Stock: Nova chicane em Interlagos divide pilotos da Stock Car

Pneus Goodyear estréiam e agradam nos primeiros testes do ano.

Criada para evitar a repetição de acidentes como o que matou o Raphael Sperafico no encerramento do calendário da Stock Car Light em 2007, a improvisada chicane da Curva do Café dividiu os pilotos que participaram da abertura dos testes de pré-temporada da Stock Car V8 nesta quarta-feira em Interlagos. A maioria elogiou os cuidados com a segurança adotados no circuito no rastro da tragédia que roubou a vida do paranaense, mas acredita que a chicane poderá passar por alterações para a primeira etapa do campeonato, marcada para 13 de abril.


De uma forma geral, o consenso é de desconsolo pelo seccionamento do traçado. “O ideal seria que o desenho permanecesse igual, mas entendo a preocupação com a questão da segurança, ainda mais depois de um episódio como aquele com o Raphael Sperafico. O problema é que há um ponto cego na aproximação. Está difÁ­cil de ver os pneus colocados no lado esquerdo”, afirmou Guto Negrão, que começou uma nova vida pela Vogel/Texaco depois de sete anos pela Equipe Medley.


Quarto colocado e melhor estreante do ano passado, Marcos Gomes elogiou a idéia de se reduzir a velocidade num ponto rápido e sem área de escape de Interlagos. “A chicane foi pensada em nome da segurança. E acredito que ela está cumprindo o seu papel. Agora, estamos passando por aquele ponto em segunda marcha e os tempos de volta subiram comparados com os do traçado antigo”, lembrou. Ricardo MaurÁ­cio, ganhador da abertura do campeonato em 2007, manifestou preocupação durante a corrida. “A chicane é estreita, exatamente para permitir a passagem de um carro por vez. Talvez seja complicado quando chegarem vários carros ao mesmo tempo”, observou MaurÁ­cio, de visual renovado – está usando barba ao estilo Nick Heidfeld, da BMW.


Os ensaios de hoje marcaram também o batismo dos pneus Goodyear, importados dos Estados Unidos no ano de estréia da empresa na Stock Car. Os compostos parecem ter caÁ­do nas graças dos pilotos. “A frente do carro, um problema crÁ´nico na última temporada, melhorou muito. Estes pneus devem ser um segundo mais rápidos que os anteriores e com desgaste menor”, elogiou Gomes. MaurÁ­cio também se disse satisfeito com o comportamento dos pneus. “Só notei uma tendência de desgaste maior dos pneus traseiros, mas nada que não possa ser corrigido com um acerto melhor.”