que o modelo foi a escolha dos seis primeiros colocados no Desafio Inca 2018, também disputado nas areias do Peru.

Além dos treinos com o UTV, Bruno afirma ter intensificado os treinos fÁ­sicos, na academia, para “poder chegar lá e aguentar esses dez dias e quase seis mil quilÁ´metros de corrida”. Para o jovem piloto, o objetivo inicial é completar a prova. “Quem termina, normalmente, já garante uma boa colocação”, concluiu.

Sobre a BRP – A BRP (TSX: DOO) é lÁ­der global em design, desenvolvimento, fabricação, distribuição e comercialização de veÁ­culos de propulsão e sistemas de propulsão. O seu portfólio inclui motos de neve Ski-Doo e Lynx, embarcações Sea-Doo, veÁ­culos Can-Am off-road e Spyder, sistemas de propulsão marÁ­tima Evinrude e Rotax, bem como motores Rotax para karts, motocicletas e aeronaves recreativas. A BRP suporta sua linha de produtos com um negócio de peças, acessórios e roupas dedicados. Com vendas anuais de CA $ 4,2 bilhões em mais de 100 paÁ­ses, a BRP emprega aproximadamente 8700 pessoas em todo o mundo.