Campeonato Brasileiro de Turismo, que terá carros novos, modernos e design diferenciado, tem como objetivo formar pilotos para a Stock Car. Em 2012 categoria de acesso completou 20 temporadas de atividade.
A Stock Car, a principal competição de carros de Turismo do PaÁs, terá uma nova categoria de acesso. Sempre com o objetivo de preparar os pilotos da melhor forma possÁvel para disputar de igual para igual com grandes nomes do automobilismo nacional como Max Wilson, Ricardo MaurÁcio, Cacá Bueno, David Muffato entre outros campeões, e dando sequência Á Copa Montana, Stock Car V8 Light e Á pioneira Stock Car B, será iniciado em 2013 o Campeonato Brasileiro de Turismo.
Da categoria de acesso, que completou 20 temporadas consecutivas de bons serviços prestados ao automobilismo nacional, já saÁram grandes nomes como o pentacampeão Cacá Bueno, NonÁ´ Figueiredo, o piloto em atividade com o maior número de corridas na Stock Car, Thiago Camilo, duas vezes vencedor da Corrida do Milhão, além de promessas como Denis Navarro, Eduardo Leite e Galid Osman entre outros.
O novo carro, projetado pela JL, a mesma empresa que constrói os bólidos da Stock Car, tem estrutura tubular reforçada, é mais largo e com um nÁvel de segurança muito elevado. O motor também será V8, mas com cerca de 350 cavalos e transmissão sequencial de cinco velocidades. A carroceria terá design inovador, moderno e esportivo, os pneus serão Pirelli.
No ano de estreia da categoria de acesso uma dupla conquistou o tÁtulo. Em 1993, George Lemonias e Carlos Col garantiram o tÁtulo e depois os dois realizaram o sonho de correr na Stock Car. O último a se sagrar campeão foi Rafael Daniel, que ganhou em 2011 e 2012, e também já teve passagem pela Stock Car.
Calendário do Campeonato Brasileiro de Turismo
Depois de confirmar a competição de formação de pilotos Á Stock Car, aqui está o calendário do Brasileiro de Turismo, que terá oito rodadas junto com a principal categoria do automobilismo nacional.
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A corrida do Campeonato Brasileiro de Turismo em Goiânia depende da reforma a ser feita na pista da capital do Estado de Goiás.
28 de abril – Tarumã – RS
2 de junho – BrasÁlia – DF
16 de junho – Cascavel – PR
1º de setembro – BrasÁlia – DF
15 de setembro – Velopark – RS
20 de outubro – Curitiba – PR
10 de novembro – Goiânia – GO (alternativa)
15 de dezembro – Interlagos – SP