Stock Light: Felipe Baptista vence no Velocitta e dispara na liderança do campeonato

Terceiro do grid de largada, Felipe Baptista voou baixo e soube escolher a hora de ultrapassar os adversários para vencer a corrida 1 da sexta etapa da temporada 2021 da Stock Light, disputada neste sábado no Velocitta.

“Aqui é uma pista que gasta muito pneu, além disso, tentei economizar o máximo de push para usar na hora certa. O intervalo entre eles é muito grande e se usasse na hora errada, perderia muito tempo até poder usar outro. Eu consegui usar nas horas certas para fazer ultrapassagens conscientes pensando no campeonato”, disse Baptista.

Com a vitória, o piloto da KTF foi a 251 pontos e abriu 42 de vantagem sobre o vice-líder Gabriel Robe.

A segunda posição ficou com Gabriel Robe, que largou da pole position, manteve a ponta durante boa parte da corrida, mas não conseguiu frear as investidas de Baptista, que assumiu a ponta a sete minutos do final da prova.

“A gente vinha em um ritmo forte, mas o Felipe conseguiu imprimir um ritmo mais forte do que o nosso. O desgaste dos pneus aqui é muito acentuado e eu acredito que o carro dele consiga preservar um pouquinho mais os pneus do que o nosso, o que fez com que o ritmo dele tenha sido melhor do que o meu do meio para fim da corrida”, contou o gaúcho da Motortech.

A terceira posição ficou com Raphael Reis, que dominou os treinos livres, mas acabou largando em segundo na corrida deste sábado.

“Começamos a corrida muito bem e vínhamos em um ritmo bom, mas quebrou um parafuso da cambagem e perdemos rendimento, aí foi só trazer o carro para casa. No final ainda tentei gastar uns pushes na esperança de dar uma confusão entre os dois para talvez conseguir chegar. Não tenho o que reclamar desse terceiro lugar. Espero que amanhã a gente volte ao pódio”, disse Reis.

Entre os Rookies, a vitória ficou com Lucas Kohl, o sétimo colocado no geral.

“Não classifiquei muito bem e arrisquei um pouco na largada, consegui me posicionar bem, mas depois dei uma erradia e perdi uma posição. Mas acho que no geral, do primeiro treino para cá, melhoramos muito o carro. A equipe está de parabéns”, comemorou Kohl.

Os pilotos da Stock Light voltam para a pista do Velocitta às 15h30 (horário de Brasília) para a corrida 2 da sexta etapa da temporada, que terá transmissão ao vivo na RedeTV e no youtube.com/stockcarchannel.

A corrida

Logo na largada, o pole position Gabriel Robe acelerou forte para manter a liderança, seguido de perto por Raphael Reis, o segundo do grid. Mais atrás, o atual campeão, Pietro Rimbano saltou da oitava posição para o quarto posto, logo atrás do atual líder do campeonato, Felipe Baptista.

A largada não foi tão boa para Matheus Iorio e Arthur Leist, que se enroscaram logo na curva 1 e perderam muitas posições.

Iorio, que chegou a ocupar as últimas posições logo após o enrosco com Leist, começou a se recuperar e na quarta volta já ocupava o sétimo posto. Enquanto isso, Zezinho Muggiati e Pietro Rimbano travavam um emocionante duelo pela quinta posição.

Entre os ponteiros, Raphael Reis se defendia como podia das investidas de Felipe Baptista. A briga pela segunda posição entre Reis e Baptista ajudou Gabriel Robe, que na sétima volta já estava a pouco mais de dois segundos do segundo colocado.

Faltando 18 minutos para o final da corrida, Felipe Baptista conseguiu ultrapassar Raphael Reis, começou a perseguir Robe e aos poucos diminuir a vantagem do líder da corrida, tanto que a dez minutos para o final da corrida a diferença entre Robe e Baptista era de sete décimos de segundo.

Para tentar se desvencilhar de Felipe Baptista, Gabriel Robe usava e abusava do botão de ultrapassagem. Mais atrás, Gabriel Lusquiños colocou por dentro de Arthur Leist, mas atrasou demais o ponto da freada e teve que tirar o pé.

Faltando sete minutos e meio, Felipe Baptista acionou o push-to-pass, colocou por dentro no final da reta dos boxes e tomou a liderança das mãos de Gabriel Robe, que ainda tentou retomar a ponta usando o botão de ultrapassagem, mas Baptista fechou a porta e não permitiu.

Após assumir a ponta, Felipe Baptista começou a se distanciar para cruzar a linha de chegada em primeiro. Gabriel Robe terminou em segundo e Raphael Reis em terceiro, logo a frente do atual campeão, Pietro Rimbano. Entre os Rookies, Lucas Kohl foi o vencedor ao ficar em sétimo no geral.

Confira o resultado extraoficial da corrida:

1 Felipe Baptista (KTF Sports), 20 voltas em 38min28s
2 Gabriel Robe (Motortech) a 2.495
3 Raphael Reis (W2 Racing) a 4.148
4 Pietro Rimbano (KTF Racing) a 8.736
5 Matheus Iorio (W2 Racing) a 11.497
6 Zezinho Muggiati (W2 ProGP) a15.434
7 Lucas Kohl (KTF Sports) a 22.452
8 Felipe Papazissis (RKL Competições) a 32.866
9 Gabriel Lusquiños (W2 ProGP) a 40.363
10 Arthur Leist (Motortech) a 49.119
11 Dudu Trindade (KTF Racing) a 55.421
12 Renato Braga (Piquet Sports) a 1:05.789
13 Raphael Teixeira (Motortech Motorsports) a 12 voltas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *