Stock: Marques e Maluhy trabalham em busca do equilÁ­brio dos carros

Equipes testaram durante dois dias em Interlagos. Etapa inaugural de 2007 será no próximo domingo.

Dois dias de treinos coletivos abriram no inÁ­cio desta semana (terça e quarta-feira, dias 17 e 18) a programação para a 1ª etapa da temporada 2007 da Copa Nextel Stock Car, no circuito de Interlagos, em São Paulo. Com 49 carros na pista no último dia de testes e muitas novidades, pilotos e chefes de equipe trabalharam em busca do equilÁ­brio dos carros, que com a troca dos pneus importados pelos nacionais, apresentaram grandes mudanças.

Na equipe Terra Racing, os pilotos Felipe Maluhy e Tarso Marques testaram Á  procura do acerto ideal para os seus carros. Na terça-feira, Maluhy ficou em 14º lugar no geral dos treinos. Tarso foi o 22º. Na quarta, mesmo com problemas no motor, Tarso conseguiu melhorar e foi o 16º no geral do dia. Maluhy terminou em 20º.

“A mudança dos pneus fez com que começássemos tudo de novo. O problema é que não temos pneus novos para testar durante as 30 voltas permitidas em cada sessão. Se fossemos usar pneus novos nas 120 voltas que tivemos nesses dois dias, chegarÁ­amos ao fim de semana sem pneu para a prova. Então, temos de economizar e não conseguimos melhorar muito o equilÁ­brio do carro”, comentou Maluhy, quarto colocado na temporada 2006 e pole position na última corrida do ano, realizada justamente em São Paulo.

Comparando o tempo da pole do piloto naquela ocasião (1:38.180) com o melhor tempo nos dois dias de treinos, a volta no traçado paulista piorou três segundos (Ingo Hoffman virou em 1:41.204 na terça-feira). O fato mostra a diferença de velocidade causada com a mudança dos pneus. “Os pneus não dão aderência para o peso e a velocidade desse carro”, continuou o piloto paulista, que diante disso não faz previsões para a primeira corrida do ano. “Não dá para saber o que esperar”, completou.

Além da adaptação aos novos pneus, o companheiro Tarso Marques enfrentou ainda problemas com sua velocidade em reta. “EvoluÁ­mos do primeiro para o segundo dia de testes, mas ainda não encontramos um bom equilÁ­brio. Com relação aos pneus, acho que essa diferença já era esperada, sabÁ­amos que seria algo trabalhoso. E o balanço do carro uma hora ou outra você encontra. Mas meu maior problema tem sido velocidade na reta. Já trocamos o motor, mas ainda não sabemos o que está acontecendo”, destacou o paranaense, que interrompeu sua participação no treino da tarde, com problemas no motor. Mesmo assim, foi o oitavo na última sessão.

Durante os treinos, Tarso e Maluhy também testaram o dispositivo “push-to-pass” (nitro), introduzido para melhorar as ultrapassagens e capaz de aumentar momentaneamente em 35 cavalos a potência do motor, que atinge 500 HP. “Já deu para sentir a diferença. Vamos ver na corrida”, disse Maluhy.

Os treinos livres de sexta-feira (dia 20) terão inÁ­cio a partir das 10h30. No domingo (22), a prova terá sua largada Á s 11 horas, com transmissão ao vivo pela Rede Globo.