Rally: Eis a grande novidade de 2008, o Ford Focus Rally

Irmãos Juliano e Rafael Sartori trocam de categoria no CBR e apresentam oficialmente a roupagem do novo carro a estrear no rally.

Uma das grandes novidades do rally de velocidade no Brasil em 2008 será a estréia de um novo carro e uma nova categoria. A N3 (carros com motor até 2,0 litros, tração simples e preparação limitada) é a categoria da vez. Sua estréia está marcada para a primeira prova do ano, em Pomerode, Santa Catarina, no próximo dia 12 de abril.

E lá será o palco da estréia dos irmãos Juliano e Rafael Sartori na nova categoria e também com o novo carro, um Ford Focus 2.0 preparado especialmente para o rally de velocidade. O novo carro está em fase final de preparação na Abadia Competições, nas mãos do experiente preparador Francisco Abadia.

Grande parte da estrutura do carro já foi finalizada como colocação de acessórios de segurança. Agora, na parte final serão feitos os últimos ajustes no motor. Provavelmente em até 15 dias o carro já possa ser testado pela dupla que disputará toda a temporada do Campeonato Brasileiro de Rally.

Para Juliano e Rafael o novo carro aponta também um novo desafio. “Será importante trabalhar em cima deste novo carro, numa categoria que acreditamos ser um referencial no futuro do rally no Brasil. Estamos otimistas e confiantes de ter tomado a decisão certa”, destaca Juliano.

Em oito anos nas pistas, Juliano e Rafael sempre andaram juntos. Estrearam no Rally de Erechim em 1999 na categoria A6 com um VW Gol. Depois, já em 2001 buscaram uma evolução maior partindo para a categoria N4 com um Mitsubishi Lancer. Mais tarde, em 2005 veio o Subaru Impreza WRX e finalmente um ano depois o Impreza STi.

Nas pistas a dupla acumulou vitórias e experiências. Atualmente é uma das principais duplas do rally brasileiro. Entrar na categoria N3, que volta a ser disputada no Brasil e mostra que desta vez veio para ficar, mostra a maturidade da dupla que quer desenvolver um novo projeto e buscar o aprimoramento como competidores e também tÁ­tulos. O time corre com apoio da Bitshop, Abadia Competições, Yokohama e Ford Superauto.

Para Juliano, a dupla terá durante o ano uma fase da adaptação ao carro, totalmente diferente do que usavam nos últimos anos na categoria N4. Mas para ele a expectativa é boa. O navegador rafael diz que a adaptação será uma questão de tempo.

Entre os objetivos da equipe está a conquista do tÁ­tulo brasileiro, mas com cautela. “O titulo do CBR é um sonho para nós, pois ainda não o conquistamos. Mas sabemos que este ano será de adaptação ao carro novo. Daremos um passo de cada vez. Se der tudo certo tentaremos ganhar o titulo este ano com certeza”, diz Rafael.

O layout do carro

O Ford Focus por si só já é um carro diferenciado, com linhas modernas e que chamam a atenção do grande público consumidor de automóveis no Brasil. O layout do carro inclui a frente em cor prata tendo a traseira totalmente azul. Listras azuis também formam detalhes nas duas portas. A logomarca da Ford aparece com destaque nas duas laterais do Focus.

O Focus

O Ford Focus foi lançado na Europa em 1998 para suceder o Escort e competir com os modernos Fiat Brava, Opel Astra (Chevrolet no Brasil) e Volkswagen Golf. Moderno, prático, mais silencioso e aerodinâmico, o Focus veio para fazer o mesmo sucesso que o antecessor Escort havia tido. Uma de suas inovações na categoria foi a suspensão traseira multibraço. Começou a ser produzido em 2000 na Argentina, de onde é exportado ao Brasil. O Focus chegou ao Brasil em 2000 com carrocerias hatch de cinco portas e sedã de quatro portas.

Breve histórico no Brasil

2000: Lançamento nas versões básica (motor 1,8 16V para hatch e 2,0 16V para sedan) e Ghia (2,0 16V para hatch e sedã).
2003: Série especial XR 2,0 16V. Opção de câmbio automático.
2004: Substituição do motor 1,8 16V pelo 1,6 Zetec Rocam. Mudanças de estilo.
2005: Substituição do motor Zetec 2,0 16V pelo Duratec 2,0 16V.
2007: Lançamento do motor 1,6 Flex.

A Ford pretende reestilizá-lo em 2008, como base terá a segunda geração européia, que foi restilizada no salão de frankfurt 2007. A Ford cogita, ainda manter o atual Focus, como uma versão mais acessÁ­vel ao moderno e equipado Focus 3.