Stock: Gomes tem problemas e Abreu surpreende no PR

Vice-lÁ­der Ricardo MaurÁ­cio prevê qualifying mais difÁ­cil do ano.

 paulista Átila Abreu (JF Racing) surpreendeu ao estabelecer no final da tarde desta sexta-feira a melhor volta (49s938) das duas sessões de treinos que abriram a programação da terceira etapa da Stock Car em Curitiba. O piloto de 1m90 soube aproveitar melhor que ninguém a excelente aderência do asfalto do anel externo da capital paranaense e estabeleceu um tempo que se aproximou do recorde absoluto do traçado, registrado em 49s807 por Antonio Jorge Neto em 2004, época em que a categoria ainda utilizava pneus importados da Itália. Como previsto, as diferenças foram mÁ­nimas, conseqüência das diminutas dimensões de um circuito curto – 2.550 metros – e com apenas duas curvas.


É improvável, no entanto, que as marcas caiam acentuadamente nas tomadas classificatórias de amanhã. “O asfalto está começando a pregar demais. Pode ser que os pneus novos não façam diferença. Ao contrário, Á  medida que forem deixando borracha pelo chão, pode acontecer até de os tempos subirem”, analisou Ricardo MaurÁ­cio (Medley), vencedor da recente etapa em BrasÁ­lia e que praticamente pode garantir neste final de semana a passagem para os playoffs decisivos com antecipação de cinco corridas.


Pela manhã, MaurÁ­cio testou o motor titular, que voltou da revisão regular pós-corrida com 10 cavalos a menos de potência. À tarde, treinou com o reserva e constatou que já não há discrepância de rendimento entre ambos. “SaÁ­ com meus melhores pneus no inÁ­cio, mas o acerto não estava legal. No final, voltei com o mesmo jogo e consegui baixar”, continuou o vice-lÁ­der do campeonato, que prevê uma classificação difÁ­cil amanhã. “Não temos aquela vantagem de BrasÁ­lia. A briga pela pole será muito interessante”, completou, confiante em largar na frente pela segunda vez seguida.


O lÁ­der Marcos Gomes enfrentou uma sexta-feira mais complicada. Depois do terceiro tempo pela manhã, parou logo no inÁ­cio da tarde para acompanhar o trabalho dos mecânicos sob o carro da Equipe Medley. “Quebrou a quarta marcha e tivemos de trocar o câmbio”, explicou. Retornou Á  pista quando restavam apenas 15 minutos e fechou na 15ª colocação. “Ele está perdendo nos dois trechos de reta. É esse problema que teremos de atacar”, informou o diretor-técnico Andreas Mattheis. A exemplo do companheiro MaurÁ­cio, Marquinhos treinou com o motor reserva pela manhã e com o titular na segunda parte dos ensaios.


Os outros dois pilotos da Medley não foram felizes. O paraibano Valdeno Brito ficou em 29º. “Ainda não me sinto confortável com o carro. Aparentemente, não há nada de errado. Simplesmente, o tempo não vem”, analisou. Guto Negrão pagou o preço da perda dos testes matinais, por causa da troca do motor avariado, e não foi além do 31º lugar.


A pole começará a ser definida Á s 11h25, quando sobrarão apenas 15 pilotos para a segunda sessão. Os seis mais rápidos, então, protagonizarão as três minicorridas – 3º x 4º, 2º x 5º e 1º x 6º – com duas voltas de duração. Largará na ponta o mais veloz na soma dos tempos.