Rally dos Sertões: Equipe Volkswagen domina primeira etapa

Melhor do dia, Nasser Al-Attiyah andou forte e capotou o seu carro no super prime de Santa Helena. Ele continua na disputa.

A caravana da 17ª edição do Rally Internacional dos Sertões, formada por 1.700 pessoas, está na estrada. Na manhã desta quarta-feira (24), os 123 veÁ­culos inscritos disputaram a primeira etapa da competição, de Goiânia (GO) a Santa Helena (GO). O destaque do dia ficou por conta do Race Touareg 2, do catarense Nasser Al-Attiyah (piloto) e alemão Timo Gottschalk (navegador), que está na liderança.

Nesta quarta, além dos 256 quilÁ´metros do trecho especial, aconteceu mais um super prime, prova em circuito fechado que serviu apenas como um show para o bom público presente na cidade de Santa Helena e que não somou tempo na disputa da etapa. Primeiro competidor a chegar na cidade, Zé Hélio, pilotando uma Honda CRF 450X, foi o melhor entre as motos, com 2h59min50s8. Campeão do Rally dos Sertões em 2008, o piloto superou uma queda e alguns desvios de animais para fechar o dia na frente.

“Me diverti muito, tomei um tombinho, mas nada de grave, e tive alguns empecilhos por ser o primeiro na trilha. Tinha também muito animais no roteiro, tive que espantar muitas vacas, o que atrapalhou um pouco”, disse Zé Hélio.

Quarenta minutos depois, Cristiano Souza Batista chegou na primeira colocação entre os quadriciclos. O piloto, que já havia sido o melhor no super prime de Goiânia (GO), realizado na noite anterior, fechou o dia com 3h39min59s6.

“A especial foi muito boa e é um ótimo começo de rally. Agora é pensar nas outras nove etapas. No final do trecho, pegamos uns 30 quilÁ´metros de reta e isso não é bom para o quadri em relação Á s motos, mas cheguei perto dos meninos, como o Zé Hélio”, comentou Cristiano.

Favorita ao tÁ­tulo entre os carros, a Volkswagen não decepcionou nesta quarta e ficou com as três primeiras colocações. O Race Touareg 2 do catarense Nasser Al-Attiyah e do alemão Timo Gottschalk foi o melhor do dia. Destaque ainda para o acidente que envolveu a dupla no super prime felizmente sem conseqüências. Com o equipamento reparado para quinta-feira (25), eles seguem normalmente na maior aventura brasileira.

“Foi uma boa experiência em uma condição não muito fácil, pois largamos em 10º. Foi um bom resultado e espero vencer este rally, pois eu queria participar do Rally do Sertões há três anos e não tinha condições de vir. Espero que o bom resultado se repita nas nove etapas que faltam”, disse Nasser, que completou a especial em 2h30min28s1 e lidera a competição.

Na segunda colocação, chegaram os brasileiros MaurÁ­cio Neves e Eduardo Bampi. O terceiro Race Touareg 2 do dia, dos espanhóis Carlos Sainz e Lucas Senra, saiu do trecho por cerca de seis quilÁ´metros por conta de um erro do navegador e perdeu um precioso tempo.

“O dia foi complicado porque nos perdemos em uma fazenda e andamos cerca de cinco, seis quilÁ´metros a mais, perdendo muito tempo. Vamos ver amanhã como vai ser. Mas o dia foi positivo porque não tivemos nenhum problema com o carro”, declarou Sainz.

“Tive um pequeno erro na interpretação do roadbook e perdemos um pouco de tempo. Foi um pouco difÁ­cil para mim, porque é a primeira vez que estou correndo com esse roadbook, portanto é um pouco mais complicado para mim”, explicou Lucas Senra.

Fechando a galeria dos melhores da primeira etapa da 17ª edição do Rally dos Sertões, o trio formado por Edu Piano, Davi Fonseca e Sólon Mendes, em um Ford F4000, foi o destaque entre os caminhões com 3h14min02s5.

“Foi importante a estratégia que nós fizemos para essa etapa. Quando divulgaram a competição em São Paulo, soubemos que essa etapa seria muito dura, com muitas lombas. Modificamos a preparação, com mudanças na suspensão, que se mostrou eficiente. O caminhão ficou muito bom e é sempre bom começar ganhando”, falou Edu Piano.

