Rally: RondÁ´nia Rally Team continua na briga pelo tÁ­tulo do Campeonato Brasileiro

A pequena e tranqüila cidade de Tunas, localizada a 60 quilÁ´metros do Curitiba PR, acordou na manhã do último sábado, 6 de setembro, com o ronco dos motores dos carros e caminhões que participaram da 3º etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country, nomeado de 1º Rally da Independência.

As 22 equipes inscritas deixaram as marcas dos pneus de seus veÁ­culos ao longo dos 127 quilÁ´metros de prova, que inicialmente teria 165 quilÁ´metros, mas devido Á  chuva que alterou negativamente o terreno, a organização do evento cortou parte do roteiro para preservar a segurança dos competidores. O piso ficou muito liso e as máquinas patinavam demais, e como havia vários precipÁ­cios ao longo do caminho – pois 80% do trajeto passaram por região de serra – era preciso ter extremo cuidado para controlar o carro e não cair no barranco.


Â


Mas nem o frio e a chuva que caiu durante a maior parte do dia foram capazes de esfriar o clima que, dentro da pista, esquentava a cada metro percorrido. Temperatura que atingiu Á­ndices elevados na categoria Production Brasil, pois mesmo diante das dificuldades, a RondÁ´nia Rally Team não poupou esforços, superou com consciência todos os obstáculos e terminou a competição na segunda posição, com o tempo de 3 horas 01 minuto e 50 segundos. Os vencedores foram Hugo Rodrigues e Kaique Bentivoglio.


Â


“Foi uma emoção diferente a cada segundo”, brincou o piloto Bonache. “Já estávamos tensos, porque brigávamos pela segunda posição na categoria, mas o percurso estava perigoso. Entrávamos nas curvas tracionando, mas por conta do barro, precisamos dosar a velocidade para evitar um acidente. Houve lugares que simplesmente ‘passeamos’, pois se acelerássemos, perderÁ­amos facilmente o controle da picape”, explicou.Â


Â


A corrida apresentou trechos de pedras e cascalhos intercalados com piso liso, subidas, descidas, travessia de rio e mata fechada. Com isso, as duplas sofreram bastante para completar o trajeto, que passou pelas Fazendas Água Clara e Ponta Grossa.


Â


Após o Rally da Independência, a classificação na Production Brasil tem Reinaldo Varela e Marcos Macedo na liderança com 46 pontos, Rodrigues e Bentivoglio com 44, e Bonache e Ribeiro seguem na cola com 39 pontos, esquentando a briga pelo tÁ­tulo.


Â


“Estamos melhorando o nosso desempenho a cada prova do Brasileiro: ficamos em terceiro lugar, na corrida de Pomerode, SC, e agora chegamos na segunda posição. Se continuarmos assim, vamos ser os primeiros na próxima etapa”, concluiu sorridente, Ribeiro.


Â


Na classificação geral, Jean Azevedo e Youssef Haddad foram os mais rápidos. Fellipe Bibas e Emerson Cavassin ficaram em segundo lugar, seguidos por MaurÁ­cio Neves e Clécio Maestrelli.


Â


Na Caminhões, a Amable Barrasa, Eduardo Sachs e Rafael Bettoni não tiveram dificuldades para vencer, já que Guido Salvini e Weidner Moreira e Fernando Chwaigert, por questões de segurança, decidiram abandonar o rali, devido as condições desfavoráveis da pista.


Â


A próxima etapa do Campeonato Brasileiro ainda não tem data e nem local definidos, a CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo – deverá divulgar ainda esta semana o destino da competição.


Â