Stock: Corrida em duplas abre temporada 2015 no dia 22 de março

Formato do atual campeonato será mantido para o ano que vem, com encerramento marcado para Interlagos, em dezembro

O novo formato de campeonato adotado pelo Circuito Schin Stock Car em 2014 será mantido para o ano que vem. A temporada terá a abertura no dia 22 de março com a corrida em duplas, formadas por pilotos titulares e seus convidados. A manutenção da prova se deve ao sucesso da primeira edição, que atraiu pilotos de sete paÁ­ses e de importantes categorias do automobilismo mundial e teve grande cobertura da mÁ­dia. As regras para a formação das duplas serão mais especÁ­ficas do que as utilizadas esse ano e devem ser divulgadas ainda no mês de outubro, assim como o calendário completo da temporada.

Em 2015 o Circuito Schin será composto por 12 etapas, sendo nove em formato de rodada dupla. A Corrida do Milhão será na metade do campeonato e o encerramento será em dezembro, em Interlagos. “Esse novo formato foi aprovado por todos e a repercussão tem sido excelente, muito maior que imaginávamos. A aceitação da mÁ­dia, do público nos autódromos e dos telespectadores tem sido excelente. Isso não deixa nenhuma dúvida de que acertamos. Por isso o formato precisa ser mantido”, comentou MaurÁ­cio Slaviero, diretor geral da Vicar.

“Ainda é preciso definir pequenos detalhes no regulamento, como a pontuação. Mas as rodadas duplas seguem com uma corrida mais longa que a outra e com o grid invertido na segunda bateria”, acrescentou o dirigente.

Em 2014, cinco pilotos venceram pela primeira vez na categoria: Felipe Fraga, Antonio Pizzonia, Rubens Barrichello, Galid Osman e Rafa Matos. Entre as equipes, Prati Mico’s Racing e Hot Car Competições entraram para o hall dos vencedores.

Após nove etapas disputadas, com 16 corridas, 11 pilotos subiram ao degrau mais alto do pódio. Thiago Camilo é quem mais venceu, com três conquistas. Com duas aparecem Rubens Barrichello, Ricardo MaurÁ­cio e Felipe Fraga. LÁ­der do campeonato, Átila Abreu venceu uma prova, assim como Valdeno Brito, Antonio Pizzonia, Marcos Gomes, Daniel Serra, Galid Osman e Rafa Matos. Caso a próxima etapa fosse a última, 13 competidores teriam chances matemáticas de conquistarem o tÁ­tulo, o que também seria inédito na Stock Car.

“Tivemos um grande número de pilotos vencendo e acirrando ainda mais a briga pelo tÁ­tulo. Restam três etapas para o final da temporada e a briga está totalmente aberta. Desde 2012 a última corrida tem pontuação dobrada e isso também será mantido para 2015”, comentou Slaviero.

As três etapas que restam para o final da temporada serão disputadas em Tarumã, Salvador e Curitiba. Todas no mês de novembro.

O Circuito Schin Stock Car tem organização e realização da Vicar Promoções Desportivas, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). A Schin é o patrocinador master. O evento também tem o patrocÁ­nio da Pirelli, copatrocÁ­nio de Shell V-Power Etanol e Mobil Super. Com o apoio da Transzero, Pioneer e Cielo. As montadoras são Chevrolet e Peugeot.