Stock: Matematicamente, 18 pilotos ainda lutam para estar nos playoffs, mas na prática disputa é intensa somente pelas duas últimas vagas nas finais

Os pilotos Guto Negrão (Medley-A.Mattheis), Popó Bueno (Hot Car), Ricardo MaurÁ­cio (Katalogo Racing), Ruben Fontes (Neosoro-JF) e Duda Pamplona (Officer) farão uma corrida Á  parte na oitava etapa da temporada de 2006 da Stock Car V8, que será realizada neste domingo (24), no anel externo do Autódromo de BrasÁ­lia. Eles chegam Á  última prova classificatória para os playoffs entre os protagonistas da primeira “decisão” do campeonato deste ano, já que, embora 18 pilotos tenham chances matemáticas de entrar na disputa, é entre eles que a briga segue mais intensa.

Negrão é o nono colocado na tabela com 45 pontos, e leva seis de vantagem para Bueno e MaurÁ­cio, que estão empatados com 39. Após a vitória na última corrida, Fontes chegou a 34 pontos e assumiu a 12ª colocação no campeonato, superando Pamplona por apenas um ponto. Com este cenário, a Stock Car V8 chega Á  Capital Federal vivendo um momento único em seus 28 anos de história. Pela primeira vez a categoria terá uma fase final, e por esse motivo garantir vaga nos playoffs vale mais que uma vitória para estes cinco pilotos.

“Temos dois momentos importantes na temporada de 2006”, analisa Ricardo MaurÁ­cio, que está em décimo na tabela, com 39 pontos. “Um deles é, naturalmente, a decisão do tÁ­tulo, que deve acontecer somente na 12ª corrida da temporada por causa do novo sistema de classificação. O outro é a definição dos 10 pilotos que garantirão vaga nos playoffs, o que será justamente neste fim de semana, em BrasÁ­lia”, completou o piloto.

Matematicamente, somente os quatro primeiros colocados na atual tabela de classificação da Stock Car V8 têm presença garantida nas finais. O bom retrospecto e o momento favorável vivido por Rodrigo Sperafico (Neosoro-JF), Felipe Maluhy (Terra-Avallone) e Antonio Jorge Neto (Eurofarma-RC), no entanto, diminui sensivelmente a probabilidade de um deles deixar a lista de finalistas, o que limita a disputa a apenas três vagas.

Alceu Feldmann (Boettger), que ocupa a oitava colocação empatado em pontos com Neto, também está praticamente assegurado no playoff, mas por não possuir vitórias na temporada, tem posição mais vulnerável que a do companheiro de Cacá Bueno – em caso de novo empate com Neto, perde a vaga na final. Essa matemática, portanto, torna Negrão, Bueno e MaurÁ­cio as peças mais importantes dessa primeira decisão.

“A posição do Ricardo, do Guto e do Popó é bastante interessante porque, além dos três disputarem a vaga entre si, terão a concorrência de outros seis pilotos que podem deixar a etapa de BrasÁ­lia entre os dez primeiros colocados na tabela”, acrescentou Fernando Parra, chefe da equipe Katalogo Racing. “Estamos no meio do fogo cruzado e precisaremos fazer um trabalho consistente para assegurar presença nos playoffs”, completou.

A equipe Katalogo Racing tem um bom retrospecto no anel externo do Autódromo de BrasÁ­lia. Prova disso é o ótimo desempenho obtido pelo então piloto da equipe no ano passado, Fabio Carreira. Na ocasião, ele fez sua melhor corrida na Stock Car e, mesmo parando nos boxes para a troca de um pneu furado, ganhou 27 posições ao longo de 43 voltas e terminou em nono. “Confio na competência da equipe e decisão é assim mesmo. Há uma tensão natural e uma grande expectativa sobre o que pode acontecer no fim de semana”, encerrou Ricardo MaurÁ­cio.