Stock: ‘É um kartódromo’, diz Átila Abreu sobre o circuito de Ribeirão Preto (SP)

LÁ­der da Copa Caixa Stock Car gosta de circuitos de rua.

As atividades da Stock Car tiveram inÁ­cio em Ribeirão Preto (SP) na manhã de sexta-feira (04/6), com todos os pilotos da Copa Caixa e da Copa Chevrolet fazendo o reconhecimento do circuito de 2.198 metros montado nas ruas do bairro Nova Aliança. Fã confesso de corridas em rua, o lÁ­der do campeonato Átila Abreu (Zinco Jeanswear/Santa Carolina/OTG/Baterias LÁ­der) deu as suas primeiras impressões.
“É um kartódromo. É uma volta ao kart. É uma pista travada, onde é muito, mas muito bem difÁ­cil de ultrapassar, mais ainda do que em Salvador, mas gostei”, opinou o sorocabano.
O campeonÁ­ssimo Ingo Hoffman teve a oportunidade de dar algumas voltas na tarde de quinta-feira com o carro promocional da equipe AMG Motorsport (3M/Polirion/Beta) e gostou do que sentiu. “É uma pista travada, mas muito prazerosa. Os pilotos vão ter que ter muita concentração para não errar”, ensina o doze vezes campeão da Stock Car.
A velocidade máxima que Átila Abreu atingiu na reta principal foi de 210 Km/h usando o push-to-pass. Sem este recurso ele chegou a 198 km/h. Na curva mais lenta, a velocidade foi de apenas 45 km/h. “Só a curva 1 é feita em terceira marcha, as outras são feitas em segunda ou mesmo primeira”, contou o lÁ­der.
Fazendo jornada dupla, treinando tanto na Stock Car quanto com as picapes Montana, Gustavo Sondermann (Aon/Icec/Bezema) lembra que será imprescindÁ­vel largar das primeiras posições. “Temos que trabalhar no acerto do carro, que será primordial pra virar bem. Aqui não dá pra passar, será impossÁ­vel, só se o cara da frente errar feio. E mesmo assim só na curva 1 e no ‘grampo’ de primeira. Tem que largar na frente, senão, fica onde estiver”, disse o estreante na Stock Car, mas recordista de vitórias na categoria de acesso.
Campeão da Stock Car Jr., Lucas Finger (Santa Carolina/Technos Relógios/Massa Tung) ficou muito impressionado com o traçado ribeirão-pretano. “É legal pra guiar, muito estilo kartismo. Adorei”, exclamou o taubateano. “Como primeira vez andando em rua foi bem legal, gostei”, encerrou o piloto de picapes, que chegou a 188 km/h na entrada da curva 1 e contornou a curva mais lenta a 42 km/h.
No sábado será definido o grid de largada e no domingo acontece a prova da Copa Caixa Stock Car a partir das 13 horas e da Copa Chevrolet Montana as 13 horas.Â
A equipe AMG Motorsport tem patrocÁ­nio de 3M e Poliron, com apoio de Beta Ferramentas.