Rally dos Sertões: Números de uma equipe de ponta

170 rodas, 30 toneladas de peças de reposição, 17 veÁ­culos. Conheça a complexa logÁ­stica dos atuais campeões do Sertões.

A lista dos itens transportados nos sete caminhões da equipe Volkswagen no Rally dos Sertões soma 60 páginas. Neste catálogo, estão registrados itens que aparentemente parecem um exagero – “170 rodas já montadas, com os respectivos pneus” – mas que compõem um cenário estudado cuidadosamente. As peças de reposição, na verdade, ocupam grande espaço e somam nada menos que 30 toneladas. Além de quatro vãs de serviço modelo T5 e três Crossfox, há ainda os três Touareg Race com o qual time pretende disputar a vitória na maior aventura brasileira. No conjunto, trata-se de uma pequena frota de veÁ­culos super especializados.

A logÁ­stica de uma equipe de ponta nos rallies do tipo cross country é complexa. Somente para mandar todo o equipamento para o Brasil, o time do bicampeão mundial de rali de velocidade Carlos Sainz, do veloz catarense Nasser Al-Attiyah e do brasileiro MaurÁ­cio Neves (que terá como navegador nesta estréia na equipe outro curitibano, Eduardo Bampi) precisou de três semanas de trabalho. Este perÁ­odo inclui carregar, descarregar e completar os trâmites de alfândega. Os quatro caminhões de assistência, as quatro vans T5, o combustÁ­vel e as rodas e pneus seguiram via marÁ­tima. Os três Race Touareg viajaram por via aérea.

Até o final do Sertões, os veÁ­culos de apoio vão completar mais de 10.000 quilÁ´metros desde a chegada a São Paulo, a passagem por Goiânia, a rota do Sertões (5.036 km) e a volta de Natal até São Paulo. É algo próximo a um quarto da distância de uma volta ao mundo.

Os três caminhões de serviço carregam as ferramentas e peças de reposição para os três Touareg. Um quarto caminhão de apoio é equipado com uma cozinha e dois chuveiros, e ainda carrega permanentemente 1.000 litros de água usada para consumo dos membros do time e para lavar todos os três carros todos os dias. Outros dois caminhões levam apenas carga: 5.600 litros de diesel da marca BP Ultimate e pneus.

Todos os caminhões do time contam com um kit de ferramentas que, entre outras coisas, é composto por 27 pares diferentes de alicates, 58 chaves de porca e chaves inglesas, além de 48 chaves de fenda de tamanhos e tipos variados. Mas, curiosamente, o lote todo conta apenas com nove ferramentas especiais. Além disso cada mecânico tem um kit de ferramentas próprio com equipamentos especÁ­ficos usados em seu trabalho nos Touareg.

Prevendo situações crÁ­ticas, os 35 membros do time contam com uma barraca individual equipada com saco de dormir e colchonete. A prevenção parece mesmo ser a chave do sucesso do time vencedor do Sertões em 2008: a equipe pode trabalhar ininterruptamente graças a geradores de força que a tornam auto-suficiente em energia elétrica, e que são capazes de iluminar todo o acampamento e a oficina.

O Rally dos Sertões 2009 é patrocinado por Petrobras e apoiado pelos Governos dos Estados de Goiás, Tocantins e Rio Grande do Norte, Ministério do Turismo, Goiás Turismo, Shopping Flamboyant, DCCO – Geradores e Motores Cummins, SAMA, Mitsubishi Motors e MACBOOT. O evento ainda conta com supervisão da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).