Stock: ConsistÁªncia está levando Negrão aos playoffs

Ex-campeões Ingo Hoffmann e Chico Serra correm risco de ficar fora da fase final.

Com uma campanha pautada na regularidade, Guto Negrão (Medley) está cada vez mais perto de garantir vaga entre os 10 pilotos que disputarão o tÁ­tulo da temporada da Stock Car nas últimas quatro etapas. O campineiro é um dos três pilotos – ao lado do vice-lÁ­der Hoover Orsi (NasrCastroneves) e Alceu Feldmann (Boettger), sexto colocado – que pontuou em todas as seis provas realizadas. Negrão tem 39 pontos, ocupa a 8ª posição e pode carimbar o passaporte aos playoffs no próximo dia 3 de setembro, em Santa Cruz do Sul (RS).

A campanha de Negrão já supera os 28 pontos de 2005, mas ainda está distante do excelente campeonato de 2003. Naquele ano, terminou em terceiro com 138 e ficou a apenas um do vice Cacá Bueno. Em Curitiba, no último fim de semana, Negrão saiu apenas em 21º, mas novamente conseguiu escapar das confusões caracterÁ­sticas da Stock Car para cruzar a linha de chegada em 8º. E poderia ter finalizado mais Á  frente, se não tivesse sido atingido por Tarso Marques na curva da entrada do miolo no meio da prova. “Ele estava sendo ultrapassado e jogou o carro em cima de mim. Mais tarde, me procurou para se desculpar, dizendo que não tinha me visto, mas os danos na direção comprometeram o restante da minha corrida. Depois do choque, meu ritmo ficou um segundo mais lento. Senão, daria até para chegar entre os seis primeiros”, lamentou Negrão, cujo resultado mais expressivo no ano foi o 5º em Campo Grande.

Negrão está usando a bagagem de seis anos na categoria para superar as dificuldades que vem encontrando nas tomadas classificatórias. Até agora, apenas em uma única oportunidade conseguiu participar da superclassificação entre os 10 mais rápidos da tomada de tempos do sábado pela manhã. “Meu motor tem um problema crÁ´nico de potência nas retomadas. Parece que não há muito mais o que possa ser feito. Nesta última prova, o Giuliano Losacco precisou recorrer ao meu acerto para entrar nos Top 10. Ou seja: o carro em si não é ruim.”

Com 47 anos, Guto poderá ser o piloto mais experiente a lutar pelo tÁ­tulo nas etapas de Tarumã, Buenos Aires, Rio de Janeiro e São Paulo. Nomes que fizeram a história da Stock Car, no entanto, correm o sério risco de perder o melhor da festa. Ingo Hoffmann, 12 vezes campeão, passou em branco nas últimas quatro etapas e aparece em 17º com 20 pontos. Está 14 atrás de Popó Bueno, que atualmente fecha a lista dos 10. Chico Serra, tri de 1999 a 2001, figura em condições muito piores e com chances reduzidas de passar adiante, já que está em 23º e soma apenas 7 pontos. Dos últimos campeões, Giuliano Losacco – que venceu em 2004 e 2005 – está virtualmente classificado com os 58 pontos que lhe dão o 4º lugar. David Muffato, dono do tÁ­tulo de 2003, segue na luta por uma das últimas vagas. Está em 13º, com 26.