Stock: Nova e moderna categoria servirá de acesso Á  Stock Car

Campeonato Brasileiro de Turismo, que terá carros novos, modernos e design diferenciado, tem como objetivo formar pilotos para a Stock Car. Em 2012 categoria de acesso completou 20 temporadas de atividade.

A Stock Car, a principal competição de carros de Turismo do PaÁ­s, terá uma nova categoria de acesso. Sempre com o objetivo de preparar os pilotos da melhor forma possÁ­vel para disputar de igual para igual com grandes nomes do automobilismo nacional como Max Wilson, Ricardo MaurÁ­cio, Cacá Bueno, David Muffato entre outros campeões, e dando sequência Á  Copa Montana, Stock Car V8 Light e Á  pioneira Stock Car B, será iniciado em 2013 o Campeonato Brasileiro de Turismo.

Da categoria de acesso, que completou 20 temporadas consecutivas de bons serviços prestados ao automobilismo nacional, já saÁ­ram grandes nomes como o pentacampeão Cacá Bueno, NonÁ´ Figueiredo, o piloto em atividade com o maior número de corridas na Stock Car, Thiago Camilo, duas vezes vencedor da Corrida do Milhão, além de promessas como Denis Navarro, Eduardo Leite e Galid Osman entre outros.

O novo carro, projetado pela JL, a mesma empresa que constrói os bólidos da Stock Car, tem estrutura tubular reforçada, é mais largo e com um nÁ­vel de segurança muito elevado. O motor também será V8, mas com cerca de 350 cavalos e transmissão sequencial de cinco velocidades. A carroceria terá design inovador, moderno e esportivo, os pneus serão Pirelli.

No ano de estreia da categoria de acesso uma dupla conquistou o tÁ­tulo. Em 1993, George Lemonias e Carlos Col garantiram o tÁ­tulo e depois os dois realizaram o sonho de correr na Stock Car. O último a se sagrar campeão foi Rafael Daniel, que ganhou em 2011 e 2012, e também já teve passagem pela Stock Car.

Calendário do Campeonato Brasileiro de Turismo

Depois de confirmar a competição de formação de pilotos Á  Stock Car, aqui está o calendário do Brasileiro de Turismo, que terá oito rodadas junto com a principal categoria do automobilismo nacional.
Â

A corrida do Campeonato Brasileiro de Turismo em Goiânia depende da reforma a ser feita na pista da capital do Estado de Goiás.

28 de abril – Tarumã – RS
2 de junho – BrasÁ­lia – DF
16 de junho – Cascavel – PR
1º de setembro – BrasÁ­lia – DF
15 de setembro – Velopark – RS
20 de outubro – Curitiba – PR
10 de novembro – Goiânia – GO (alternativa)
15 de dezembro – Interlagos – SP