Rally Dakar: Reinaldo Varela quer vencer em sua categoria

Começa pra valer neste sábado (02/1) o 32º Rally Dakar, a mais dura e perigosa competição do automobilismo mundial. Os 362 veículos vão largar a partir das 5 horas de Colon, a 317 quilômetros de Buenos Aires, e seguem para Córdoba, norte da Argentina. A prova termina dia 17 de janeiro, após ir até o Chile e retornar à capital portenha percorrendo o total de 9.030 km.


“A idéia é ir afinando o entrosamento com o navegador e conhecendo melhor o nosso Mitsubishi Pajeto Full, que é novo. Depois das primeiras etapas vamos mudando nosso ritmo”, avisa Reinaldo Varela (Mitsubishi/Pirelli/Blindarte), único brasileiro Campeão Mundial de Rally Cross-Country (2001), modalidade do mais tradicional rali off-road do mundo.

O primeiro dia será composto de um deslocamento inicial de 349 km, antes de começar a Especial cronometrada de 251 km, na região que recebe a etapa do Campeonato Mundial de Rally (WRC), passando pelo Vale de Calamuchita. Depois o comboio segue por mais 84 quilômetros até Córdoba, totalizando os 684 km da primeira etapa do Dakar Argentina Chile 2010.

“A especial deve ter piso bom, mas deverá ser bem travada, com trechos estreitos. Vamos andar bem tranquilos e depois desta etapa traçamos nossa estratégia para os outros dias”
, aponta Erley Ayala, navegador da equipe Mitsubishi/Pirelli/Blindarte/Rally Brasil.

O primeiro dia de disputas é importante para verificar o desempenho do carro em condição de competição e para realizar as primeiras ultrapassagens, já que a largada foi definida por ordem de inscrição, e não pela performance em prólogo, como é feito regularmente nas provas brasileiras. A partir do segundo dia a largada será de acordo com a chegada.

“Temos que fazer ultrapassagens, isto é normal. Não dá pra ficar esperando. Chegou no carro da frente, tem que passar logo, para largar bem no segundo dia e acelerar a vontade”
, explica Varela, que compete na categoria T2 a gasolina, na qual os carros são originais e de produção comercial.

Em 25 anos de rali, Reinaldo Varela tem os títulos de Campeão Mundial de Rally Cross Country, pentacampeão Brasileiro, tetracampeão do Rally Internacional dos Sertões, pentacampeão Brasileiro e Campeão Sul-americano de Rali de Velocidade. Em 2009 foi o piloto que venceu mais provas da modalidade no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *