Rally: Salvini Racing dispara na liderança do Brasileiro de Cross-Country

Em uma prova dura, onde alguns veÁ­culos quebraram, a equipe Salvini Racing supera todos os obstáculos e vence a 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country, na categoria caminhões.

A 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country aconteceu neste final de semana, 14 e 15 de julho, em Santa Catarina. Nomeado de Rally Cidade dos PrÁ­ncipes, a prova também abriu a temporada 2007 da Copa Catarinense de Rally Cross-Country. Na categoria caminhões, a equipe carioca Salvini Racing faturou a terceira vitória consecutiva, com a marca de 2 horas 4 minutos e 8 segundos, e dispara na liderança rumo Á  conquista do tricampeonato nacional.

Guido Salvini, Weidner Moreira e Fernando Chwaigter – que competem a bordo de um Mercedes-Benz Atego 1725 -, enfrentaram um roteiro de 32,38 quilÁ´metros, percorridos por três vezes (sendo uma volta em sentido inverso), num total de 97,14 quilÁ´metros de especiais. O percurso foi levantando dentro de uma propriedade de reflorestamento de eucaliptos, com piso predominante de areia, na cidade de São João do Itaperiú.

De acordo com Weidner, a disputa foi muito dura, ora travada, ora em alta velocidade. Devido a quantidade enorme de buracos ao longo da pista, vários veÁ­culos sofreram avarias. “Alguns carros quebraram roda, diferencial, entre outros problemas. Mas nós não passamos por nenhum tipo de susto, pois temos um equipamento robusto e resistente e, além disso, adotamos uma pilotagem consciente”, disse satisfeito o navegador.

Segundo Weidner, o rali exigiu da navegação. “Passamos por descampados, com vegetação bem baixa e com várias estradas que confundiam bastante. Foi preciso analisar com muita atenção as referências e estar com o hodÁ´metro bem aferido para não errar o caminho”, relatou o navegador.

Guido contou que por conta da chuva que caiu na região, formaram-se algumas poças de água, que deram ainda mais emoção a prova. “Também havia várias depressões ao longo do trajeto, que nos obrigou a diminuir a velocidade do caminhão. Porém, tiveram duas retas longas onde atingimos a média de 160 km/h”, contou entusiasmado o piloto.

O evento – organizado por Deco Muniz – foi um sucesso. Só não foi melhor por conta da chuva (que obrigou o cancelamento de parte da especial de ontem), e da proximidade com o Rally dos Sertões, que acontece entre os dias 6 e 18 de agosto, o que certamente abaixou o grid de carros para a disputa catarinense.

Com essa vitória, a Salvini Racing soma 52 pontos no campeonato. “Como possuÁ­mos uma grande vantagem na liderança do Brasileiro, nosso foco será manter uma regularidade, independe de vencer a etapa ou não. A partir de agora, o mais importante será terminar as especiais e conquistar bons pontos”, analisou Guido.

Nos carros, venceu Guilherme Spinelli/Marcelo Vivolo, seguidos por Ingo Hoffmann/Lourival Roldan e Fellipe Bibas e Emerson Cavassin.

A próxima etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country será nos dias 15 e 16 de setembro, na cidade de Pirassununga, SP.