Rally: Sertões também define tÁ­tulo brasileiro de Rally Cross-Country

Bruno Varela/Gustavo Bortolanza e Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin foram campeões

Válido como terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country, o Rally dos Sertões consagrou duas novas duplas campeãs nacionais: Bruno Varela/Gustavo Bortolanza, na categoria UTV 1, e Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin, na UTV Over Pro. As duas duplas competem pela equipe Can-Am Monster Energy, que venceu na classificação geral da UTV quatro das cinco etapas realizadas pelo Sertões desde sábado passado – duas das sete programadas foram canceladas por más condições climáticas.

A vitória na classificação geral ficou com a dupla DenÁ­sio Casarini Filho/Ivo Mayer, enquanto Reinaldo/Gugelmin conquistaram o tÁ­tulo da categoria Over Pro. Ao todo, 55 duplas participaram da UTV, divisão mais competitiva do Sertões.

Jovem campeão – O tÁ­tulo brasileiro de Cross-Country é o primeiro do jovem Bruno Varela, que também é o atual bicampeão brasileiro de Rally Baja e campeão do Sertões de 2017, quando se tornou o mais jovem piloto a vencer a principal prova do off-road nacional. “Chegamos muito fortes aqui no Sertões, tanto que nossa equipe conseguiu o primeiro lugar em quatro dos cincos dias de disputa. O tÁ­tulo brasileiro é uma conquista maravilhosa, pela qual estamos lutando desde o começo do ano. Então eu e o Bortolanza saÁ­mos daqui felizes com o nosso desempenho e o trabalho da equipe”, resumiu Bruno Varela.

Reinaldo Varela já foi campeão Brasileiro de Rally Cross-Country nove vezes. Experiente ele saboreia a nova conquista como se fosse a primeira: “Competir está no meu DNA e também é o caso do (navegador Gustavo) Gugelmin. Acho que foi por essa paixão pelo esporte que conseguimos mais esse tÁ­tulo brasileiro, que terá um lugar especial entre na nossa carreira”, diz Reinaldo, que ao lado de Gugelmin é o atual tricampeão mundial de Rally Cross-Country na categoria UTV. “Parabéns a toda a equipe Can-Am Monster Energy e obrigado por ter nos ajudado a chegar a mais essa conquista”, finalizou.
Potencial para vencer –Rodrigo Varela/Gunnar Dums chegaram ao último dia do Sertões na liderança da prova. Mas um problema técnico os tirou da trilha por 30 minutos, o suficiente para que perdessem o tÁ­tulo da principal corrida brasileira. “Como dizem aqui no Sertões, essa corrida só termina quando acaba. Nós sabÁ­amos que imprevistos fazem parte do jogo e o que aconteceu conosco poderia ter acontecido com qualquer outra dupla. Estamos felizes por termos mostrado que tÁ­nhamos potencial para vencer. E vamos tentar novamente em 2021”, disse Rodrigo, que juntamente com Dums ficou com o vice-campeonato na categoria UTV 1 do Sertões.

Com participação de 233 veÁ­culos entre UTVs, carros, motos e quadriciclos, a 28ª edição do Rally dos Sertões teve inÁ­cio em Mogi Guaçu, interior de São Paulo para cruzar também estados de Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Maranhão, além do Distrito Federal. A prova foi encerrada ontem após 4.749km de percurso, sendo 1.837km de trechos cronometrados em alta velocidade – as chamadas especiais, onde a corrida ocorre propriamente.

Números gerais Rally dos Sertões 2020:
Percurso: Mogi Guaçu (SP) a Barreirinhas (MA)
Estados percorridos: São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Maranhão e Distrito Federal.
Competidores: 233 veÁ­culos, 403 pilotos e navegadores
Especiais: 1.837km
Deslocamentos: 2.912km (considerando o dia de deslocamento até o Distrito Federal)
Total: 4.749km