Os nomes que estão colocando Juiz de Fora no topo das competições de rallye se preparam para um final de semana mais do que especial. Nos próximos dias 21, 22 e 23 de setembro, em Ouro Branco (MG), o piloto Fabiano Altomar e o navegador Marcelo Leitão participam de uma jornada tripla. A equipe FBA Rallye disputa os pódios da 6ª etapa do Campeonato Sulamericano, 6ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Rallye e a da 4ª fase do Mineiro de Rallye.
De acordo com Marcelo Leitão, “serão 12 equipes na categoria N2, fora as equipes das categorias A8, A7, A6, N4 e Cross Country. Desse número, seis são considerados fortÁssimos, como os dois Celtas da equipe oficial da Chevrolet.â€No entanto, se depender do histórico da dupla, o resultado desse rallye de velocidade será bastante positivo. “Iremos enfrentar muitos deles pela primeira vez, mas continuar na liderança do Mineiro e conquistar o pódio no Brasileiro e no Sulamericano é a nossa metaâ€, afirma. Um ideal cada vez mais real, afinal “já temos em nosso currÁculo um terceiro lugar no Brasileiro (conquistado em 2006) com o carro antigo, com o veÁculo novo não podemos esperar menosâ€, confirma Leitão. Confiança que se estende aos importantes patrocÁnios conquistados, como Cerveja Itaipava e Repsol Lubrificantes, e o apoio de empresas, como Fba Imports Auto Center, Delta Fiat e Maneco Pneus.
A equipe FBA Rallye é consciente que a disputa será bastante acirrada, especialmente porque, segundo o piloto Fabiano Altomar, “é uma prova internacional de longa duração, com seis especiais sábado e cinco no domingo.†O navegador Marcelo Leitão acrescenta que “serão 184 km de trechos cronometrados enquanto o campeonato mineiro tem apenas 70 km de especiais, ou seja, mais do que o dobro.†Somados aos 232,95km de deslocamentos, a prova soma um total de 417,25 km. A expectativa é grande, já que “será uma maratona de alta velocidade, que acontecerá ao redor de Ouro Branco, Ouro Preto e Mariana. A pista de Ouro Branco é considerada a melhor do Brasil, trechos de retas e curvas de alta velocidade mesclados com 30% de trechos altamente técnicos e travados. Já nas outras cidades mineiras, o percurso predominante é travado, sinuoso e estreitoâ€, explica o navegador. Ele conta que “para adequar as pistas mineiras ao regulamento do Campeonato Sulamericano, o trajeto cronometrado foi alongado e ainda teremos dois trechos inéditos até mesmo para os mineiros.â€
Todos esses fatores fazem com que este rallye em Ouro Branco seja diferente dos outros anos. E isso, segundo os responsáveis pela ida do Sulamericano a Ouro Branco, inclui “a estrutura fÁsica das equipes, o apoio mecânico, o nÁvel de preparação dos carros e até mesmo a extensão e grau de dificuldade das especiais.†Uma prova dessa singularidade é o fato de que não há mais vagas disponÁveis em hotéis e pousadas na pacata cidade de Ouro Branco e redondezas. São esperadas, além das equipes brasileiras, competidores e mecânicos da Argentina, Equador, BolÁvia, Paraguai, Uruguai e Chile, empresas de peças e componentes automotivos, patrocinadores, mecânicos, investidores, olheiros, jornalistas nacionais e internacionais, neste que é considerado um “super rallye, incomum em terras mineiras e brasileirasâ€, comemora Marcelo Leitão.