SL Fórmula: Antonio Pizzonia representa o Brasil na Taça do Mundo

Piloto de Manaus disputa a primeira etapa neste final de semana

A Holanda será o palco da etapa inaugural da Taça das Nações Superleague Formula, que será disputada neste final de semana (03 a 05/6) no tradicional circuito de Assen. O ano de 2011 marca a quarta temporada desta categoria, que reúne alguns dos melhores pilotos de modalidades top do automobilismo mundial, que competem ao volante de monopostos monomarcas, com motores V12 de 4.2 litros e 750 cavalos de potência, capazes de atingir velocidades acima dos 300 km/h.

“Estou muito feliz por participar novamente deste campeonato. Esses carros são muito rápidos e dão muito prazer na pilotagem, ficando atrás apenas da Fórmula 1”, comentou o amazonense Antonio Pizzonia, que já teve passagens pela Fórmula 1, Champ Car, GP2, Stock Car e já competiu na Superleague em 2008 e 2009.

Com início na Holanda, este campeonato assume uma perspectiva realmente global, com corridas em quatro continentes, equiparando-se em abrangência apenas com a Fórmula 1, mas contemplando outros seis países: Bélgica, Rússia, China, Catar, Nova Zelândia e com duas datas no Brasil, uma valendo como Grande Prêmio da América do Sul.

Certame considerado pela mídia como o futebol sobre quatro rodas, os organizadores estão aproveitando que esta é a quarta temporada da Superleague Formula para aumentar ainda mais a relação com o mais popular dos esportes, ao realizarem a Taça das Nações. Além do brasileiro Antonio Pizzonia, estão escalados pilotos da Alemanha, Austrália, Bélgica, França, Holanda, Inglaterra, Itália, Luxemburgo, República Checa e Suíça.

“Tenho muito orgulho de representar o Brasil. O mais legal é que sou lá do Amazonas, um estado que não tem tradição no automobilismo, mas que está na mídia mundial, por causa de suas extensas florestas e excelente qualidade ambiental”, lembra o esportista de Manaus. Todos os carros estão decorados de maneira similar, com predominância das cores nacionais dos vários pilotos.

A Taça das Nações Superleague Formula inicia-se nesta sexta-feira (03/6), com a realização dos treinos livres. À noite os monopostos estarão expostos nas ruas de Assen, norte da Holanda. A ação continuará no sábado, com a sessão de qualificação, sendo os pilotos divididos em dois grupos, determinados por sorteio. Irão competir num sistema de eliminação direta, que determinará o grid para a primeira corrida de domingo.

“Não será uma etapa fácil para mim. Não conheço o circuito de Assen e não ando de Fórmula a mais de um ano e meio. Os outros pilotos estão atuando com monopostos frequentemente, além de terem feito os testes de inverno aqui na Europa”, justifica Pizzonia. “Sei que nas próximas rodadas estarei em melhores condições, mas tentarei fazer o melhor possível. Se conseguir ir para a Super Final desta etapa será uma grande conquista”, planeja o manauara.

No domingo (05/6) realizam-se duas corridas de 45 minutos cada nos 4.542 metros do circuito de média velocidade, que tem 18 curvas. Enquanto o grid da corrida 1 será decidido pela classificação de sábado, a segunda prova será disputada com a inversão completa da classificação da primeira corrida, colocando assim atrás os carros mais rápidos, o que assegura um contínuo interesse ao longo de todo o dia.

Os oito primeiros do fim de semana – quatro de cada bateria – disputam depois a Super Final, que terá lugar quase de imediato após o final da corrida 2. É um sprint de cinco voltas, em busca dos prêmios monetários. O piloto vencedor receberá um cheque de 100 mil Euros, o segundo classificado 50 mil Euros, decrescendo esse valor até aos 10 mil Euros para o sexto lugar, uma das maiores premiações do automobilismo mundial.

Confira o calendário da temporada 2011 da Taça das Nações da Superleague Formula:

Etapas 1 e 2: 4 e 5/6 – Holanda – Assen
Etapas 3 e 4: 16 e 17/07 – Bélgica – Zolder
Etapas 5 e 6: 10 e 11/9 – Russia – Smölensk
Etapas 7 e 8: 24 e 25/9 – China – Beijing
Etapas 9 e 10: 15 e 16/10 – Brasil – Curitiba
Etapas 11 e 12: 22 e 23/10 – Brasil – Goiânia
Etapas 13 e 14: 12 e 13/11 – Oriente Médio
Etapas 15 e 16: 10 e 11/12 – Nova Zelândia – Taupo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *