Stock: Duda e NonÁ´ ficam entre os dez mais rápidos

Officer Motorsport se destaca entre equipes.

NonÁ´ Figueiredo (1m41s242) e Duda Pamplona (1m42s259) ficaram respectivamente em sétimo e oitavo lugares no primeiro livre da temporada de Stock Car e deram Á  Officer Motorsport o privilégio de ser a única equipe a colocar seus dois pilotos entre os dez mais rápidos do dia, hoje, em Interlagos (SP). A melhor marca do dia foi obtida entre os 31 carros que saÁ­ram Á  pista por Thiago Camilo (1m40s413); a temporada começa domingo e terá 12 etapas nos principais autódromos do PaÁ­s e, ainda a ser confirmada, uma etapa em Salvador a ser disputada em um circuito de rua montado em torno do Centro Administrativo da capital baiana.

 

A novidade do calendário não é a única da temporada de 2009: este ano a categoria passa a utilizar um carro inédito e com novos sistemas de cambio, freios e suspensão. A novidade animou os pilotos, como explica Duda Pamplona:

 

“O carro é bem interessante de pilotar e causou uma impressão bem interessante: por causa da maior pressão aerodinâmica nós estamos chegando cerca de sete quilÁ´metros por hora mais lento aos pontos de freada, mas pelo mesmo motivo conseguimos contornar as curvas mais rapidamente.”

 

Comentando sobre os contratempos que marcaram o trabalho da maioria das equipes no treino de hoje NonÁ´ Figueiredo lembrou que todo carro novo apresenta problemas de desenvolvimento. Segundo ele, o ponto positivo do dia foi o empenho dos mecânicos:

 

“Em todo o inÁ­cio de temporada a carga de trabalho é maior do que o normal, mas este ano os mecânicos e engenheiros estão enfrentando um desafio bem maior. Muitos deles estão praticamente sem dormir e nem por isso perderam o bom humor. Mais do que isso, nenhum se deixou abater pelo cansaço, o que nos anima ainda mais para buscar um resultado melhor.” arlos Col, diretor-presidente da Vicar, lamentou o ocorrido. “Sem dúvida não esperávamos que isso acontecesse. Vamos avaliar o que pode ser feito pelas equipes para evitar a proximidade da fibra com o ponto quente e a possÁ­vel retirada do Impaxx – material utilizado pela Nascar – do lado direito, uma vez que este foi, aparentemente, o responsável pela propagação do fogo e fumaça excessiva”, explica o dirigente.