Spyder Race Brasileiro: Fabio Perez é campeão

Em corrida emocionante, o paulista Fabio Perez (SP Mec) venceu a 8ª etapa do Campeonato Brasileiro de Spyder Race realizada em Londrina (PR) e conquistou o título da temporada 2011.

O pole position Fernando Fortes (SP Mec) manteve a ponta na largada, trazendo seu companheiro de equipe na segunda colocação e Raijan em terceiro. Uma volta depois o piloto do Mato Grosso já aparecia em segundo superando o carro n° 89 e na volta seguinte assumia a ponta. Fortes com problemas abandona a prova e a disputa do título.

Na categoria Spyder Race Light, Roberto Dal Pont (Arias Motorsport) que saiu na primeira colocação foi ultrapassado pelo piloto da casa, Ciro Moreno (Cesinha Competições). Mostrando garra e arrojo, Dal Pont retornaria à ponta na volta seguinte.

Na décima volta foi a vez do campeão de 2010 assumir a liderança em Londrina, podendo dar uma embaralhada e até definir o título em caso de vitória. Marote travaria as mais belas disputas da etapa justamente com Fabio Perez, com ultrapassagens incríveis principalmente no bacião, com o piloto da SP Mec escolhendo o lado sujo da pista para ultrapassar. “Meu carro perdia para o Fulvio e para o Raijan de reta, então eu só tinha as curvas para tentar superá-los”, comentou Perez.

Sobre as ultrapassagens acontecerem por duas vezes no bacião, principalmente do lado de fora, o que por muitos é praticamente impossível, Fabio Perez disse: “Todas as vezes eu fiz na certeza a ultrapassagem, sabia que tinha como ultrapassar ali”, explicou o piloto.

Na entrada do Safety Car que aconteceu na 16ª volta, Marote mantinha a liderança, seguido por Perez e Raijan; na categoria Light, Dal Pont era o líder à frente de Kadu e Abbade.

Na relargada Fulvio mantém a liderança, mas no 21º giro Perez por fora no bacião ultrapassa o líder para não mais sair da ponta. Raijan ultrapassa Marote e novamente o campeonato fica aberto aos dois líderes.

Na 27ª volta, o piloto da Chatô Murai Racing Carlos Ortolani escapou na reta dos boxes, rodando e ficando no sentido contrário. Para retornar à pista o piloto ainda no melhor estilo “drift” conseguiu voltar não sendo obrigado a entrada do Safety Car à pista.

Restando 4 voltas para o final da corrida, Perez e Raijan lideram com a diferença inferiores a 1s; na 29ª o piloto da Guerra Motorsport ainda crava a melhor volta abrindo novamente o campeonato a quem vencesse.

Fabio Perez venceu a prova e no final ficou à frente de Raijan na tabela de classificação por apenas dois pontos.

“Fiquei preocupado com o Raijan durante toda a prova. As disputas foram intensas mas limpas, não nos tocamos nenhuma vez, não só nessa etapa como durante todo o campeonato, e isso é o mais prazeroso. Gostaria de dar os parabéns ao Raijan pela disputa do título, pois para ser campeão o mais importante é jogar limpo, e isso ele fez”, comentou o novo campeão da categoria.

Vice campeão, Mascarello, apesar de decepcionado, mostrou-se feliz: “No começo do ano nosso objetivo era estar entre os cinco melhores, pois esse foi o meu primeiro ano na categoria principal (Race). Da metade da temporada evoluímos e entramos na disputa do título, mas infelizmente tive uma saída de pista no começo da prova que danificou a frente do carro e desalinhou o protótipo, o que atrapalhou nosso desempenho”, explicou o piloto. “O Perez está de parabéns, mas para a próxima temporada vamos continuar fortes”.

Além do campeonato de pilotos, a SP Mec fechou a temporada com Fernando Fortes em terceiro lugar e o título entre as equipes.

Na categoria Light, Roberto Dal Pont em sua segunda prova da temporada 2011 venceu pela equipe Arias Motorsport, sua primeira vitória no Brasileiro. Entre as equipes, a Cesinha Competições venceu o campeonato, superando em cinco pontos a Guerra Motorsport, que não conseguiu ver seu piloto Valter Pinheiro pela primeira vez vencendo na temporada por quebra mecânica.

Após a vistoria técnica, Luiz Abbade (RSports) que cruzou a linha de chegada em segundo foi desclassificado por seu protótipo n° 10 estar abaixo do permitido pelo regulamento.

Confira o resultado final da prova:

1)    Fabio Perez (SP Mec) – Race
2)    Raijan Mascarello (Guerra Motorsport) – Race
3)    Fulvio Marote (RJ Racing) – Race
4)    Thiago Penido (RSports) – Race
5)    Henrique Assunção (RJ Racing) – Race
6)    Roberto Dal Pont (Arias Motorsport) – Light
7)    Celso Freitas (RSports) – Race
8)    Kadu (Cesinha Competições) – Light
9)    Luciano Borghesi (Cesinha Competições) – Light
10)    Joon Park (Chatô Murai Racing) – Light
11)    Miguel Mallaco (Chatô Murai Racing) – Light
12)    Carlos Ortolani (Chatô Murai Racing) – Light
13)    Peter Jr. (SP Mec) – Light
14)    Jefferson Leandrini (Champs) – Light
15)    Ronaldo Kastropil (Autogiro) – Light
16)    Ciro Moreira (Cesinha Competições) – Light
17)    Valter Pinheiro (Guerra Motorsport) – Light
18)    Fernando Fortes (SP Mec) – Race

Luiz Abbade (RSports) – Light – desclassificado

A temporada 2012 do Campeonato Brasileiro de Spyder Race terá início em Interlagos (SP) no dia 12 de fevereiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *