Vice-lÁder Ricardo MaurÁcio prevê qualifying mais difÁcil do ano.
paulista Átila Abreu (JF Racing) surpreendeu ao estabelecer no final da tarde desta sexta-feira a melhor volta (49s938) das duas sessões de treinos que abriram a programação da terceira etapa da Stock Car em Curitiba. O piloto de 1m90 soube aproveitar melhor que ninguém a excelente aderência do asfalto do anel externo da capital paranaense e estabeleceu um tempo que se aproximou do recorde absoluto do traçado, registrado em 49s807 por Antonio Jorge Neto em 2004, época em que a categoria ainda utilizava pneus importados da Itália. Como previsto, as diferenças foram mÁnimas, conseqüência das diminutas dimensões de um circuito curto – 2.550 metros – e com apenas duas curvas.
É improvável, no entanto, que as marcas caiam acentuadamente nas tomadas classificatórias de amanhã. “O asfalto está começando a pregar demais. Pode ser que os pneus novos não façam diferença. Ao contrário, Á medida que forem deixando borracha pelo chão, pode acontecer até de os tempos subiremâ€, analisou Ricardo MaurÁcio (Medley), vencedor da recente etapa em BrasÁlia e que praticamente pode garantir neste final de semana a passagem para os playoffs decisivos com antecipação de cinco corridas.
Pela manhã, MaurÁcio testou o motor titular, que voltou da revisão regular pós-corrida com 10 cavalos a menos de potência. À tarde, treinou com o reserva e constatou que já não há discrepância de rendimento entre ambos. “SaÁ com meus melhores pneus no inÁcio, mas o acerto não estava legal. No final, voltei com o mesmo jogo e consegui baixarâ€, continuou o vice-lÁder do campeonato, que prevê uma classificação difÁcil amanhã. “Não temos aquela vantagem de BrasÁlia. A briga pela pole será muito interessanteâ€, completou, confiante em largar na frente pela segunda vez seguida.
O lÁder Marcos Gomes enfrentou uma sexta-feira mais complicada. Depois do terceiro tempo pela manhã, parou logo no inÁcio da tarde para acompanhar o trabalho dos mecânicos sob o carro da Equipe Medley. “Quebrou a quarta marcha e tivemos de trocar o câmbioâ€, explicou. Retornou Á pista quando restavam apenas 15 minutos e fechou na 15ª colocação. “Ele está perdendo nos dois trechos de reta. É esse problema que teremos de atacarâ€, informou o diretor-técnico Andreas Mattheis. A exemplo do companheiro MaurÁcio, Marquinhos treinou com o motor reserva pela manhã e com o titular na segunda parte dos ensaios.
Os outros dois pilotos da Medley não foram felizes. O paraibano Valdeno Brito ficou em 29º. “Ainda não me sinto confortável com o carro. Aparentemente, não há nada de errado. Simplesmente, o tempo não vemâ€, analisou. Guto Negrão pagou o preço da perda dos testes matinais, por causa da troca do motor avariado, e não foi além do 31º lugar.
A pole começará a ser definida Á s 11h25, quando sobrarão apenas 15 pilotos para a segunda sessão. Os seis mais rápidos, então, protagonizarão as três minicorridas – 3º x 4º, 2º x 5º e 1º x 6º – com duas voltas de duração. Largará na ponta o mais veloz na soma dos tempos.