Rotax Max Challenge Grand Finals: Campeonato termina para os brasileiros em Al Ain, nos Emirados Ára

Primeira participação do time nacional foi marcada por muita luta e determinação de seus integrantes

O Rotax Max Challenge Grand Finals, em sua edição de 2011, na cidade de Al Ain, nos Emirados Árabes Unidos, jamais será esquecido por todos os integrantes da delegação brasileira, que, pela primeira vez, tiveram a oportunidade de disputar as OlimpÁ­adas do Kart realizadas anualmente desde 2000. Com a participação de 65 paÁ­ses e 264 pilotos, o evento foi de grande aprendizado para os pilotos Gaetano Di Mauro, Yuri Alves, Jorge Mortara e Marco Diez, além dos mecânicos e responsáveis pelo campeonato nacional que tem apenas seis meses de vida no Brasil.

Chateado por não terem disputado a final, os pilotos festejaram o aprendizado e a oportunidade de competir contra os melhores competidores do planeta. Após sua eliminação na categoria Rotax Max Júnior, Gaetano Di Mauro fez questão de agradecer a todos pelo esforço. “Infelizmente não consegui chegar Á  final e representar melhor o meu paÁ­s. Peço desculpas a todos pelo resultado, mas realmente o nÁ­vel de competição aqui é elevado”.

“Estamos apenas começando com a Rotax em nosso paÁ­s e temos muito que aprender. Conseguimos evoluir demais nesta semana aqui, agora espero em 2012 vencer o Rotax Max Challenge no Brasil para me classificar novamente para a final”, encerra o caçula do Team Brasil. Yuri Alves, da Rotax Max Sênior, também espera retornar ano que vem. “Não consigo descrever tudo que aprendi aqui. Foi um evento fantástico e muito proveitoso”.

“Queria agradecer ao Banco Original que sem o qual não poderia estar aqui, a minha mãe e todos que me ajudaram. Ano que vem espero vencer novamente no Brasil para poder voltar ao mundial com uma cabeça diferente, já mais experiente e com chances de vencer”, declara o kartista. Com um problema na largada de sua repescagem, Jorge Mortara não pode brigar pela possibilidade passar Á  final da Rotax Max DD2.

Lamentando o ocorrido, o piloto também considerou positiva sua participação no Rotax Max Grand Finals 2011. “Foi uma experiência incrÁ­vel para gente participar de um campeonato tão grande e organizado como este. Saio um piloto melhor por tudo que passei e pelo que aprendi na pista e fora dela. Quero agradecer a equipe que estiveram conosco e a todos que nos apoiaram. Só espero, ano que vem, ter a oportunidade de voltar e participar deste campeonato fantástico”, encerra Jorge Mortara.

Batendo na trave em sua oportunidade, já que chegou em oitavo e os seis primeiros iriam para a final, Marco Diez saiu da disputa com o sentimento de dever cumprido. “Primeiro gostaria de agradecer a todos que trabalharam conosco e nos apoiaram. Fizemos grandes amizades com outras delegações e trocamos muitas informações. Foram sete dias maravilhosos bem longe de casa e espero ter a oportunidade de repeti-la em uma próxima oportunidade”, fala o representante brasileiro da categoria Rotax Max DD2 Masters.

Para o promotor do Rotax Max Challenge Brasil, Wilton Santos Jr., o mais importante foi o valor desta experiência para todos os envolvidos. “Estamos terminando nossa participação no evento, a primeira vez que uma delegação brasileira compete no Rotax Max Challenge Grand Finals. Infelizmente não chegamos Á s finais, mas o mais importante foi ter esta experiência de competir e estar entre os 264 melhores pilotos do mundo. Acho que o balanço foi positivo, todos nós aprendemos muito e foi uma experiência fantástica”, avalia Wilton Santos Jr.

Confira a lista dos dez melhores pilotos e seus paÁ­ses classificados para as finais de cada categoria:

Rotax Max Júnior
1- Makino Tadasuke (Japão)
2- Sasahara Ukyo (Japão)
3- Joseph Mawson (Austrália)
4- Philip Morin (Suécia)
5- Aston Hare (África do Sul)
6- Mateo Polakovich (Argentina)
7- Janneau Esmeijer (Holanda)
8- Jack Barlow (Reino Unido)
9- James Singleton (Reino Unido)
10- Reid Harker (Nova Zelândia)

Rotax Max Sênior
1- Ben Cooper (Reino Unido)
2- Sean Babington (Reino Unido)
3- David Sera (Austrália)
4- Andy King (Reino Unido)
5- Hirotaka Sasaki (Japão)
6- Brand Edward (Reino Unido)
7- Tyler Greenbury (Austrália)
8- Mats Van Der Brand (Holanda)
9- Jiri Forman (República Tcheca)
10- Karol Dabski (PolÁ´nia)

Rotax Max DD2
1- Pier-Luc Quellette (Canadá)
2- Miila Laiho (Finlândia)
3- Jason Pringle (Austrália)
4- Marc Murray (África do Sul)
5- Jari Huttunen (Finlândia)
6- Mathias Detige (Bélgica)
7- Simon Wagner (Áustria)
8- Georg Vann (EstÁ´nia)
9- Nicholas Latifi (Canadá)
10- Jules Szymkowiak (Bélgica)

Rotax Max DD2 Masters
1- Cristiano Morgado (África do Sul)
2- Scott Campbell (Canadá)
3- Danny Brand (Bélgica)
4- Dennis Kroes (Holanda)
5- Guillaume Berteaux (França)
6- Peter Lundstroem (Dinamarca)
7- Takao Matsuya (Japão)
8- Florent Lambert (Reino Unido)
9- Guy Pansart (França)
10- Igor Mukhin (Rússia)