Stock: Ginástica aprova modelo da Stock Car e pode premiar “pole”

A visita de uma delegação de dirigentes e atletas da seleção brasileira Á  etapa de Curitiba da Stock Car domingo último poderá servir de inspiração a uma inusitada forma de incentivo na ginástica olÁ­mpica.


A presidenta da CBG, Vicélia Florenzano, gostou do prêmio oferecido ao pole position – uma scooter – e vai estudar uma forma de recompensar os ginastas que se saÁ­rem melhor nos treinos classificatórios. “Vamos pensar no assunto e estudar alternativas. Mas acredito que seria interessante não somente para os atletas, mas até mesmo em termos de mÁ­dia. Afinal, uma pole é sempre notÁ­cia”, lembrou.

Na quinta-feira passada, Daiane dos Santos, Daniele Hypólito, Camila Comim e Roberta Monari andaram no carro de dois lugares da Equipe Medley pilotado pelo bicampeão Giuliano Losacco no circuito de Pinhais. Gostaram tanto da experiência que voltaram no domingo, com exceção de Daiane, para assistir Á  sexta etapa e torcer pelo anfitrião. Vicélia compareceu apenas no dia da corrida e ficou impressionada pela grandiosidade do evento, notadamente com os investimentos exigidos pelo elevado nÁ­vel de profissionalismo das equipes. Ela aproveitou para conhecer os caminhões de transporte dos equipamentos. “Estamos negociando a compra de uma carreta para levar o material de nossas apresentações”, explicou.

Neste fim de semana, as 14 atletas da seleção permanente participarão do Campeonato Brasileiro adulto, marcado para o Goiânia Arena. A maior estrela da delegação, no entanto, será apenas uma convidada especial. “Como está sem clube no momento, Daiane dos Santos se apresentará sem contar pontos”, informou Lanova Dias, assessora de imprensa da Confederação Brasileira de Ginástica.

LaÁ­s Souza, Ana Cláudia Silva, Camila Comin, Khiuani Dias e Ethiene Franco defenderão o Sanepar, do Paraná; Daniele Hypólito, Jade Fernandes e Thamires Araújo, o Flamengo do Rio; Bruna Costa, o Guarulhos (São Paulo); Juliana Santos, o Grêmio Náutico União, de Porto Alegre; Roberta Monari, o Pinheiros (São Paulo); Milena Miranda e Maira Silva, o Yaschi (São Paulo).

Embora inscritas por clubes de diferentes estados, as meninas baseadas no Centro de Excelência de Curitiba seguirão juntas nesta quarta-feira para a capital de Goiás. Os ensaios serão realizados na sexta-feira, com eliminatórias e finais no sábado e domingo. O sistema de disputas será o all around, ou seja, todas as ginastas se exercitarão nos quatro aparelhos – solo, salto sobre o cavalo, trave e paralelas.

A seleção brasileira permanente de ginástica feminina integra o programa “Mulheres que Fazem o Brasil Brilhar”, criado pela Bombril em reconhecimento e apoio ao esporte olÁ­mpico nacional. Maiores informações estão disponÁ­veis no site
www.mulheresquebrilham.com.br.