Nesta quinta-feira, a segunda etapa acontecerá entre Santa Helena e Cidade de Goiás, ainda dentro do Estado goiano. A largada da especial acontece a partir das 08h00. Piloto de moto, Marcos Finato, com uma fratura de tornozelo esquerdo está fora do rally. Na referência 147, o competidor foi em frente quando deveria entrar Á  direita, e caiu em um buraco de quatro metros. Também de moto, Paulo Ancona cometeu o mesmo erro e teve uma costela quebrada. Ele foi desaconselhado pela equipe médica a seguir na prova.

Confira a relação dos melhores da primeira etapa (resultado extra-oficial):
Motos:
1º – Zé Hélio, Honda CRF 450X – 2h59min50s8
2º – Tiago Fantozzi, KTM 530 EXC – 3h01min58s1
3º – Bianchi Prata, BMW G450X – 3h11min05s3
4º – Carlinhos Ambrosio, KTM 690 – 3h13min38s3
5º – Dimas Mattos, KTM 690 Rally – 3h15min18s7
6º – Ramon Volkart, BMW G 450X – 3h21min03s8
7º – Jacek Czachor, KTM 690 Rally – 3h26min45s3
8º – Javier Fernandez Diego, Yamaha WRF 450 – 3h55min52s2
9º – Andrés Caballero Alcayaga, KTM 530 – 4h05min02s3
10º – Juca Bala, KTM EXC 450R – 4h30min25s6

Quadris:
1º – Cristiano Souza Batista, Suzuki 450 – 3h39min59s6
2º – Carlo Giovanni Collet Junior, Bombardier Renegade – 3h48min25s0
3º – Marcio José Pessoa de Oliveira, KTM 525 XC – 5h00min00s0

Carros
1º – Nasser Al Attiya/ Timo Gottschalk, VW Race Touareg 2 – 2h30min28s1
2º – MaurÁ­cio Neves/ Eduardo Bampi, VW Race Touareg 2 – 2h34min03s1
3º – Carlos Sainz/ Lucas Sebastian, VW Race Touareg 2 – 2h35min52s5
4º – Jean Azevedo/ Youssef Haddad, Mitsubishi L200 Evolution – 2h48min42s0
5º – Romeu Franciosi/ Deco Muniz, Sherpa – 2h48min44s1
6º – Riamburgo Ximenes/ Stanger Eller, Mitsubishi L200 Evolution – 2h49min22s4
7º – Roberto Reijers/ Marcos Almeida, Ford Ranger – 2h50min32s5
8º – Zeca Sawaya/ André Sawaya, Mitsubishi L200 – 2h50min53s5
9º – Reinaldo Varela/ Marcos Macedo, Mitsubishi L200 RS – 2h53min52s1
10º – Fellipe Bibas/ Emerson Cavassin Mitsubishi L200 Evolution – 2h54min40s9

Caminhões:
1º – Edu Piano/ Davi Fonseca/ Sólon Mendes, Ford F4000 – 3h14min02s5
2º – Amable Barrasa/ Guilherme Petrine/ Raphael Bettoni, Ford F4000 – 3h22min00s5
3º – André Azevedo/ Maykel Justo/ Ronaldo Pinto, Mercedes-Benz Ateto 1725 – 3h41min01s1
4º – Guido Salvini/ Weidner Moreira/ Fernando Chwaigert, Mercedes-Benz Atego 1725 – 4h03min18s2
5º – Ulysses Marinzeck/ Evandro Luiz/ Jose de Carvalho, Ford 1722E Cargo – A 4h04min03s2
6º – Carlos Eduardo Ribeiro/ Fabio Tadeu/ Pedro de Lima, VW 13-180 – não completou
7º – Marcos Pegoraro/ Maria Antonieta/ Rogeverson Luiz, Iveco Daily 70-12 – não completou

O Rally dos Sertões 2009 é patrocinado por Petrobras e apoiado pelos Governos dos Estados de Goiás, Tocantins e Rio Grande do Norte, Ministério do Turismo, Goiás Turismo, Shopping Flamboyant, DCCO – Geradores e Motores Cummins, SAMA, Mitsubishi Motors e MACBOOT. O evento ainda conta com supervisão da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).