Stock: Categoria estréia no Nordeste em circuito de rua

A temporada 2009 marca mais uma novidade para a Stock Car. Após a chegada do novo carro, a principal categoria do automobilismo nacional realiza dois antigos sonhos ao competir pela primeira vez no Nordeste e em um circuito de rua. A concretização desses objetivos foi possÁ­vel com a confirmação da etapa de Salvador, marcada para o dia 9 de agosto. A ratificação da data acontecerá na manhã desta terça-feira, na capital baiana, com a cerimÁ´nia de assinatura do contrato de realização da prova entre o governador da Bahia, Jaques Wagner, e o diretor-presidente da Vicar, Carlos Alberto Col.

“Estamos felizes em poder concretizar um antigo sonho da categoria, sem dúvida um marco nestes 30 anos de existência da Stock Car. GostarÁ­amos de agradecer o apoio do governo da Bahia e da prefeitura de Salvador, nossos parceiros nesta iniciativa inédita na história do automobilismo brasileiro. Ressaltamos também o apoio dos pilotos Diego Nunes e Patrick Gonçalves, que ajudaram muito no desenvolvimento do percurso”, explica Carlos Alberto Col.

A confirmação da prova em Salvador não poderia acontecer em momento mais oportuno. A Stock Car iniciou uma nova era neste ano, tendo como divisor de águas a estreia do novo carro para a Copa Nextel Stock Car, um projeto mais seguro e moderno, que tornou ainda mais competitiva a briga pelo tÁ­tulo. Agora, de uma única vez, acontecerão a primeira prova em circuito de rua e a chegada ao Nordeste. Vale lembrar que o primeiro passo neste sentido foi dado com as disputas da Pick Up Racing, já com uma das divisões da categoria, em Caruaru (PE) e Fortaleza (CE), ambas no ano passado.

A partir da assinatura do contrato, começa o trabalho para a realização da prova, a sexta da temporada. O circuito será montado no Centro Administrativo da Bahia, com extensão aproximada de 2.800 metros, que estarão protegidos por defensas de concreto e alambrados de proteção atendendo Á  regulamentação de segurança da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), e que o governador Jaques Wagner já se comprometeu a recapear. Arquibancadas para 60 mil pessoas, estruturas de box, camarotes, paddock e todas as necessidades da organização, como torre de direção de prova e cronometragem, postos de sinalização, sala de imprensa e sala de briefing.