Rally dos Sertões: Segunda especial tem vitória de Palmeirinha e Vanderlei Cassol

A bordo de um BMW, Palmeirinha e Luiz Palu concluÁ­ram o trecho cronometrado em 02h26min16. Nos caminhões, Vanderlei Cassol superou seu irmão Marcos e venceu a especial

Após a conclusão do segundo dia de especiais, a 18ª edição do Rally Internacional dos Sertões chega ao Estado de Minas Gerais, na cidade de UnaÁ­. Competidores de motos, quadriciclos, carros e caminhões se deslocaram pelos 446 quilÁ´metros, sendo 205 deles cronometrados. Anteriormente prevista para 214 quilÁ´metros, a especial de hoje teve de ser encurtada em nove quilÁ´metros, por causa da movimentação do gado em uma das fazendas previstas no percurso.

Nos carros a etapa foi vencida por Paulo Nobre (o “Palmeirinha”) e Luiz Palu, seguidos por João Antonio Franciosi/ Rafael Capoani e Riamburgo Ximenes/ Stanger Eler. Palmeirinha afirma ainda estar conhecendo o ritmo ideal de seu carro, o BMW X6, o único automóvel importado inscrito na competição. “Estou ganhando intimidade com o veÁ­culo aos poucos. Por isso larguei e fomos na mesma toada, tranquilos. Não podemos correr riscos e logo no segundo dia do Sertões o ritmo deve ser esse. Nos últimos 50 quilÁ´metros da especial de hoje, onde o piso do cerrado parece um sabão, foi duro de segurar, mas conseguimos concluir bem”, afirmou o piloto.

João Franciosi concluiu a etapa na segunda posição, mas pode sofrer uma punição e ter 20 minutos acrescidos em seu tempo final de prova. “O rendimento do carro nesses dois dias foi uma surpresa para a gente. O carro ainda não está acertado e apresenta alguns problemas. O principal deles acontece na pressão da turbina, que aos três mil giros, ao invés de subir, cai. Como a especial de hoje era muito rápida, o carro não conseguiu render o esperado. Vamos tentar corrigir isso para amanhã”, declarou o piloto, que disputa a prova a bordo de um protótipo Sherpa. A situação de Franciosi será definida pela Confederação Brasileira de Automobilismo nesta sexta-feira (13).

“Hoje tivemos um andamento normal de prova, exceto pela alteração do local da largada. Também houve um acidente com o Carlos Ambrósio (piloto de motos), que acabou batendo em uma cerca, mas conseguimos efetuar o resgate com sucesso”, comentou Marcos Moraes, organizador da prova. Prontamente atendido, Ambrósio quebrou a clavÁ­cula e está fora do rali.

Pesados

Nos caminhões, a equipe Território 4×4 venceu novamente, mas desta vez com o piloto Vanderlei Cassol, que superou seu irmão Marcos, o segundo colocado, ao lado de seus companheiros Lelio Carneiro e Henrique Oliveira. O terceiro posto ficou com o caminhão pesado de Andre Azevedo, Maykel Justo e Ronaldo Pinto.

“A especial de hoje foi longa e trabalhosa. O equipamento suportou tudo muito bem, e pudemos recuperar um pouco do tempo perdido ontem. Isso não quer dizer que hoje foi um dia fácil. Tinha muita piçarra, subida e descida, enfim, uma especial bem completa, que deixou a gente bastante cansado. Foi legal ter feito a dobradinha com o meu irmão. Estávamos andando perto, então ficava um forçando o ritmo do outro, o que é ótimo se pensarmos na equipe como um todo”, afirmou o vencedor de hoje.

Já Andre Azevedo elogiou as paisagens do interior do paÁ­s. “O dia foi bom, mas tivemos um pneu furado. Não fosse isso teria sido melhor ainda, mas, mesmo assim foi legal. Foi uma etapa longa e muito bonita, com belas paisagens. Ainda não dá para falar que o rali começou para valer. Falta aquele tempero especial que o Sertões tem”, disse sorrindo o competidor.

Confira os dez primeiros na segunda especial dos carros:
1º – Paulo Nobre (Palmeirinha)/ Luiz Palu – BMW – 02h26min16.2
2º – João Antonio Franciosi/Rafael Capoani – Sherpa – 02h27min45s
3º – Riamburgo Ximenes / Stanger Eler – Mitsubishi – 02:28:05.0
4º – Marlon Koerich / Deco Muniz – Sherpa -02:29:05.8
5º – Guilherme Spinelli/ Youssef Haddad – Mitsubishi – 02:29:47.4
6º – Klever Kolberg/ Flavio de França – Mitsubishi – 02:31:38.0
7º – Cristian Baumgart/ Beco Andreotti – Mitsubishi – 02h32min01s9
8º – Luiz Facco/ Silvio Deusdará – Mitsubishi – 02:33:09.4
9º – Roberto Reijers/ Rogério Almeida – Ford – 02:33:41.8
10º – Marcos Baumgart/ Kleber Cincea – Mitsubishi – 02:34:23.6

Veja como terminou a especial dos caminhões:
1º – Vanderlei Cassol/ Lelio Carneiro/ Henrique Oliveira – Ford – 2h42min14s
2º – Marcos Cassol/ Rodrigo Mello/ Davi Fonseca – Ford – 2h45min31s
3º – Andre Azevedo/ Maykel Justo/ Ronaldo Pinto – Mercedes Benz – 2h47min52s
4º – Felicio Bragante/ Ricardo Costa/ Nelson Corder – Ford – 2h53min30s
5º – Amable Barrasa/ Guilherme Signoretti/ Raphael Bettoni – Ford – 2h54min50s
6º – Kenner Garcia/ Ronie Von Silva – Ford – 03h01min33s
7º – Guido Salvini/ Weidner Moreira/ Fernando Chwaigert – Mercedes Benz – 03h03min55s
8º – Ulysses Marinzeck/ Cesar Botas/ Adriano Silva – Ford – 03h09min11s
9º – Luciana Bragante/ Roberlena Moraes/ Carla Martin – Ford – 3h45min03s
10º – Edu Piano/ Solon Mendes/ Marcos Alves – Ford – Não concluÁ­ram

*Resultados extra oficiais

Confira todos os resultados no link: http://www.webventure.com.br/sertoes2010/resultados/consolidado

Veja como será a sexta-feira (13/08) do Rally Internacional dos Sertões:
3ª etapa – UnaÁ­ (MG) – Alto ParaÁ­so de Goiás (GO)
Deslocamento Inicial: 29 km
Trecho Especial: 220 km
Deslocamento Final: 167 km
Total: 416 km