Stock: Guto Negrão prevÁª quebra de recorde do ano em Interlagos

Asfalto renovado deve baixar tempo de volta da Stock Car em até 1,5 segundo.

O novo asfalto de Interlagos deve baixar o tempo de volta em até 1,5 segundo e derrubar o recorde da Stock Car em 2007 no autódromo paulistano. A expectativa é do paulista Guto Negrão (Vivanz 307 Racing), para quem a pole no próximo sábado deve ficar na casa de 1min39s. A marca a ser batida – 1:40.115 – foi estabelecida por Antonio Jorge Neto (RC) no dia 16 de junho último. “Se não chover, pode ser até que o mais rápido ande em torno de 1:38 alto”, prevê.

Guto é um dos poucos pilotos que já correu em Interlagos depois dos trabalhos de repavimentação para o GP do Brasil de Fórmula 1. No fim de semana passado, disputou a rodada dupla da GT3 Brasil. Satisfeito com as obras que praticamente acabaram com as queixas quanto Á s ondulações do traçado, Guto disse que os carros ficarão mais rápidos também pela grande quantidade de carros que estarão em Interlagos no fim de semana. “A pista vai emborrachar facilmente e aumentar a aderência. Serão quase 100 carros de três categorias”, observou, lembrando que a Stock Car Light e a Stock Car Jr. também fecharão o calendário no domingo.

O recorde absoluto da Stock Car, no entanto, continuará sendo uma miragem. Foi registrado por Felipe Maluhy (Terra) na sessão classificatória da última etapa de 2006 – 1:38.180, Á  média de 157,99 km/h. Foi a última vez que a Stock Car utilizou os pneus italianos, reconhecidamente mais velozes que os nacionais adotados em 2007. “Mesmo que as condições estejam favoráveis, esse tempo permanecerá inatingÁ­vel”, disse Guto.

O novo asfalto provocará alterações das receitas de acerto das equipes. “Com os pneus do ano passado, poderÁ­amos endurecer bastante as suspensões e diminuir a altura. Como os nacionais não têm a mesma eficiência, vamos trabalhar nesse sentido, mas de forma menos radical”, ressalvou Guto. Sobre a última corrida da temporada, afirmou que o objetivo principal será deixar uma boa impressão na despedida. “A equipe está matematicamente classificada para o campeonato de 2008 desde a recente corrida no Rio de Janeiro. É uma pena que só tenhamos deslanchado na segunda fase, porque tÁ­nhamos potencial para entrar nos playoffs decisivos.”

Com o tÁ­tulo definido antecipadamente em favor do bicampeão Cacá Bueno, as atenções da 12ª e última etapa se voltarão para a briga pelas últimas vagas entre as 16 equipes que garantirão presença no próximo campeonato. Os treinos oficiais serão abertos nesta sexta-feira em duas sessões de 90 minutos, das 10h30 Á s 12h00 e das 14h00 Á s 15h30. Sábado, a primeira tomada classificatória, das 10h40 Á s 12h10, definirá os 10 pilotos que disputarão a pole no superqualifying das 12h40 Á s 12h50. Domingo, a largada será autorizada Á s 11 horas, com transmissão ao vivo pela TV Globo.