Xandinho Negrão volta a terminar entre os 10 melhores e confirma evolução da Medley.
O esperado frio intenso não veio, mas quem ressurgiu com força na Stock Car foi Ricardo MaurÁcio (RC). Ainda sem vencer na temporada, o atual campeão dominou os treinos livres da quarta etapa, realizados nesta sexta-feira em Santa Cruz do Sul. MaurÁcio liderou as duas sessões da tarde e fechou o dia com a melhor volta com a expressiva vantagem de cinco décimos sobre Cacá Bueno (Red Bull), segundo mais veloz no interior gaúcho. Outro destaque foi Xandinho Negrão, um dos estreantes do ano e que terminou com a 9ª posição, confirmando o crescimento da Medley – campeã de equipes e pilotos em 2008.
“Sempre me dei bem aqui desde a primeira corrida em 2005â€, afirmou MaurÁcio. “É uma pista desafiadora, que exige muita agressividade. Mas também tenho sorte de correr pela equipe que venceu as duas últimas provas nesta pistaâ€, lembrou. “Foi em Santa Cruz que assumi a liderança no ano passado. Espero que continue dando tudo certo agora tambémâ€, completou.
Xandinho Negrão voltou ao autódromo quatro anos depois de correr – e vencer – pela última vez no Brasil. Em 2005, em parceria com o Pai, Xandinho ganhou a etapa do Brasileiro de Endurance com o Audi TT DTM. A readaptação foi mais tranqüila que o esperado. Depois da sétima colocação na primeira parte dos ensaios, o campeão sul-americano de Fórmula 3 de 2004 ficou em 9º no geral. Mas acredita que o resultado poderia ter sido melhor.
“A segunda sessão acabou já no final da tarde e o sol estava baixo demais. Por isso, eu não enxergava nada no primeiro trecho. Fiz as duas primeiras curvas com a visibilidade comprometida e virei pior que na primeira sessãoâ€, explicou Xandinho. O comportamento do carro, de qualquer forma, aumentou as expectativas positiva de um bom resultado nas tomadas classificatórias deste sábado. “O carro vem evoluindo a cada prova. Aqui, por exemplo, a direção está bem melhor que nas corridas anterioresâ€, comparou.
A satisfação de Xandinho não foi compartilhada pelo companheiro de equipe. “Meu carro estava saindo demais de traseira, principalmente na curva do final da reta. No geral, o acerto não estava bomâ€, comentou o paranaense William Starostik, 20º na soma de tempos das duas sessões. Starostik lamentou ainda o tempo perdido logo no inÁcio das atividades, quando foi obrigado a permanecer nos boxes acompanhando os mecânicos trabalharem no reparo do sistema de direção.
Os carros voltam Á pista Á s 8h15 de amanhã para o terceiro e último treino livre. Divididas em três partes, as tomadas classificatórias para a formação do grid começarão Á s 11h40.