Stock: Embalado por vitórias, Fábio Fogaça se prepara para estreia na Stock Car

Piloto da cidade de Sorocaba corre pela primeira vez na categoria durante a Corrida do Milhão, marcada para o próximo dia 09 de dezembro

Revelação do automobilismo nacional nos últimos anos – e filho de uma verdadeira lenda da velocidade no paÁ­s -, Fábio Fogaça está a pouco mais de uma semana da sua estreia na Stock Car. Depois de estrear no automobilismo pela divisão de base da categoria (a Stock Júnior) e passar pela Top Race V6 da Argentina e pela Copa Petrobras de Marcas, o filho de Djalma Fogaça vai disputar no próximo dia 09 de dezembro a Corrida do Milhão. E, aos 21 anos de idade, chega como o mais jovem no grid da categoria.

A prova no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, não marca apenas o encerramento da temporada 2012 da Stock Car. Ela tem tudo para entrar na história da categoria, já que além de premiar seu vencedor com R$ 1 milhão, terá a participação de nomes como Tony Kanaan, Rubens Barrichello e Hélio Castroneves.

No caso de Fábio Fogaça, a principal motivação para a estreia vem dos resultados recentes dentro das pistas, já que ele venceu as duas últimas provas que disputou: uma etapa do Campeonato Gaúcho de Endurance, em Tarumã (RS), e uma prova da Copa Petrobras de Marcas realizada em Londrina, no Paraná.

“Estou ansioso para acelerar o Stock Car, não só por ela representar um dos maiores eventos de automobilismo do paÁ­s, mas também por ser uma categoria na qual meu pai já correu”, comenta Fabio Fogaça, lembrando da participação de Djalma na categoria entre 1994 e 1996.

E se as vitórias aumentaram a motivação, foi a disputa do Campeonato Gaúcho de Endurance que ajudou a aumentar a confiança do piloto com relação ao novo carro.

“O Stock Car tem caracterÁ­sticas diferentes das do carro da Copa Petrobras de Marcas que estou acostumado a guiar. A tração traseira é uma delas. Mas no Campeonato Gaúcho de Endurance pude correr com um Ford Fusion montado com o mesmo chassi e motor semelhante ao dos Stock Car. Isso me ajudou a entender melhor o comportamento desse tipo de carro e, sem dúvida, redobrou a confiança de que posso fazer uma boa apresentação em Interlagos”, apontou o piloto da cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo.

Passagem por Curitiba antes da estreia – Antes de acelerar em busca do prêmio milionário da Stock Car, porém, Fábio Fogaça tem um novo compromisso na Copa Petrobras de Marcas. Nos dias 01 e 02 de dezembro, a categoria faz em Curitiba, no Paraná, sua última etapa de 2012. Fábio chega para esta prova como vencedor da última corrida disputada – em Londrina – e na disputa para ratificar a terceira posição da Mitsubishi na classificação de construtores.

“Conseguimos evoluir bastante o carro ao longo do ano, a ponto de vencermos na última etapa. Certamente temos potencial para brigar novamente pela vitória em Curitiba e vou fazer o máximo para fechar o ano com chave de ouro no campeonato”, disse o piloto. As corridas da Copa Petrobras de Marcas estão marcadas para o próximo domingo (Á s 10h35 e Á s 13h20) no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais.