Rally Dakar: Veículo da Equipe Petrobras Lubrax conquista melhor resultado brasileiro em todas as ca

O caminhão da Equipe Petrobras Lubrax, formado pelo trio André Azevedo/Maykel Justo/Mira Martinec, chegou à cidade peruana de Lima na tarde deste domingo, último dia de Rally Dakar, com um grande feito: a melhor posição para o Brasil na competição, o oitavo lugar na classificação geral.

São muitos os motivos de comemoração para a Equipe Petrobras Lubrax. Além de ter conquistado o melhor resultado brasileiro em todas as categorias da prova, ela terminou completa em Lima com Denisio do Nascimento, nas motos, e a dupla Jean Azevedo/Emerson Bina Cavassin entre os carros.

Os números desta edição do Rally Dakar comprovam seu alto nível técnico e a fama de continuar sendo uma das provas mais difíceis do planeta. Dos 443 veículos que largaram em 1º de janeiro na cidade argentina de Mar Del Plata, apenas 249 chegaram à capital peruana.

25 anos em grande estilo
A chegada em Lima também teve um gostinho especial para os integrantes da Petrobras Lubrax. “Não tem forma melhor que comemorar os 25 anos de participações do que com a equipe completa em Lima”, afirmou André Azevedo, piloto que alcançou o Jubileu de Prata. Maykel Justo, navegador do caminhão, também estava animado. “Em resumo foi um rali bem difícil, então terminá-lo bem posicionado nos dá grande satisfação”, afirmou.

Em três das quatro edições do Rally Dakar disputado na América do Sul, a Equipe Petrobras Lubrax sempre se destacou, terminando a competição entre os Top 10 e conquistando as melhores posições entre os brasileiros com os seguintes resultados:

2009 – André Azevedo/Maykel Justo/Mira Martinec em 6º lugar nos caminhões
2011 – Jean Azevedo em 7º lugar nas motos
2012 – André Azevedo/ Maykel Justo/Mira Martinec em 8º lugar nos caminhões

A dupla do carro da Petrobras Lubrax terminou o Dakar com a 23ª posição. Para o piloto Jean Azevedo esta edição do rali foi acima de tudo um grande aprendizado. “Posso dizer após tantos dias de competição que aprendemos bastante e ganhamos ainda mais experiência. Tivemos alguns contratempos nesta edição, principalmente na décima etapa, mas conseguimos nos superar e continuar na prova. Também acabamos conhecendo e ajustando o carro no decorrer do rali, então foi uma edição bem desafiadora pra gente”.

O navegador Emerson Bina Cavassin também ressaltou que esta edição do Dakar estava ainda mais difícil do que em anos anteriores. “Todos os dias a etapa nos reservava uma surpresa. As dunas peruanas, por exemplo, eram tão pesadas como as chilenas. Sem dúvida, foi um rali muito duro”, concluiu.

Vitória pessoal -Na categoria motos, o catarinense Denisio do Nascimento fez a sua primeira participação no Rally Dakar e comemorou muito na chegada. “Até na última etapa da competição, disputada hoje, os organizadores ‘aprontaram’ com a gente. Largamos quase todos juntos numa poeira só”, contou o piloto. “Adorei ter competido no Dakar e no início do rali eu achava que não conseguiria terminá-lo por conta de suas dificuldades, mas fui evoluindo a cada dia e provando a mim mesmo que era capaz de chegar até o final. O balanço foi positivo e atingi meu objetivo de chegar em Lima”, acrescentou. Após cerca de 8.000 quilômetros de percurso, Denisio terminou na 24ª posição entre as 98 motocicletas que restaram na competição.

Resultados do Rally Dakar 2012:
Motos
1º Cyril Despres (KTM) – 43h28min11s;
2º Marc Coma (KTM) – 44h21min31s;
3º Helder Rodrigues (Yamaha) – 44h39min28s;
24º Denisio do Nascimento (Honda) – 51h21min38s.

Carros
1º Stéphane Peterhansel/Jean-Paul Cottret (Mini) – 38h54min46s;
2º Nani Roma/Michel Périn (Mini) – 39h36min42s;
3º Giniel De Villiers/Von Zitzewitz (Toyota) – 40h08min11s;
23º Jean Azevedo/Emerson Cavassin (Nissan) – 57h40min45s.

Caminhões
1º De Rooy/Rodewald/Colsoul (Iveco): 45h20min47s;
2º Stacey/Van Goor/Der Kineren (Iveco): 46h12min06s;
3º Ardavichus/Kuzmich/Turlubaev (Kamaz): 47h08min32s;
8º André Azevedo/Maykel Justo/Mira Martinec (Tatra): 53h06min54s.

A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, CCR NovaDutra, Prefeitura Municipal de São José dos Campos, Mercedes-Benz Caminhões e apoio da Renov, BorgWarner, Mahle, Capacetes Bieffe, Sparco América Latina, Fazenda Real, Eye to Eye, SCHIO, Pro Tork, Inmarsat e Artfix.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *