Stock: Avaliações de pista tÁªm saldo positivo

O piloto de testes Felipe Giaffone completou os três shakedowns, em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.

A Copa Nextel Stock Car 2009 encerrou nesta semana a série de avaliações de pista com o novo modelo 2009, o JL G-09. Os testes foram realizados a pedido das equipes que disputarão a principal categoria do automobilismo nacional, em substituição ao primeiro treino coletivo, com o objetivo de ajustar alguns itens de acabamento do carro, como por exemplo, o isolamento térmico. Foram três shakedowns, conduzidos pelo piloto oficial de testes Felipe Giaffone, nos autódromos de Pinhais (Curitiba), Interlagos (São Paulo) e Jacarepaguá (Rio de Janeiro) e o saldo foi bastante positivo.

“Acho que ficou melhor a cada teste, pois se tratando de um carro novo, quanto mais andar melhor. Buscávamos falhas que poderiam ter ocorrido na montagem dos carros e pudemos confirmar que precisa ser feito um melhor isolamento térmico interno, para ajudar aos pilotos e aos equipamentos. O calor dentro do carro ainda incomoda um pouco, mas isso é normal em um carro fechado e com motor dianteiro. Acredito que até o inÁ­cio do campeonato as equipes resolverão essa questão sem grandes dificuldades. Além disso, devemos ainda ajustar um pouco a direção hidráulica”, explicou Felipe após a avaliação no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Jacarepaguá, Rio de Janeiro.

O piloto ressaltou que o foco de todos os testes foi apenas com relação Á  confiabilidade, sem se preocupar com tempo. “Os carros utilizaram pneus usados e um acerto propositadamente ruim, para não beneficiar nenhuma equipe. Neste terceiro teste utilizamos o carro de Cacá Bueno para uma ´long run´, com 41 voltas, simulando uma corrida inteira. O carro se comportou muito bem e pudemos ver que não há problemas graves. Com estes ajustes, ele estará pronto para as equipes acelerarem”, ressaltou.

O bicampeão Cacá Bueno, que acompanhou os testes no Rio de Janeiro, aprovou os testes e gostou do que viu. “O carro parece funcionar bem mecanicamente, tem alguns problemas ainda, mas nada de grave. Testes preliminares servem justamente para isso, para detectar e buscar soluções para essas pequenas dificuldades técnicas. O carro parece ter potencial para ser tão superior ao antigo em desempenho quanto já é em termos de estética e segurança”, afirmou.

As equipes que participaram dos shakedowns em cada praça foram as seguintes: Curitiba – Eurofarma RC (Chevrolet) e Boettger Competições (Chevrolet); São Paulo – Full Time Sports (Peugeot), AMG Motorsport (Chevrolet); e Rio de Janeiro – Red Bull Racing (Peugeot), JF Racing (Peugeot).

No mês de março, mais precisamente na semana do dia 23, está programado o treino coletivo da Copa Nextel Stock Car 2009, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo. A abertura da temporada será no dia 29 de março, no mesmo local.

A Copa Nextel Stock Car 2009 tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O patrocÁ­nio é de Goodyear e Caixa, com co-patrocÁ­nio de Bosch e Esso. As montadoras presentes são Chevrolet e Peugeot.