Rally dos Sertões: LÁ­deres separados por apenas 3s9

Depois de 2,5 mil quilÁ´metros cumpridos de especiais, Nasser Al-Attiyah e Carlos Sainz mostram que disputarão tÁ­tulo até o último instante.

O Rally dos Sertões cumpriu nesta quarta-feira (1º) o seu oitavo dia de competição, com uma especial de 213 quilÁ´metros entre Petrolina, Pernambuco, e Juazeiro do Norte, no Ceará. E a apenas dois dias do final da maior aventura off-road brasileira, a diferença que separa os dois Volkwagen Touareg que lideram a competição entre os carros – depois de 2.582 quilÁ´metros percorridos em trechos cronometrados – é de apenas 3s9.

“A classificação está bem apertada e fomos rápidos para tirar a diferença. Foi tudo bem, com um final de especial bem estreito, mas não tivemos problemas. Amanhã vamos sair na frente, o que é mais difÁ­cil, mas se ficarmos em segundo amanhã, largaremos em segundo no último dia”, afirmou o espanhol Carlos Sainz, que hoje venceu a etapa com 1h51min04s9 e acumula 26h13min48s6 no total.

“Hoje foi um bom dia, com algumas dificuldades durante a especial. Perdemos tempo em relação ao Carlos (Sainz), mas ainda estamos na frente. A disputa está legal e empolgante. Amanhã vamos largar em segundo, o que é bom. Será um dia importante e daremos o nosso melhor”, disse Nasser, que fechou a especial em segundo lugar, a 1min38s atrás de Sainz.

O catarense não esconde a vontade de ser o campeão do segundo maior rally do planeta, embora leve em consideração que tanto ele como Sainz fazem parte da mesma equipe. “Eu e Carlos somos do mesmo time. Com qualquer um de nós em primeiro lugar, a Volkswagen também vencerá. Mas com certeza eu quero vencer. É a primeira vez que dirijo o Touareg e venho correr no Brasil, então será muito bom vencer esse rali”, comentou Nasser.

MaurÁ­cio Neves/Eduardo Bampi completaram o dia na terceira posição e colocou a equipe Volkswagen nos três primeiros lugares com o Touareg.

Caminhões – Entre os caminhões, a vitória na oitava etapa ficou com o Ford F4000 do trio Edu Piano/Solon Mendes/Davi Fonseca, que cumpriu a especial em 2h17min47s9, seguido pelo trio Amable Barrasa/Guilherme Signoretti/Raphael Bettoni (Ford F4000), com 2h34min44s0. Em terceiro ficou o Ford Cargo de Ulysses Filho/Evandro Bautz/José de Carvalho, com 2h50min56s6.

“Foi uma especial muito rápida e gostosa. Em alguns momentos, andamos em um corredor de mata fechada. Não fosse pelo problema que tivemos na câmara de um dos nossos pneus , poderiam ter ido melhor hoje”, disse Amable Barrasa, que após a especial de ontem ultrapassou Edu Piano no acumulado: até agora o lÁ­der entre os caminhões cumpriu todas as etapas em 24h15min54s4 e assumiu a ponta durante a sétima etapa, enquanto Piano, que apesar de ter perdido a liderança na terça-feira tirou um pouco da vantagem hoje, tem 24h19min01s4.

Amanhã o Rally dos Sertões dá a largada para o seu penúltimo dia, com 184 quilÁ´metros na especial entre Juazeiro do Norte (CE) e Caicó, já no Rio Grande do Norte.

O Rally dos Sertões 2009 é patrocinado por Petrobras e apoiado pelos Governos dos Estados de Goiás, Tocantins e Rio Grande do Norte, Ministério do Turismo, Goiás Turismo, Shopping Flamboyant, DCCO – Geradores e Motores Cummins, SAMA, Mitsubishi Motors e MACBOOT. O evento ainda conta com supervisão da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).

Confira a relação dos melhores da oitava etapa (extra-oficial):
Carros (especial)
1º – Carlos Sainz/ Lucas Cruz, VW Race Touareg 2 – 1h51min04s9
2º – Nasser Al-Attiyah/ Timo Gottschalk, VW Race Touareg 2 – 1h52min42s2
3º – MaurÁ­cio Neves/ Eduardo Bampi, VW Race Touareg 2 – 1h56min50s8
4º – João Franciosi/João Batista Tagino, Sherpa – 2h07min46s5
5º – Reinaldo Varela/Marcos Macedo, Mitsubishi L200 – 2h07min48s2

Carros (tempo acumulado)
1º – Nasser Al Attiya/ Timo Gottschalk, VW Race Touareg 2 – 26h13min44s7
2º – Carlos Sainz/ Lucas Sebastian, VW Race Touareg 2 – 26h13min48s6
3º – Jean Azevedo/ Youssef Haddad, Mitsubishi L200 Evolution – 29h26min13s3
4º – Roberto Reijers/ Marcos Almeida, Ford Ranger – 31h09min52s7
5º – Fellipe Bibas/ Emerson Cavassin Mitsubishi L200 Evolution – 31h35min49s

Caminhões (especial 7a etapa)
1º – Guido Salvini/Fernando Chwaigert/Weidner Moreira, Mercedes Benz – 3h03min49s0
2º – Amable Barrasa/Guilherme Signoretti/Raphael Bettoni, Ford F4000 – 3h11min57s0
3º – Edu Piano/Solon Mendes/Davi Fonseca, Ford F4000 – 4h11min58s0

Caminhões (especial 8a etapa)
1º – Edu Piano/Solon Mendes/Davi Fonseca, Ford F4000 – 2h17min47s9
2º – Amable Barrasa/Guilherme Signoretti/Raphael Bettoni, Ford F4000 – 2h34min44s0
3º – Ulysses Filho/Evandro Bautz/Jose de Carvalho, Ford Cargo – 2h50min56s6

Caminhões (acumulado)
1º – Amable Barrasa/Guilherme Signoretti/Raphael Bettoni, Ford F4000 – 24h15min54s4
2º – Edu Piano/Solon Mendes/Davi Fonseca, Ford F4000 – 24h19min01s4
3º – Guido Salvini/Fernando Chwaigert/Weidner Moreira, Mercedes Benz – 27h05min43s7
4º – Ulysses Filho/Evandro Bautz/Jose de Carvalho, Ford Cargo – 31h54min39ss9