Rally: Palmeirinha não correrá o Sertões 2008

Piloto brasileiro e equipe da BMW não chegam a um acordo. Nobre não deve mais correr pela marca alemã e não tem tempo de viabilizar aquela que seria sua 8ª participação na prova.

Um dos maiores incentivadores e entusiastas do Rally Internacional dos Sertões não disputará a edição de 2008 da prova. Paulo Nobre, o Palmeirinha (Itaú Private Bank) não chegou a um acordo com a equipe New Dimension X-Raid, representante da BMW nas competições de rali cross country, sobre o cancelamento do Rally Lisboa-Dakar, e não competirá mais com o carro alemão. Sem tempo hábil para viabilizar o que seria sua 8ª participação consecutiva, Palmeirinha se viu obrigado a ficar de fora do Rally dos Sertões neste ano.

Desde que passou a disputar o Campeonato Mundial de Rali Cross Country em 2006, Palmeirinha sempre promoveu a competição brasileira para pilotos, equipes e dirigentes no exterior. Coincidentemente, não vai competir justamente na edição em que o Sertões fará parte do Campeonato Mundial de Rali Cross Country da FIA. “Não estou acreditando que não vou correr o Sertões! Parece um pesadelo!” resumiu Palmeirinha, que encara a prova como a mais importante do ano para ele. “Em 2001, caÁ­ de para-quedas no mundo do cross country quando corri pela primeira vez na minha vida um rali. E foi justamente no Sertões. AÁ­ me apaixonei pela prova! Ao final de cada ano já ficava esperando a próxima edição chegar. Vinha evoluindo a cada edição e ultimamente me permitia sonhar em vencer esse rali, que era o `meu Dakar´. É difÁ­cil explicar o quanto estou triste”, falou Nobre.

O desgaste causado pelas negociações sobre as compensações financeiras em virtude do cancelamento do Rally Lisboa Dakar foram determinantes para a decisão de Palmeirinha. “A relação com a equipe X-raid é ótima! Me dou bem com todo mundo. Os mecânicos são nota dez! Os pilotos e navegadores me adotaram e foram grandes professores! A galera da logÁ­stica, motores, administração, em suma deixo grandes amigos e tenho muito orgulho de ter corrido na BMW. Mas na vida nem tudo é como nos queremos e sonhamos. O cancelamento do Dakar 2008 foi um desastre. Causou prejuÁ­zo grandes a todo mundo e infelizmente a BMW e eu não conseguimos chegar a um acordo de compensação financeira que fosse bom para ambas as partes e com isso inviabilizou minha permanência na equipe. Todo mundo tem seu limite e eles chegaram no meu”, contou o piloto.

Apesar de ficar de fora na maior edição do Sertões até agora, Palmeirinha fala que ficará na torcida que a prova continue a crescer, além de acompanhar o desempenho dos ex-companheiros de equipe. “Esse ano finalmente o Sertões vai ser uma das etapas do Campeonato Mundial de Rali Cross Country da FIA, muitas feras virão correr aqui e tenho certeza que vão se encantar com nossa prova e se Deus quiser voltarão muitas outras vezes, trazendo muitos outros competidores de peso. Mas por ironia do destino, bem nesse ano, eu não vou participar! Mas a minha ex-equipe estará super bem representada pelos meus grandes amigos Nasser “AtaÁ­de” Al Attia e Tina “The Beauty” Tonner e também pelos recém chegados e muito gente boa Orly “chileninho” Terranova e Lee “Papa” Palmer”, disse Nobre se referindo as duas duplas da X-Raid que competirão no Rally dos Sertões deste ano.

Sobre seu futuro nas competições, Palmeirinha prefere aguardar o momento certo para tomar alguma decisão. “O baque foi grande, não sei ainda o que vou fazer e acho que qualquer decisão que tome agora posso vir a me arrepender depois. Então vou me dar um tempo e com calma decidir meu futuro no automobilismo”, explicou o brasileiro. Enquanto competiu pela BMW, Nobre obteve a 3ª colocação no Campeonato Mundial de Rali Cross Country da FIA em 2006, além da 2ª colocação no Rally dos Faraós do mesmo ano. Em 2007, foi o 4º colocado no Mundial e obteve o 3º lugar no Rally dos Sertões.