Stock Car chega a Goiânia embalada pela competitividade

A Stock Car desembarca em Goiânia neste final de semana (19/5) depois de realizar três provas marcadas pela alternância e drama que permeiam as grandes competições. Ainda é cedo para qualquer previsão, mas o que pilotos e equipes mostraram na prova de abertura do Velopark (RS) e na rodada dupla do Velo CittÁ  (SP) é o mais revelador indicativo de que 2019 deve ser um ano de automobilismo no mais alto nÁ­vel na principal categoria do paÁ­s. Ingressos para a etapa goiana já estão disponÁ­veis em www.ticketsforfun.com.br ou nos postos fÁ­sicos indicados abaixo.

Após as provas do Velopark e do Velo CittÁ , Daniel Serra é o lÁ­der com 61 pontos, mas é seguido de perto por Rubens Barrichello (59) e Ricardo MaurÁ­cio (55). O atual bicampeão aproveitou bem o máximo de 84 pontos colocados em jogo na soma das três corridas realizadas, atingindo um Á­ndice de aproveitamento de 72% dos pontos disponÁ­veis até aqui, contra 70% de Barrichello e 65% de Ricardo MaurÁ­cio. Mas, com as pequenas diferenças exibidas na tabela entre os primeiros colocados, a rodada dupla de Goiânia pode facilmente promover um novo lÁ­der, já que neste domingo estarão em jogo um máximo de 54 pontos. Além disso, dos 16 primeiros colocados na classificação, 12 estão entre os eventuais vencedores de corridas na Stock – então tudo é possÁ­vel.

Grande inÁ­cio – O primeiro momento marcante da temporada 2019 aconteceu já na etapa de abertura, na disputa pela honra de faturar a “Stock Car 500”, corrida histórica para o automobilismo nacional. Daniel Serra fez valer seu tino de campeão para decidir a vitória no Velopark em uma jogada estratégica. Depois de duelar duramente contra o pole Thiago Camilo, o atual bicampeão atrasou sua parada para troca de pneus e voltou para a pista com pneus slick – em uma surpreendente leitura da corrida que garantiu a primeira vitória no terço final da prova, quando a chuva se dissipava de maneira definitiva. Serrinha vencia, assim, a corrida número 500 da Stock Car, colocando em seu currÁ­culo mais uma estatÁ­stica importante.

Se a vitória de Serra em uma jogada de mestre bastante aplaudida pelo preparador Rosinei “Meinha” Campos foi o ponto alto daquela etapa, a entrevista de Camilo depois de conquistar a pole, no dia anterior, foi igualmente marcante para os fãs. Visivelmente emocionado, Thiago declarou que aquele seria o inÁ­cio da virada de sua equipe, a Ipiranga Racing, que em 2018 enfrentou muitas dificuldades e passou por um perÁ­odo de reconstrução. O maior vencedor da Corrida do Milhão, no entanto, amargaria a derrota para Serrinha depois de um erro no piso molhado e de ver o adversário abrir uma vantagem decisiva na estratégia dos pneus.

Decisão nos metros finais –No Velo CittÁ , entretanto, Camilo teria o momento de redenção. Ele cravou novamente a pole e liderou toda a Corrida 1 da primeira rodada dupla do ano. Mas sempre importunado pelas investidas de Serra, que ora apertava o ritmo, ora tentava induzir o lÁ­der ao erro em um jogo psicológico permanente. Foram os minutos finais da prova que radicalizaram o drama. Enquanto o público acompanhava Camilo levar nÁ­tida vantagem no primeiro setor, Daniel se aproveitava do melhor acerto no restante da pista, em um jogo no qual qualquer vacilo seria decisivo. Faltando um minuto e meio, Serra conseguiu alcançar o lÁ­der e os dois passaram a fazer curvas lado a lado. Esticando a tensão até o último metro de prova, a dupla recebeu a bandeirada separada por apenas 0s2, em um final de tirar o fÁ´lego a favor de Thiago Camilo.

A corrida complementar da rodada dupla no Velo CittÁ  foi a mais confusa da temporada até o momento – e a mais cheia de alternativas. Com os dez primeiros da Corrida 1 tendo suas posições invertidas no grid da prova seguinte, como manda o regulamento, Julio Campos largou na pole enquanto uma sucessão de toques e alguns acidentes revolucionavam o pelotão que vinha atrás. Foi nesse momento, já na largada, que Daniel Serra caiu para 17º e viu suas chances de novo pódio evaporarem no calor de 30º centÁ­grados daquele domingo.

Campos e Rubens Barrichello duelaram pela ponta até a parada de box, quando Ricardo Zonta emergiu como novo lÁ­der. Barrichello, agora segundo colocado mesmo depois de uma parada demorada, tentou forçar o ritmo para superar o paranaense. Mas o cansaço e a desidratação causados por uma falha no sistema que fornece água ao competidor exauriram o ex-piloto da Ferrari. Barrichello lutou, cruzou a linha de chegada no limite de suas forças, mas teve que se conformar com o segundo lugar.

Retrospecto –O autódromo de Goiânia sediou a sexta e a 11ª etapas da Stock Car no ano passado. A primeira visita da categoria ao circuito goiano foi em rodada simples e valeu pela famosa “Corrida do Milhão”. O vencedor foi Rubens Barrichello que surpreendeu o grid ao ficar na pista o máximo possÁ­vel, fazer a última parada obrigatória a três voltas do final e assim passar Á  frente do então lÁ­der Max Wilson. O português Antonio Félix da Costa fechou o pódio em terceiro lugar. Na rodada dupla disputada três meses depois, Ricardo Zonta faturou a primeira prova, com Diego Nunes e Felipe Fraga nas posições seguintes. Fechando aquela etapa, Max Wilson, Nelsinho Piquet e Felipe Fraga subiram ao pódio. Na soma de todos estes resultados, Max Wilson aparece como o piloto com o melhor retrospecto recente em Goiânia.

Com preços iniciando em R$ 50 e R$ 25 (meia entrada), os ingressos valem para a rodada dupla da Stock Car (no domingo) e da Stock Light (sábado e domingo). As provas fazem parte das comemorações dos 40 anos da Stock Car. O domingo contará ainda com um desfile de carros de época e um show de Drift, versão do automobilismo de competição na qual os carros contornam as curvas derrapando. Confira abaixo a programação e locais de compra.