Stock: Na chuva, Marcos Gomes lidera testes em Interlagos

Mau tempo quase provoca cancelamento dos ensaios nesta quinta-feira.

Especialista no circuito onde conquistou as três vitórias de sua carreira na divisão principal, Marcos Gomes (Fulll Time) comandou a sessão única de testes de 30 minutos que abriu nesta quinta-feira em Interlagos a programação oficial da etapa de abertura da temporada 2010 da Stock Car. Com a pista molhada pelas fortes chuvas que caÁ­ram a partir do meio da tarde e quase provocaram o cancelamento das atividades, Gomes estabeleceu o tempo de 1min51s125 e deixou o atual campeão Cacá Bueno (Red Bull) com a segunda colocação, a quase quatro décimos de diferença.

Apesar das condições precárias do asfalto escorregadio, que oferecia o risco de aquaplanagem em plena reta, os treinos serviram para avaliar as modificações nos novos motores V8 depois das quebras dos testes coletivos do inÁ­cio do mês. “Andamos poucas voltas, mas não percebi nada de anormal. Aparentemente, os problemas foram resolvidos”, comentou Xandinho Negrão (Medley), que fechou a prática na 6ª colocação.

Os treinos foram interrompidos por duas bandeiras vermelhas. “Estava perigoso, mas não tinha jeito. Precisávamos andar para checar o funcionamento do carro e também porque pode continuar chovendo no final de semana”, justificou Xandinho. Seguindo a determinação do engenheiro Thiago Meneghel, o piloto campineiro treinou com cautela e avaliou o acerto para a pista molhada, sem qualquer preocupação com o cronÁ´metro. “O dia serviu mais para uma avaliação geral”, explicou Meneghel.

Os 34 carros retornam ao autódromo paulistano nesta sexta-feira. Serão duas sessões de treinos livres, com duração de 45 minutos cada, divididos em dois grupos de 17 carros. As tomadas classificatórias serão realizadas no sábado, com o mesmo formato do ano passado: três baterias e a pole definida entre os seis melhores pela média das três voltas mais rápidas. Domingo, com transmissão ao vivo da TV Globo, a largada será autorizada Á s 11 horas.

Os 10 melhores em Interlagos:

1 – Marcos Gomes (Peugeot), 1min51s125
2 – Cacá Bueno (Peugeot), a 0s387
3 – Antonio Jorge Neto (Peugeot), a 2s654
4 – Antonio Pizzonia (Chevrolet), a 2s976
5 – NonÁ´ Figueiredo (Chevrolet), a 3s404
6 – Xandinho Negrão (Chevrolet), a 3s879
7 – Daniel Serra (Peugeot), a 4s080
8 – Alceu Feldmann (Peugeot), a 5s086
9 – Duda Pamplona (Chevrolet), a 5s538
10 – Luciano Burti (Peugeot), a 6s064