Stock: 2016 traz mudanças sutis no carro, mas aumentam segurança e eficiÁªnca

O JL-G09 começa a temporada mais seguro, mais rápido, mais eficiente e com custo menor Á s equipes. Entenda as alterações feitas no carro da maior categoria do automobilismo brasileiro
O carro da Stock Car traz algumas mudanças para a temporada 2016, que começa no próximo dia 6 com a Corrida de Duplas em Curitiba. Algumas das alterações foram implementadas já durante o curso do campeonato passado, em 2015, como o reposicionamento e redimensionamento dos radiadores de óleo do motor, agora localizados na parte de trás do protótipo aumentando a eficiência na refrigeração e até mesmo na aerodinâmica do bólido.

Em 2016 outras mudanças entram em prática. A primeira delas é no tanque de combustÁ­vel. A caixa de alumÁ­nio passa agora a ser de fibra de carbono, mais leve, resistente e segura, além de ajudar na absorção de impacto em caso de acidentes. Dentro, uma bolsa de borracha que leva toda a gasolina – como já era no passado. A posição do tanque foi mantida – onde em um carro comum ficaria o assento do passageiro -, mas a peça agora está mais baixa para facilitar a saÁ­da do piloto pelo lado direito do carro em caso de necessidade.

Todo o conjunto da direção também foi substituÁ­do. Caixa e bomba de direção foram atualizados por peças mais modernas, mais eficientes e de custo mais baixo. Este também foi um dos itens mais testados durante o ano passado pela JL, empresa que constrói e prepara os carros da maior categoria do automobilismo brasileiro. As pastilhas de freio também mudaram. Duramente testadas durante todo o ano de 2015, o novo material agora é desenvolvido e fornecido pela Fras-le.

Na parte da frente, novas mudanças. O assoalho dianteiro foi redesenhado para otimizar o fluxo de ar. Antes confeccionado em madeira e fibra de vidro, o assoalho agora vira uma peça única em fibra de carbono, mais leve e resistente.Assim como as tomadas de ar, também em carbono, agora maiores para permitir uma refrigeração mais eficiente do motor e para os freios, direcionando mais ar para o radiador dianteiro e para os dutos que conduzem aos discos de freio das rodas da frente.

INGRESSOS PARA A ABERTURA DA TEMPORADA
As entradas podem ser adquiridas pelo site www.ticketsforfun.com.br. Se a opção é por uma loja fÁ­sica, os ingressos podem ser comprados também na Fnac do Park Shopping Barigui em Curitiba (Rua Professor Pedro de Souza Viriato Parigot, 600) de segunda-feira a sábado das 11 Á s 18 horas. Outra opção é a bilheteria do Autódromo Internacional de Curitiba (Avenida IraÁ­, 16, Pinhais), que vai funcionar na véspera da corrida (sábado, dia 5) das nove Á s 17 horas e no domingo (6 de março) a partir das sete da manhã.

Os ingressos de arquibancada custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia entrada) por pessoa. Para o domingo, há a opção de entrada de arquibancada com visitação aos boxes (em horário determinado pela organização do evento), ao valor de R$ 120 por pessoa e que deve ser comprado antecipadamente.

Há também a opção pelo ingresso do Camarote Paddock, que é um espaço decorado com serviço de buffet e TVs para uma melhor visão da corrida em pontos estratégicos. A credencial do paddock também dará direito Á  visitação aos boxes no domingo em horário pré-determinado.

Estudantes de ensino regular, idosos, maiores de 60 anos e aposentados têm direito Á  meia entrada mediante apresentação de documento que comprove a concessão do desconto na compra e também no acesso ao evento. O evento é para maiores de cinco anos, sendo proibida a entrada de crianças abaixo desta idade. Menores entre 5 e 14 anos deverão estar acompanhados dos pais ou representantes legais maiores de 18 anos (parentes de primeiro grau) e também deverão portar documento original com foto ou certidão de nascimento original.

PROGRAMAÇÁƒO:

Quarta-feira, 2 de março
13h00 – 13h50 – Reconhecimento de pista (pilotos e chefes de equipe)
15h40 – 16h00 – Shakedown (Grupo 1 – pilotos titulares) Stock Car
16h10 – 16h30 – Shakedown (Grupo 2 – pilotos titulares) Stock Car

Quinta-feira, 3 de março
10h00 – 10h40 – 1o Treino Extra (Grupo 1 – pilotos titulares) Stock Car
10h50 – 11h30 – 1o Treino Extra (Grupo 2 – pilotos titulares) Stock Car
12h30 – 13h00 – 1º Treino Extra Campeonato Brasileiro de Turismo
13h15 – 13h55 – 2o Treino Extra (Grupo 1 – pilotos titulares) Stock Car
14h05 – 14h45 – 2o Treino Extra (Grupo 2 – pilotos titulares) Stock Car
15h00 – 15h30 – 2º Treino Extra Campeonato Brasileiro de Turismo

Sexta-feira, 4 de março
08h00 – 09h00 – 1o Treino (Grupo 1 – piloto convidado) Stock Car
09h10 – 10h10 – 1o Treino (Grupo 2 – piloto convidado) Stock Car
10h25 – 11h05 – 1o Treino Oficial Campeonato Brasileiro de Turismo
12h10 – 12h50 – 2o Treino (Grupo 1 – qualquer piloto) Stock Car
13h00 – 13h40 – 2o Treino (Grupo 2 – qualquer piloto) Stock Car
13h55 – 14h35 – 2º Treino Oficial Campeonato Brasileiro de Turismo
14h50 – 15h50 – 1o Treino (C250 Cup) MB Challenge
16h00 – 17h00 – 1o Treino (CLA AMG Cup) MB Challenge
17h00 – 18h00 – Foto oficial (todos os pilotos) Stock Car

Sábado, 5 de março
08h00 – 08h20 – 2o treino Oficial Campeonato Brasileiro de Turismo
08h30 – 09h10 – 3o Treino (Grupo 1 – qualquer piloto) Stock Car
09h20 – 10h00 – 3o Treino (Grupo 2 – qualquer piloto) Stock Car
10h10 – 10h30 – Classificação Campeonato Brasileiro de Turismo
10h40 – 11h40 – 2o Treino (CLA + C250) MB Challenge
12h00 – 13h00 – Classificação Stock Car
14h25 – Largada (corrida 1) Campeonato Brasileiro de Turismo
15h15 – 15h35 – Classificação (CLA AMG Cup) MB Challenge
15h45 – 16h05 – Classificação (C25 Cup) MB Challenge

Domingo, 6 de março
09h10 – Largada (Corrida 2) Campeonato Brasileiro de Turismo
10h35 – Largada Mercedes-Benz Challenge
12h30 – Largada Stock Car
14h00 – 15h00 – Visitação aos boxes + volta rápida

Mais notÁ­cias em: www.stockcar.com.br

Para FOTOS EM ALTA RESOLUÇÁƒO, visite nossa galeria: Stock Car no Flickr

Canal Oficial no YOUTUBE. Inscreva-se: Stock Car Channel

Stock Car no Facebook: Stock Car Oficial

Página oficial no Twitter: @stock_car

Instagram: @stock_car

Snapchat: vicarbrasil