Stock: Instabilidade climática movimenta treino classificatório em Curitiba

Possibilidade de chuva e garoa fina durante as atividades trouxeram dúvidas às equipes no acerto dos carros na definição do grid da primeira corrida de 2011

O treino classificatório para a primeira etapa da temporada da Stock Car tornou-se um desafio maior do que naturalmente é em função da preocupação com as variações climáticas neste sábado (19). Chegou a garoar durante o dia, mas não o suficiente para molhar a pista, contrariando a previsão do tempo para a região de Curitiba (PR). Quem lidou melhor com a situação, garantindo a pole position para a primeira corrida do ano, foi Marcos Gomes, da Medley/Full Time.

O clima imprevisível também pegou de surpresa a Itaipava Racing Team. “Achei que as condições de pista estariam piores na classificação, em função da previsão de chuva – ou mesmo se fizesse calor como ontem – e preparamos o carro para isso, mas não foi o que aconteceu. Não choveu o suficiente para mudar a pista, nem esquentou. Foi uma aposta. De qualquer forma o carro está bom de equilíbrio, de aderência, e como venho dizendo espero colher os frutos na corrida”, disse Luciano Burti.

Ele ficou bem perto de entrar no grupo que disputaria a pole position na segunda e última fase do treino em Curitiba. Ficou em 15º. Larga, portanto, dentro da zona de pontos na etapa de abertura da temporada da Stock Car. “Não estou satisfeito com a posição, mas ao mesmo tempo estou feliz com o carro, sei que estamos no caminho certo”, acrescentou Luciano Burti. “Nossos dois carros estão em condições de fazer uma boa corrida”, comentou o chefe de equipe, Ereneu Boettger.

David Muffato teve um problema mais sério, um furo no pneu traseiro esquerdo na segunda tentativa de volta rápida – que pela primeira parcial tinha tudo para ser melhor que a primeira – e alinhará no grid de largada em 24º. “Para nós, faltou andar um pouco mais, o furo no pneu atrapalhou. Não chegaríamos nas primeiras posições, mas ganharíamos alguns lugares, com certeza. Agora vamos pensar direitinho e achar um bom ajuste do carro para amanhã”, revelou David Muffato.

“Quero tentar encontrar também uma boa estratégia, talvez seja possível fazer a corrida sem a troca de pneus (a limitação de profissionais, imposta pelo regulamento, tornou o pit stop com troca de pneus mais demorada). A ideia é fazer uma corrida tranquila, pensando em pontos, para começar bem o campeonato”, destacou David Muffato. A corrida será disputada neste domingo (20) às 11h00 com transmissão ao vivo do Sportv e apresentação dos principais momentos na Rede Globo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *