Stock: Categoria encerra temporada testando novidades para 2007

Petrobras-Action Power testou os novos pneus que serão utilizados na categoria no ano que vem.



Encerrada a disputa do tÁ­tulo no último domingo, em Interlagos, as equipes da Stock Car voltaram Á  pista nesta semana no autódromo paulistano a fim de testar as novidades para a próxima temporada.


 


Entre os destaques, estão os novos pneus que a categoria usará em 2007, que continuarão sendo Pirelli, porém de fabricação nacional. Uma das equipes escolhidas para testar os novos compostos foi a Petrobras-Action Power, no carro conduzido por Luciano Burti ontem e hoje em Interlagos. Outros times também testarão novidades como o novo sistema de nitro, para permitir ultrapassagens (o chamado “push-to-pass”).


 


“Foram dois dias bem produtivos, onde buscamos avaliar os novos pneus sob os mais diversos aspectos: aderência, velocidade, resistência etc”, comentou Burti (Petrobras-Cimed-Pakalolo-Brasil Telecom), que ontem terminou o primeiro treino com a 4ª melhor marca utilizando o composto nacional, que ainda necessita de mais desenvolvimento em comparação ao importado da Itália usado nesta temporada. Hoje, Burti simulou um GP com o novo pneu.


 


Thiago Marques (Petrobras-Cimed-Prevyne-Alpina) também esteve presente no teste de pré-temporada, trabalhando em conjunto com a equipe na busca de novos acertos do carro, aproveitando a chegada do engenheiro Gary Anderson, que trabalhou mais de duas décadas na Fórmula-1.


 


“Passamos o treino todo mexendo em diversos componentes do carro, tentando encontrar algum tipo de solução de set up que jamais usarÁ­amos, sem se preocupar em marcar tempo. Foi bacana porque muita coisa que o Gary sugeriu nós nunca pensamos em mudar e encontramos novos caminhos que certamente vão ajudar a equipe”, comentou o paranaense.


 


O britânico também avaliou como positivo o teste de pré-temporada. “Nestes treinos, aprendemos muito sobre alguns itens do carro. Cada evolução é muito importante na categoria, que é muito competitiva. Se conseguirmos encontrar um décimo de segundo que seja, a vantagem é enorme”, comentou Anderson.