Stock: Duda supera drama e larga na primeira fila em BrasÁ­lia

NonÁ´ é 14º; TV Globo transmite corrida ao vivo a partir das 11h00.

O fim de semana em BrasÁ­lia continua bastante proveitoso para Duda Pamplona: ao final dos treinos de hoje o piloto da Officer Motorsport obteve um lugar na primeira fila do grid da décima etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car, que será disputada amanhã no Autódromo Nelson Piquet. A quebra de um condutor de combustÁ­vel ao final da segunda sessão de classificação quase eliminou as chances de Pamplona largar na primeira fila, o problema, porém, foi solucionado a tempo. A TV Globo transmite a prova ao vivo, a partir das 11 horas, sendo que o grid de 34 carros será liderado por Ricardo Mauricio, o lÁ­der do certame. NonÁ´ Figueiredo, companheiro de equipe de Pamplona, vai ocupar a 14ª posição e, tal como Pamplona, também se destacou neste fim de semana.


“O segundo lugar no grid é um resultado muito bom e confirma que o resultado de ontem (sexta) não foi sorte. Ao contrário, demonstra que estamos no caminho certo. Este resultado eu devo Á  minha equipe: quando completei minha volta rápida na Q2 rompeu-se um condutor de combustÁ­vel, pane que poderia ter impedido minha participação na disputa pela pole. Meus mecânicos trabalharam com calma e precisão e solucionaram o problema sob os olhos do comissário desportivo.”


Com o segundo lugar no grid garantido Duda reuniu-se com o argentino Cacho Ruesch, seu engenheiro, para decidir a tática da prova, que, segundo ambos, “será bem desgastante.”. Ainda segundo Pamplona, as caracterÁ­sticas peculiares do circuito do Distrito Federal demandam um acerto com atenção especial ao pneu dianteiro esquerdo, “que nesta pista sofre o maior desgaste porque todas as curvas são para o lado direito”. Além disso, o calor pode se transformar em outro fator importante no resultado final, como explica NonÁ´ Figueiredo:


“O calor não está tão forte quanto esperávamos, porém ficar cerca de 50 minutos dentro do carro e correndo sob sol forte é sempre desgastante.”


Ao final da primeira sessão de classificação NonÁ´ Figueiredo e Duda Pamplona estavam entre os quatro primeiros, mas Fábio Gaia, diretor esportivo da Officer Motorsport, sabia que seria difÁ­cil passar para a Q3, a série de três largadas que define as três primeiras linhas do grid de largada através de duas voltas lançadas:


“O NonÁ´ contava com apenas dois jogos de pneus para esta corrida, o que acabou impedindo que ele pudesse disputar a Q2 em igualdade de condições. De qualquer forma o saldo desta jornada é amplamente positivo, pois demonstra que nossa equipe sem dúvida tem a receita para esta pista e continua fazendo grandes progressos.”