Stock: Começa a movimentação de pista em Brasília

Treinos livres terão início às 9h30 desta sexta-feira. No domingo, a 3ª etapa será às 11h, no Autódromo Internacional Nelson Piquet.

As emoções da terceira etapa da Copa Nextel Stock Car 2009 começam nesta sexta-feira, no traçado externo do Autódromo Internacional Nelson Piquet. A partir das 9h30, pilotos e equipes da principal categoria do automobilismo nacional dão início à programação de treinos livres das três divisões envolvidas na disputa deste final de semana: a Copa Nextel Stock Car, a Copa Vicar, divisão de acesso da Stock Car, e a Stock Jr., divisão de formação. Serão duas sessões de treinos para cada uma, que servirão para buscar o melhor acerto visando os treinos classificatórios de sábado e as provas de domingo.

Em sua terceira etapa, a Copa Nextel Stock Car tem tudo para repetir a disputa acirrada das duas primeiras provas realizadas, em São Paulo e Curitiba. O novo carro, uma das atrações desta temporada, deixou a divisão ainda mais equilibrada e qualquer resultado é possível nesta fase de adaptação dos pilotos e equipes ao novo modelo. A liderança é do paraibano Valdeno Brito, da RCM Motorsport (Peugeot), com 33 pontos, um à frente do paulista Paulo Salustiano, da Vogel Motorsport (Chevrolet), e três a mais que o amazonense Antonio Pizzonia, da Amir Nasr Racing (Peugeot).

A etapa marca também 1/3 da primeira fase, que definirá os dez pilotos que entrarão na Super Classificação e continuarão na disputa pelo título da temporada 2009. Dessa forma, a expectativa é de que os 32 pilotos busquem o melhor desempenho e somem importantes pontos. Com tantos participantes de grande nível técnico, a prova, certamente, agradará ao público que comparecer no autódromo no final de semana.

No retrospecto de 2008, as duas provas de Brasília foram vencidas pelo paulista Ricardo Maurício, atual campeão da categoria, que defende a equipe Eurofarma RC (Chevrolet), ocupando a quarta colocação e tem chances de fazer um bom resultado na terceira etapa.

A classificação do campeonato após duas provas é a seguinte: 1) Valdeno Brito, 33 pontos; Paulo Salustiano, 32; 3) Antonio Pizzonia, 30; 4) Ricardo Maurício, 29; 5) Cacá Bueno, 25; 6) Daniel Serra, 20; 7) Thiago Camilo, 18; 8) Xandinho Negrão, 14; 9) Nonô Figueiredo e Max Wilson, 12; 11) Lico Kaesemodel e Ricardo Zonta, 10; 13) Átila Abreu e Giuliano Losacco, 9; 15) Allam Khodair, 8; 16) Marcos Gomes, 7; 17) Antonio Jorge Neto, 6; 19) Thiago Marques, 3; 20) Norberto Gresse, 2; 21) Enrique Bernoldi, Luciano Burti e Ricardo Sperafico, 1.

Copa Vicar

A divisão de acesso da Stock Car terá sua segunda prova do ano em Brasília, após a abertura em São Paulo. O paranaense Diogo Pachenki, da ALM Pachenki Motorsport (Chevrolet), lidera a competição, com 25 pontos, seguido pelos paulistas Rafael Daniel, da FTS Competições (Peugeot), 20; e Cássio Homen de Mello, da Scuderia 111 (Chevrolet), com 16. No ano passado, a vitória no Distrito Federal foi de Pachenki, que surge como um dos favoritos ao topo do pódio também em 2009. A largada da segunda etapa está programada para o domingo, às 13 horas, com transmissão do Speed Channel.

A disputa entre as equipes é outra atração. Afinal, a Copa Vicar qualifica as duas melhores ao final de temporada para a Copa Nextel Stock Car e a briga prossegue até o término das nove etapas programadas. As três primeiras colocações são as seguintes: 1) ALM Pachenki Motorsport, com 32 pontos; 2) FTS Competições, com 20; e 3) Scuderia 11.

A classificação geral da Copa Vicar é a seguinte: 1) Diogo Pachenki (PR), 25 pontos; 2) Rafael Daniel (SP), 20; 3) Cássio Homem de Mello (SP), 16; 4) Felipe Lapenna (SP), 14; 5) Júlio Campos (PR), 12; 6) Leonardo Vital (SP), 10; 7) Afonso Bastos (SP), 9; 8) Pedro Boesel (PR), 8; 9) Lucas Finger (PR), 7; 10) Juliano Moro (RS), 6; 11) Gustavo Sondermann (SP), 5; 12) Marcel Wolfart (SC), 4; 13) Renato Rattes (SP), 3; 14) Ítalo Silveira (SP), 2; 15) Diego Freitas (BA), 1.

Stock Jr.

A Stock Jr. também chega à Capital Federal com a perspectiva de grande emoção. Será a terceira prova do ano e a briga pela liderança está bem apertada, com o paulista Fábio Fogaça em primeiro, com 38 pontos, seguido de muito perto pelo paranaense Pedro Boesel e pelo também paulista João Marcelo (líder da classe Master). A largada será no domingo, a partir das 8h, para um total de 30 minutos de prova.

Os dez primeiros no campeonato: 1º) Fabio Fogaça (SP), 38 pontos; 2º) João Marcelo (*, SP) e Pedro Boesel (PR), 37; 4º) Franklin Trupel (SC), 33; 5º) Patrick Gonçalves (*, BA), 29; 6º) Rafael Negrão (SP), 23; 7º) Beto Cavaleiro (* , SP), 22; 8º) Rodrigo Barone (* , SP), 18; 9º) Wagner Paghotto (SP), 17; 10º) Marcelo Munhoz(*, SP), 9 pontos.

A Copa Nextel Stock Car 2009 tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O patrocínio é de Goodyear e Caixa, com co-patrocínio de Bosch e Esso. As montadoras presentes são Chevrolet e Peugeot.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *