A Copa Nextel Stock Car vai estabelecendo uma tradição ao promover pelo terceiro ano consecutivo uma corrida na Argentina, num intercâmbio com a TC2000, a principal categoria do automobilismo argentino, que realiza uma etapa no Brasil. Entre os 50 pilotos inscritos para a única prova no exterior, um dos mais entusiasmados para a competição deste domingo (14/10) no Autódromo Internacional Oscar Galvez é o catarinense Mateus Greipel (Inpacom/Nicoboco/Sawary/RedeTV). “Espero que possa repetir as boas atuações que tive nos dois anos em que Buenos Aires passou a fazer parte do Campeonatoâ€. A prova terá a largada autorizada Á s 10 horas, com transmissão ao vivo pela TV Globo.
O retrospecto de Mateus Greipel na pista portenha é muito bom, sendo que em 2005 inclusive brigou o tempo todo pela vitória. “No primeiro ano fiz um ótimo treino classificatório e larguei em segundo lugar e conclui a prova também na segunda colocação. Já no ano passado não fomos bem na classificação, mas fizemos uma ótima corrida, que se não fosse pelo erro em nossa estratégia de parada nos boxes para trocar pneus durante a chuva, terÁamos tranquilamente chegado entre os cinco primeirosâ€, recorda o representante de São Bento do Sul.
No entanto, em 2007 Greipel se transferiu para a outra equipe, a M4T/WAS Motorsport, e o traçado a ser adotado agora é completamente diferente do utilizado nas duas vezes anteriores. “Esse ano o circuito é diferente, mas pelo que vi no desenho, e pelo que eu lembro do ano passado, acho que será uma pista que vai me agradar muitoâ€, acredita o piloto da Inpacom/Nicoboco/Sawary/RedeTV. “Não tenho dúvidas que o Astra de nossa equipe novamente será muito competitivo para a corrida, mas agora temos que dar um jeito de largar mais a frente, para facilitar as coisas em termos de conclusão de provaâ€.
Com a competitividade da Stock Car, conseguir ficar entre os 38 pilotos mais rápidos com direito a largar, já é um mérito. E justamente por causa deste equilÁbrio, para terminar entre os 16 pilotos que pontuam é necessário um carro extremamente rápido em condições de classificação, quando os pilotos usam pneus novos. “Precisamos melhorar, e muito na classificação, pois em BrasÁlia, quando esperávamos uma melhora em relação aos treinos livres, tivemos a ‘grata’ surpresa de largar em últimoâ€, relembra Greipel desapontado. “Temos que marcar pontos para classificar a M4T/WAS entre as 16 melhores do ano. Para isso, temos que evitar ao máximo nos expor a riscos que possam nos tirar da prova, que nesse caso é o de ter que ir pro tudo ou nada quando se larga lá trásâ€.
A programação da Stock Car V8 em Buenos Aires será:
12/10 – Sexta-feira
09h00 Á s 09h40 – Treino Extra
10h50 Á s 12h20 – 1º Treino Livre – Máximo 28 voltas
14h30 Á s 16h00 – 2º Treino Livre – Máximo 28 voltas
13/10 – Sábado
11h00 Á s 12h30 – Treino Classificatório – Máximo 16 voltas
12h50 Á s 13h00 – Super Classificação
23/9 – Domingo
10h00 – Corrida