Stock: Gary Anderson impressionado com alta competitividade da Stock Car

Projetista do 1º carro de Michael Schumacher esteve hoje em Interlagos no primeiro dia de trabalho com a Petrobras-Action Power, dos pilotos Luciano Burti e Thiago Marques.



Com mais de duas décadas de experiência na F-1, o projetista Gary Anderson iniciou hoje seu trabalho de consultoria na Stock Car para a equipe Petrobras-Action Power. O britânico, que concebeu entre outros carros o primeiro modelo pilotado por Michael Schumacher na categoria, passou o dia acompanhando o treino dos pilotos Luciano Burti e Thiago Marques. E admitiu que ficou impressionado com a alta competitividade da principal categoria do automobilismo nacional.


 


“Já sabia que havia muitos pilotos e equipes andando no mesmo ritmo, mas ver em todos os treinos 20 ou mais carros no mesmo segundo é algo impressionante, o que mostra que a categoria realmente é muito competitiva”, afirmou Anderson. Hoje, ele esteve Á  frente dos trabalhos de set up dos dois carros da equipe, em conjunto com o diretor-técnico da equipe, Paulo de Tarso, e com os engenheiros de cada carro, Arlindo Romero e Afonso Rangel.


 


“Neste primeiro dia fui muito mais observador do que palpiteiro, mas acredito que podemos evoluir muitas coisas no set up. É sempre bom ter alguém de fora ajudando a buscar soluções para tornar um carro de corrida mais rápido. E Interlagos é um circuito muito complicado para ajustes, pois é composto de duas áreas bem distintas, com longas retas e um miolo travado”, afirmou Anderson.


 


Apesar de ter contato com o carro da Stock Car pela primeira vez apenas nesta semana, o ex-projetista da F-1 acredita que isso não será problema neste fina de semana. “Para ser sincero, é um carro com quatro rodas como outro qualquer”, brincou. “As leis de fÁ­sica e os conceitos de engenharia são os mesmos para qualquer corrida”, completou.


 


A equipe ficou bastante satisfeita com o primeiro dia de trabalho do britânico. “Conversamos sobre alguns ajustes e sem dúvida a experiência dele está nos ajudando muito”, comentou Paulo de Tarso. Hoje, Luciano Burti (Petrobras-Cimed-Pakalolo-Brasil Telecom) e Thiago Marques (Petrobras-Cimed-Prevyne-Alpina) chegaram a dominar a última sessão de testes, ficando em primeiro e segundo na parte inicial do treino. Depois, com a melhora de outros pilotos, ficaram em 7º e 24º, respectivamente.


 


“Começamos bem aqui em São Paulo e a chegada do Gary fez com que nosso cronograma de experimentos para este primeiro dia de treinos fosse intenso. Infelizmente não conseguimos realizar tudo que tÁ­nhamos programado, mas podemos fazer um ajuste fino amanhã”, completou o ex-piloto da F-1.


 


Marques também está otimista com a performance em Interlagos. “O carro estava competitivo na primeira parte do treino. Depois, perdi um pouco de desempenho por conta do baixo rendimento do motor. Vamos trocá-lo para o treino de amanhã e esperamos voltar ao grupo do top 10”, completou.