Stock: Felipe Fraga e Thiago Camilo vencem em Curitiba

Felipe Fraga (Cimed Racing) e Thiago Camilo (Ipiranga-RCM) foram os vencedores da nona etapa da temporada, disputada em Curitiba, no Paraná.

Prova 1:

Pole-position, Fraga venceu de ponta a ponta. Foi a quarta vitória de Fraga no ano. Ricardo Mauricio (Eurofarma RC) andou sempre perto de Fraga, mas sem ameaçar a vitória do líder do campeonato. No final, Fraga recebeu a bandeirada com 0s547 de vantagem sobre Maurício. Allam Khodair (Full Time Sports) completou o pódio.

“Pole position e vitória de ponta a ponta. Foi uma prova dura, mas estou feliz por vencer a terceira consecutiva, e muito agradecido à minha equipe por me dar um carro tão bom para vencer essa sequência”, falou Fraga.

“A corrida foi bem difícil, porque o pneu começou a desgastar bastante no final. Eu e o Ricardinho tínhamos o mesmo ritmo, só no começo depois da disputa eu consegui abrir um pouco, mas de qualquer forma foi um final de semana perfeito”, afirmou o tocantinense de 21 anos e que hoje reside em Curitiba.

“Faltou talvez largar da pole. Eu estava abusando o máximo que podia, mas também com alguma dose de cautela para poder levar estes pontos para casa. O Fraga vem fazendo um ano brilhante”, resumiu Mauricio.

Daniel Serra (Red Bull Racing) terminou em quarto, seguido por Valdeno Brito (TMG Racing) e Julio Campos (C2 Axalta Racing).

Lucas Foresti (Full Time-ProGP), Cacá Bueno (Red Bull Racing), Tuka Rocha (RZ Motorsport) e Raphael Abbate (Hot Car Competições) fecharam os dez primeiros.

Com o grid dos dez primeiros invertido, Abbate garantiu a pole.

Resultado Corrida 1*
1-) 88 Felipe Fraga (Cimed Racing) – 34 voltas em 46min02s531 (média de 163,7 km/h)
2-) 90 Ricardo Mauricio (Eurofarma RC) – a 0s547
3-) 18 Allam Khodair (Full Time Sports) – a 14s358
4-) 29 Daniel Serra (Red Bull Racing) – a 18s649
5-) 77 Valdeno Brito (TMG Racing) – a 20s462
6-) 4 Julio Campos (C2 Axalta Racing) – a 27s093
7-) 12 Lucas Foresti (Full Time-ProGP) – a 31s004
😎 0 Cacá Bueno (Red Bull Racing) – a 43s233
9-) 25 Tuka Rocha (RZ Motorsport) – a 49s627
10-) 26 Raphael Abbate (Hot Car Competições) – a 52s480
11-) 111 Rubens Barrichello (Full Time Sports) – a 54s633
12-) 99 Xandynho Negrão (Cavaleiro Sports) – a 55s479
13-) 9 Guga Lima (TMG Racing) – a 57s951
14-) 10 Ricardo Zonta (Shell Racing) – a 1min06s637
15-) 46 Vitor Genz (Eisenbahn Racing Team) – a 1min14s853
16-) 63 Nestor Girolami (Eisenbahn Racing Team) – a 1min15s885
17-) 51 Átila Abreu (Shell Racing) – a 1 volta
18-) 5 Denis Navarro (Vogel Motorsport) – a 1 Volta
19-) 28 Galid Osman (Ipiranga-RCM) – a 2 Voltas
20-) 8 Rafael Suzuki (Vogel Motorsport) – a 4 Voltas
21-) 80 Marcos Gomes (Cimed Racing) – a 5 Voltas
22-) 21 Thiago Camilo (Ipiranga-RCM) – a 7 Voltas
23-) 110 Felipe Lapenna (Hot Car Competições) – a 8 Voltas
24-) 70 Diego Nunes (União Químsica Racing) – a 8 Voltas
25-) 56 Danilo Dirani (RZ Motorsport) – a 9 Voltas
NÃO COMPLETOU
26-) 83 Gabriel Casagrande (C2 Axalta Racing) – a 11 Voltas
27-) 3 Bia Figueiredo (União Química Racing) – a 13 Voltas
28-) 73 Sergio Jimenez (Cavaleiro Sports) – a 28 Voltas
29-) 65 Max Wilson (Eurofarma RC) – a 34 voltas
MELHOR VOLTA: Ricardo Mauricio, 1min20s528 (165,1 km/h)
*Resultados sujeitos a verificações técnicas e desportivas

Prova 2:

Camilo venceu a segunda prova. A sua primeira vitória no ano. Rubens Barrichello (Full Time Sports) e Max Wilson (Eurofarma RC) fecharam o pódio.

Na freada para a primeira curva, o pole Abbate levou um toque de Campos. Com os dois indo para fora da pista, abandonando.

Com os pilotos que alinharam nas primeiras posições entrando nos boxes, para reabastecer, no final da primeira volta, Barrichello assumiu a ponta. O Campeão de 2014 fez o reabastecimento na primeira prova, e da 11 posição, pulou para a primeira.

Nas voltas seguintes, Barrichello abriu sete segundos de vantagem. Atrás Camilo, que largou dos boxes depois de sofrer problemas de superaquecimento na bateria inicial, vinha virando um segundo mais rápido do que os demais. O piloto da Ipiranga- RCM aproveitou para trocar os dois pneus traseiros na primeira prova, priorizando a tração de seu carro nas saídas de curva.

Faltando seis voltas para o final Camilo superou Vitor Genz (Eisenbahn Racing Team) pelo segundo lugar. Pouco depois o Safety-Car foi acionado pela única vez no dia. Felipe Lapenna (Hot Car Competições) bateu na barreira de proteção.

A vantagem de cinco segundos de Barrichello foi eliminada, com o reagrupamento dos carros. Com a bandeira verde agitada Camilo começou a caça a Barrichello. Camilo tentava a ultrapassagem, usand o puss to pass, com Barrichello se efendendo, também usando o puus to pass.

Na penúltima volta Camilo usou o seu último botão de ultrapassagem, na reta oposta. Concluindo a ultrapassagem por fora na entrada do miolo do circuito, na curva 3. Camilo venceu com 0s9 de vantagem sobre Barrichello.

Assim, o piloto do carro 21 cruzou a bandeirada vencendo pela 21ª vez, depois de recuperar 21 posições na disputa. “Que coincidência, não é?”, surpreendeu-se. “Graças a Deus ela veio aqui, e essa conquista de hoje retrata muito da nossa trajetória: problema na primeira bateria, largar do box na segunda em último, conquistar posições na pista para vencer no final. A gente sempre mostrou uma relação de garra, determinação, força de vontade – foi assim em 2015 na Corrida do Milhão, quando antes eu sofri aquele acidente aqui em Curitiba, foi assim em outras corridas como Salvador em 2014”, lembrou.

“Eu sabia que tinha de surpreender o Rubens de alguma maneira, porque faltavam quatro voltas na relargada e eu só tinha dois acionamentos do botão de ultrapassagem. Eu sabia que, pela experiência dele, eu teria de pegá-lo de surpresa. Então tentei onde ele não esperava, na reta oposta, que é um lugar onde a gente não costuma usar o push, e acabou dando certo – eu queria também lembrar a lealdade do Rubens, que sempre disputa de forma dura mas limpa, e consegui posicionar meu carro por fora. Não é com todo piloto que a gente consegue fazer isso, não é todo piloto que age dessa maneira. Ele soube respeitar. Se eu não passasse ali, não passava mais”
, explicou Thiago.

Barrichello sabia que a intervenção do carro de segurança prejudicaria muito suas chances de vitória. “É assim mesmo: quando tem safety car, às vezes pode ajudar muito como também pode prejudicar um pouco. Não tinha muito o que fazer. Na relargada ainda me defendi da forma mais leal que eu podia. Lutei o que eu pude no final com a aderência dos meus pneus, e eu sabia que ele tinha trocado. De qualquer maneira, eu tenho de ficar é satisfeito. Não tínhamos o ritmo do Fraga, então jogamos com a estratégia”, resumiu.

Wilson, que alinhou m último depois de abandonar a primeira prova logo na volta inicial, fez uma grande prova. Terminando em terceiro.

Genz foi o quarto, seguido por Galid Osman (Ipiranga-RCM), Denis Navarro (Vogel Motorsport), Sergio Jimenez (Cavaleiro Sports), Nestor Girolami (Eisenbahn Racing Team), Danilo Dirani (RZ Motorsport) e Gabriel Casagrande (C2 Axalta Racing).

Fraga lidera o campeonato com 227 pontos, seguido por Barrichello com 187 e Brito com 167.

A próxima etapa acontece no dia 6 de novembro, em Goiânia.

Resultado Corrida 2*
1-) 21 Thiago Camilo (Ipiranga-RCM) – 22 voltas em 31min35s222 (média de 154,4 km/h)
2-) 111 Rubens Barrichello (Full Time Sports) – a 0s941
3-) 65 Max Wilson (Eurofarma RC) – a 1s462
4-) 46 Vitor Genz (Eisenbahn Racing Team) – a 3s370
5-) 28 Galid Osman (Ipiranga-RCM) – a 4s381
6-) 5 Denis Navarro (Vogel Motorsport) – a 5s395
7-) 73 Sergio Jimenez (Cavaleiro Sports) – a 6s580
😎 63 Nestor Girolami (Eisenbahn Racing Team) – a 7s308
9-) 56 Danilo Dirani (RZ Motorsport) – a 7s619
10-) 83 Gabriel Casagrande (C2 Axalta Racing) – a 8s074
11-) 8 Rafael Suzuki (Vogel Motorsport) – 8s353
12-) 18 Allam Khodair (Full Time Sports) – 8s765
13-) 29 Daniel Serra (Red Bull Racing) – 8s998
14-) 88 Felipe Fraga (Cimed Racing) – 11s818
15-) 0 Cacá Bueno (Red Bull Racing) – 13s117
16-) 25 Tuka Rocha (RZ Motorsport) – 13s243
17-) 9 Guga Lima (TMG Racing) – 13s585
18-) 90 Ricardo Mauricio (Eurofarma RC) 56s421
19-) 3 Bia Figueiredo (União Química Racing) – a 2 voltas
20-) 77 Valdeno Brito (TMG Racing) – a 3 voltas
21-) 51 Átila Abreu (Shell Racing) – a 6 voltas
NÃO COMPLETOU
22-) 110 Felipe Lapenna (Hot Car Competições ) – a 7 voltas
23-) 80 Marcos Gomes (Cimed Racing) – a 8 voltas
24-) 99 Xandynho Negrão (Cavaleiro Sport) – a 11 voltas
25-) 70 Diego Nunes União (Química Racing) – a 16 voltas
26-) 10 Ricardo Zonta (Shell Racing) – a 16 voltas
27-) 12 Lucas Foresti (Full Time-ProGP) – a 16 voltas
28-) 26 Raphael Abbate (Hot Car Competições) – 23 voltas
29-) 4 Julio Campos C2 (Axalta Racing) – 23 voltas
MELHOR VOLTA: Thiago Camilo, 1min20s272 (165,7 km/h)
*Resultados sujeitos a verificações técnicas e desportivas

Classificação do campeonato após 9 etapas:
1-) Felipe Fraga, 227 pontos
2-) Rubens Barrichello, 183
3-) Valdeno Brito, 167
4-) Max Wilson, 148
5-) Daniel Serra, 140
6-) Cacá Bueno, 138
7-) Marcos Gomes, 137
😎 Allam Khodair, 137
9-) Ricardo Mauricio, 135
10-) Vitor Genz, 130
11-) Diego Nunes, 128
12-) 51 Átila Abreu, 116
13-) 10 Ricardo Zonta, 108
14-) Thiago Camilo, 99
15-) Sergio Jimenez, 97
16-) Galid Osman, 96
17-) Julio Campos, 90
18-) Denis Navarro, 70
19-) Gabriel Casagrande, 66
20-) Rafael Suzuki, 66
21-) Raphael Abbate, 64
22-) Guga Lima, 60
23-) Nestor Girolami, 55
24-) Felipe Guimarães, 51
25-) Lucas Foresti, 51
26-) Popó Bueno, 46
27-) Bia Figueiredo, 41
28-) Felipe Lapenna, 39
29-) Danilo Dirani, 30
30-) Tuka Rocha, 23
31-) Xandynho Negrão, 12
32-) Luciano Burti, 11
33-) Fabio Carbone, 2
34-) Alceu Feldman, 0
35-) Thiago Marques, 0
36-) Beto Cavaleiro, 0
37-) Cezar Ramos, 0

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