As mudanças no regulamento técnico do Campeonato Brasileiro de Stock Car deste ano criaram variáveis que afetam todo o processo de acerto dos carros, algo que pode ter conseqüências importantes em uma categoria onde os treinos livres são proibidos. No ano passado Duda Pamplona dividiu a primeira fila do grid com o pole position Valdeno Brito e manteve-se no pelotão dianteiro até que um pneu furado o relegasse a uma corrida de recuperação que culminou com o nono lugar na classificação geral.
“A corrida de BrasÁlia em 2007 foi sem dúvida uma das mais gratificantes da temporada passadaâ€, comentou o piloto da Officer Motorsport. “Nossa recuperação mostrou que havÁamos chegado ao nÁvel das principais equipes e confirmou que trabalhando sério e com dedicação podÁamos disputar as primeiras posições. Por outro lado, o desgaste dos pneus continua me preocupando para este anoâ€, completou o piloto.
A preocupação é justificada pelo fato que este ano a Stock Car V8 utiliza pneus Goodyear em lugar de Pirelli e as equipes ainda buscam mais referências sobre o desgaste e eficiência no que se refere ao melhor aproveitamento desse componente. Além disso, BrasÁlia é um circuito peculiar na temporada, já que os 2.919 metros do seu percurso praticamente estão distribuÁdos em quatro retas e quatro curvas Á direita.
Para Fábio Gaia, diretor esportivo da Officer Motorsport, não se deve esquecer que “o asfalto local é um dos mais abrasivos do PaÁs, o que vai exigir atenção redobrada para a corrida de domingoâ€. O lado positivo deste fim de semana, porém, não deixa de ser a antecipação da corrida, até então disputada em uma época de seca, para meados de outono, “quando o clima mais úmido significa menor desgaste para os pilotosâ€, completou Gaia.