Rally: Ex-Fórmula 1, Monteiro estréia no Dacar 2008

A torcida portuguesa terá um nome de peso para quem torcer na largada do Rali Dacar 2008, no dia 5 de janeiro, em Lisboa. Ex-piloto de Jordan e Midland na Fórmula 1, o local Tiago Monteiro irá disputar a 30ª edição da prova off-road mais tradicional do mundo.

O português passou a última temporada competindo pelo Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC). Mais adaptado às novas competições, Monteiro decidiu se aventurar e tentar a travessia do deserto do Saara. “Sempre quis correr o Dacar, mas as escolhas que fiz em minha carreira me levaram para outros lugares, e eu nunca tive a possibilidade antes deste ano”, afirmou o lusitano nesta quinta-feira, segundo o site oficial da competição, surpreendendo ao dizer que poderia competir em outra categoria.


“Sempre fui um aventureiro. Um dos meus sonhos, por muito tempo, foi dar a volta ao mundo em uma bicicleta. Eu gostaria de ter começado minha participação sobre as duas rodas, mas não acho que tenho nível suficiente para tal”, revelou o frustrado desafiante das motos.


Monteiro irá correr em um buggy sem navegador, concebido pelo designer Philippe Gache e que permite ao piloto cuidar também de sua orientação. O veículo foi testado no Marrocos em três dias, deixando o piloto satisfeito – mas ao mesmo tempo apreensivo pela pouca preparação para a prova.


“Sobre a navegação, li a planilha recentemente pela primeira vez e tentei a navegação em minha moto. É muito difícil”, reconheceu. “Acho que vou levar alguns dias para pegar o jeito e passar pelas montanhas. Além disso, preciso aprender como sair sozinho da areia, caso precise.”


Mesmo animado, o piloto da Seat no WTCC adianta que sua primeira experiência no Saara servirá para apenas conseguir experiência necessária para um eventual retorno. “Em primeiro lugar, é um desafio. O mais importante é chegar ao final, mas eu não sei exatamente a que velocidade vou pilotar”, encerrou.


Fonte: Gazeta Esportiva.Net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *