O paulista Gustavo Lehto assina o projeto mais importante do automobilismo nacional ao lado do italiano Nicola Scimeca.
Foi na infância que Gustavo Lehto Gomes, filho de mãe finlandesa e pai brasileiro, teve sua primeira ligação com o mundo motorizado. Um amigo que possuÁa uma pequena fábrica de karts ofereceu a primeira experiência de Gustavo, então com 11 anos de idade, com peças, mecânica, rodas, soldas e motores.
O cheiro da gasolina e a lida com a graxa foram o suficiente para que se apaixonasse pela profissão. Fez o curso técnico em mecânica de precisão no Senai, e enquanto cursava engenharia mecânica no Mackenzie, passou a trabalhar em uma fábrica de balanças. “Não era ligado ao automobilismo, mas me deu muita base na área de desenvolvimentoâ€, diz Lehto.
Paralelamente ao trabalho na fábrica de balanças, Gustavo começara seu envolvimento com o mundo das competições como chefe de uma equipe que disputava o Campeonato Brasileiro de Rali. O bom trabalho rendeu um convite da Mitsubishi para atuar nas áreas de acompanhamento e desenvolvimento dos carros da marca no offroad.
Durante a faculdade, Lehto venceu uma competição entre escolas de engenharia ao construir um protótipo de baixÁssimo consumo de combustÁvel. Logo após a universidade, em 2005, o engenheiro passou a dedicar mais tempo ao carro, e foi quando ele conheceu e mostrou o projeto pronto ao engenheiro Marcos Lameirão – filho do ex-piloto Chiquinho Lameirão. Marcos, Á época, era o responsável pelo departamento de engenharia da JL, fabricante dos carros da Stock Car que pertence ao ex-campeão da categoria, Zeca Giaffone.
Os dois compartilhavam do mesmo hobby – os motores: Gustavo se divertia no MotoCross e Marcos, no kartismo. Da amizade, surgiu o convite para trabalhar na JL no projeto do novo carro da Stock Car. “O Marcos gostou do meu projeto feito para a faculdade e da forma como ele foi feito. Então, Marcos achou interessante usar um pouco do mesmo conceito para o Stock Car. Quando o novo projeto foi confirmado, fui chamado na JL, conversei com o Zeca Giaffone e já comecei a trabalharâ€, lembra o engenheiro de 33 anos. “Com certeza foi o maior desafio da minha vida, mas tem sido muito prazeroso. Espero que mais trabalhos como este no futuroâ€.
Bastante solÁcito, Lehto vem sendo bastante requisitado nos treinos que a Stock Car passou a realizar a partir de ontem em Interlagos. Sempre respondendo a perguntas e dúvidas de pilotos, engenheiros e mecânicos da categoria, Gustavo subitamente tornou-se uma figura popular nos boxes. E bastante elogiada também: “A parceria do Gustavo com o Schimeca resultou em um carro de concepção muito mais moderna do que tÁnhamos até agoraâ€, comentou Chico Serra, da equipe Hot Wheels, tricampeão e piloto mais experiente da categoria. “Já sabemos que o carro é muito mais preciso na ‘guiada’, responde melhor aos comandos do piloto e certamente vai ajudar a derrubar todos os recordes da categoriaâ€, completa Felipe Maluhy, da Tracker-LoJack. “É bom trocar idéias com o Gustavo, pois, certamente, ainda temos muito o que descobrir sobre este carroâ€, completou Maluhy.